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Empreendedorismo

Como Empreender do Zero e Tirar uma Ideia do Papel?

Grandes nomes do mercado como Bill Gates e Warren Buffet tiveram que saber como empreender começando do zero para construir seus impérios. O segredo para se manter motivado é ter uma ideia que seja tão apaixonante que te dê forças para seguir em frente mesmo quando tudo estiver muito difícil. Traçar um plano pensando nas possíveis barreiras que podem ser colocadas no caminho é a forma mais prática de tirar o seu negócio do universo das ideias para o mundo real.

Dicas de como empreender começando do zero

Você tem uma ideia de empreendimento que te acompanha do momento em que acorda até a hora de dormir? Se você tem o desejo de ter um negócio para chamar de seu chegou o momento de dar início a uma lista de etapas para que ele possa se concretizar. Tudo precisa começar de algum ponto, abaixo listei dicas de como partir do zero rumo a consolidação da sua companhia.

1 – Conheça o mercado em que pretende entrar

Ao decidir abrir um negócio o empreendedor deve estar ciente de que está entrando num segmento de mercado em que já existem outras empresas, a concorrência. Para ter condições de traçar um plano assertivo de como se posicionar no mercado é indicado conhecer mais sobre as outras companhias entendendo onde elas acertam e quais as lacunas que deixam, pontos que o seu empreendimento pode resolver se consolidando.

Se o mercado estiver inchado não desanime, pois apenas significa que é uma área que tem apresentado bons resultados e que pode ter brechas para produtos/serviços que atendam a um público que ainda não esteja plenamente satisfeito. Tendo conhecimento a respeito do mercado em que se está entrando é mais fácil ter uma resposta positiva dos consumidores.

2 – Saiba quais são os requisitos para que sua empresa possa funcionar

Abrir uma empresa de acordo com as regras de formalização – um passo imprescindível a longo prazo – é um processo que exige alguns documentos e licenças em alguns casos. Cada tipo de negócio tem um conjunto de trâmites a serem realizados no que diz respeito ao seu registro nas esferas municipal, estadual e federal entre outros. Minha recomendação é que o empreendedor que está começando do zero conheça todos esses requisitos em detalhes para garantir que todos serão atendidos com assertividade.

3 – Tenha metas bem definidas

Para que não se torne tão abstrato o caminho a ser seguido ao abrir o seu negócio recomendo que o empresário defina metas de curto, médio e longo prazo. As metas devem ser pensadas para que em conjunto ajudem a levar a empresa para a meta principal, algo como atender a um número X de consumidores ou ter mais unidades em cinco ou dez anos, por exemplo.

Cada meta definida deverá contar com uma lista de etapas que devem ser concluídas para chegar ao resultado final. Isso facilita o cumprimento do que se estabeleceu para a sua organização. É básico ter um plano de ação e também um plano de negócios.

4 – Tenha um plano de marketing

Fazer com que sua organização chegue ao público-alvo é o que ajudará a consolidá-la no mercado. Os empreendedores que estão começando do zero bem provavelmente ainda não têm um orçamento tão elevado quanto seus concorrentes de maneira que é relevante pensar em estratégias alternativas. Com a difusão da internet, especialmente das redes sociais, se tornou relativamente mais fácil e barato apresentar e fixar uma marca.

Torne sua empresa relevante a partir de um posicionamento assertivo no segmento de mercado em que pretende atuar. Para isso concentre parte do seu tempo em desenvolver conteúdo e canais que ajudem sua companhia a chegar aos potenciais interessados. Ter um site é essencial, mas, além disso, você pode ter também fanpage, perfil no Instagram entre outros canais que ajudem a fazer com que sua marca seja reconhecida como uma autoridade em seu campo de atuação.

5 – Networking

Se você tem uma boa ideia de empreendimento, mas está iniciando do zero precisará pensar em estabelecer algumas parcerias e até mesmo encontrar fornecedores que possam oferecer condições que caibam dentro do seu orçamento. Fazer contatos é uma maneira de facilitar esse processo, tenha um cartão da sua marca para que possa entregá-lo para potenciais interessados e também para pessoas que possam funcionar como elementos estratégicos para a conquista do seu sucesso.

6 – Planejamento é bom, mas ação também importa

Saiba que há diversos casos de sucessos em potencial que não se concretizam pelo simples fato de que os empreendedores passam muito tempo planejando e se questionando ao invés de colocar a mão na massa. Planejar é essencial para que tudo dê certo, mas muito mais do que isso é importante partir para a ação efetiva, ou seja, a realização do seu negócio.

Você tem uma boa ideia de negócio e gostou desse conteúdo? Deixe seus comentários abaixo!

 

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