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Estratégias de Negócio

Como Divulgar um Produto?

Ter uma boa ideia de negócios é importante, contudo, de nada adianta se não houver conhecimento de como divulgar um produto com eficiência atingindo o seu público-alvo. Não importa quanto seu produto seja bom se não for conhecido pelas pessoas que podem ter interesse em comprá-lo. Além de divulgar é necessário aprender a como falar com a parcela de público que poderá fazer as conversões esperadas.

Dicas de Como Divulgar um Produto

Se você é empreendedor e está lançando um produto novo no mercado ou deseja potencializar os resultados de itens que já estão disponíveis há algum tempo no seu portfólio poderá utilizar as dicas que listei abaixo para divulgar com eficiência para os verdadeiramente interessados.

– Conheça detalhadamente quem é seu público-alvo

Um dos grandes erros que muitos empresários cometem é não definir o seu público-alvo, dificilmente um produto será tão plural que venderá para todo mundo. Sendo assim faça um estudo observando quem são as pessoas que já compram ou uma pesquisa prévia (no caso de lançamentos) para detectar os potenciais interessados. Esse cuidado é importante para saber a quem direcionar a comunicação da sua organização. Somente sabendo quem são as pessoas com quem se quer falar é possível encontrar a linguagem e o meio mais adequados.

– Saiba onde está seu público

Após determinar quem é o seu público-alvo chega o momento de pensar a respeito de onde ele está, isto é, através de que meios de comunicação ele será impactado. Empresas que trabalham com produtos direcionados a um público jovem que passa muitas horas nas redes sociais deve priorizar esse meio enquanto que para vender para pessoas que passam mais tempo conferindo seu e-mail devido a questões profissionais pode ser mais interessante usar o e-mail marketing. Pense em quantas vezes a sua companhia perdeu de efetivar uma venda simplesmente por apostar no meio de comunicação errado.

– Linguagem

Saber como falar com o público é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma estratégia de divulgação. A linguagem utilizada deve estar de acordo com o perfil das pessoas que se quer impactar e considerando se o produto em questão é procurado ou desejado para finalidades de entretenimento ou por necessidade. Vender um produto homeopático para reduzir o estresse é diferente de vender um videogame. O motivo que fará o indivíduo se interessar ou mesmo procurar a sua empresa deve ser considerado na hora de determinar como fará a divulgação.

– Crie uma base de divulgação digital

Atualmente, a produção de conteúdo para web aparece como uma das principais bases para que as empresas se tornem conhecidas do seu público e seus produtos melhor divulgados. Ter um blog ou um espaço dentro do site da companhia para compartilhar com os interessados diferentes tipos de conteúdos relacionados ao segmento de atuação pode ser uma forma efetiva de aumentar o alcance da sua marca. É importante ressaltar que os conteúdos compartilhados não devem ser focados em vender os produtos e sim em resolver dúvidas e contribuir para a formação daqueles que estão lendo.

– Programa de afiliados

Quando uma companhia tem dificuldades de converter as vendas de um determinado produto e não conta com muitos recursos para investir em marketing pode usar como solução a estratégia do programa de afiliados que consiste em pagar comissões para indivíduos que conseguirem realizar vendas por meio de suas divulgações. Assim somente se paga ao afiliado quando uma venda for realizada.

Normalmente os programas de afiliados funcionam com base na criação de URLs personalizadas, sendo uma para cada afiliado, permitindo a identificação a partir do link de quem o cliente chegou à página. Os afiliados podem ser blogueiros, donos de sites, pessoas influentes nas redes sociais entre outros. Vale ressaltar que não é necessário contratar os influenciadores digitais de maior sucesso da web para conseguir bons resultados, é essencial que sejam pessoas alinhadas com o perfil do seu público-alvo.

– Anúncios pagos em redes sociais

Quase todo mundo tem um perfil em pelo menos uma rede social, dessa forma a sua organização pode ter acesso a pessoas que podem se tornar consumidores em potencial. Contudo, é interessante fazer a segmentação dessas pessoas em públicos que sejam mais relevantes para a sua marca e empresa. A contratação de planos de anúncios pagos no Facebook e Instagram podem contribuir significativamente para o aumento das suas vendas independente de ter ou não loja virtual.

Se for adepto da venda online pode até mesmo aproveitar que o Facebook possui o F-Commerce (e-commerce do Facebook com página de loja virtual) e o Instagram tem um sistema que permite redirecionar para a loja virtual dos itens que aparecem nas fotos da rede social. As redes sociais têm uma função de divulgação puramente dita assim como de motor que levará a compra.

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