Treinamento a distância, vale a pena investir?

Treinamento a distância, vale a pena investir?

A tecnologia já é uma realidade e ela nos trouxe uma série de benefícios, entre eles a facilidade de adquirir conhecimento em qualquer lugar. O ensino à distância é um exemplo de benefício que tivemos na era tecnológica. Por meio dele, a capacitação profissional se tornou muito mais acessível.
 
Os cursos à distância possibilitam que as pessoas estudem nas horas vagas, além de terem um custo mais acessível do que os presenciais. É uma forma de capacitação mais democrática, e que está atraindo não apenas as pessoas físicas, como também as empresas que desejam capacitar seus colaboradores e oferecer oportunidades de crescimento aos seus funcionários.
 

Vantagens do Treinamento à Distância

 
Conheça as vantagens do treinamento à distância e entenda porque essa modalidade de ensino tem atraído tantas pessoas ao redor do mundo.
 

Flexibilidade de Horário

 
Uma das principais vantagens do ensino à distância é a flexibilidade de horário. Um curso presencial exige que toda a agenda do funcionário seja alterada para que ele consiga chegar a tempo para assistir às aulas. Além disso, a empresa tem que pagar horas extras se o tempo de trabalho mais o curso ultrapassarem a carga horária diária.
 
Já no caso do curso online, as aulas podem ser assistidas dentro da empresa, durante o horário de expediente. Cabe à empresa determinar como o treinamento será realizado e se as aulas serão assistidas em grupo ou individualmente.
 

Metodologias de Ensino Inovadoras

 
O ensino à distância conta com vários tipos de metodologia, as mais comuns são:
 
Videoconferência: Em que o professor está em contato ao vivo com os alunos, facilitando o processo para tirar dúvidas.
 
Videoaula: Os vídeos são gravados previamente e o aluno pode assistir quando e onde quiser, utilizando o computador, tablets ou celulares.
 
Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Também chamados apenas de AVA, são sites nos quais os alunos têm acesso para realizar atividades que vão desde assistir vídeos de aulas, tirar dúvidas com o professor, até fazer exercícios de fixação do que foi estudado.
 
Fóruns e Chats: Muitas instituições oferecem chats e fóruns aos seus alunos para que eles possam tirar dúvidas com o professor e trocar ideias e informações entre si. É algo bastante válido e faz com que a distância não seja um empecilho para o aprendizado.
 
Um curso à distância pode usar apenas uma ou várias das metodologias citadas. Depende da forma como a instituição contratada trabalha. Portanto, se a sua empresa tem preferência por determinada forma de ensino, é importante encontrar a escola que trabalhe dessa forma.
 

Redução de Custos

 
Realizar um treinamento de funcionários à distância é, além de muito mais prático, mais econômico para a empresa. As vantagens em relação à redução de custos incluem:
 
Hora Extra: Como dissemos, quando o curso é realizado fora do horário de trabalho, a empresa precisa pagar horas extras aos funcionários. No caso dos cursos online, o trabalhador pode assistir às aulas durante o expediente, cortando essa despesa.
 
Valor do Curso: Os cursos virtuais são bem mais baratos do que os presenciais, já que uma videoaula que foi gravada uma única vez pode ser reproduzida infinitas vezes para seus alunos. Enquanto um curso presencial tem a quantidade máxima de pessoas que cabem na sala.
 
Deslocamento: Como o funcionário não precisa se deslocar para assistir às aulas, a empresa economiza com o deslocamento, seja de ônibus ou outro transporte e, nos casos de ser em outra localidade, com despesas de alimentação e hotel.
 

Funcionários Mais Qualificados

 
Por ser uma modalidade mais prática e econômica de treinamento, a empresa pode investir mais em capacitar seus funcionários. Isso traz benefícios para todos, pois o empregado se sentirá mais motivado a se qualificar cada vez mais e inspirado a conquistar cargos mais importantes dentro da empresa, enquanto o empregador terá pessoal capacitado para chegar cada vez mais longe.
 

Interatividade

 
No treinamento à distância a interatividade é um ponto altamente positivo, pois os funcionários poderão tirar dúvidas facilmente enviando mensagens ou e-mails para os professores a qualquer momento. Além de ser mais prático, os alunos mais tímidos se sentirão mais à vontade do que estariam se tivessem que interromper a aula, em uma sala cheia para levantar suas questões. Essa interatividade torna o curso muito mais interessante e dinâmico.
 

Ritmo do Aluno

 
Os cursos online possibilitam que o aluno vá passando pelos módulos de acordo com seu ritmo. Caso fique alguma dúvida sobre determinado conteúdo, ele poderá assistir novamente a aula, além de ter mais facilidade para tirar dúvida com os professores. Isso evita que pessoas com maiores dificuldades de aprendizado se sintam inferiores e fiquem em desvantagens em relação aos outros.
 

Foco no Conteúdo

 
Uma sala de aula tradicional conta com distrações comuns, como conversa paralela, barulhos externos, entre outras. No curso à distância, o aluno irá assistir às aulas em frente ao computador, geralmente com fones de ouvido, isso faz com que ele mantenha o foco apenas nisso. Dessa forma, o aprendizado será muito mais eficiente.
 

Invista na Qualificação de Seus Colaboradores

 
Como se pode ver, os benefícios do treinamento à distância são muitos. Por isso, não deixe de oferecer oportunidades de qualificação para os seus funcionários. Sua empresa só tem a ganhar. Fica a dica!
 
Gostou de conhecer os benefícios de investir na qualificação dos seus colaboradores por meio de cursos à distância? Comente abaixo e aproveite e compartilhe este conteúdo empreendedor em suas redes sociais.