Como Estratégias de Inteligência Artificial Podem Beneficiar o Setor de Vendas

Para você inteligência artificial é um tema de filme de ficção científica? Se respondeu que sim saiba que está bastante defasado, pois essa tecnologia já é uma realidade para empresas de diferentes segmentos e representa um ganho significativo para o setor de vendas. As estratégias estão sendo colocadas em práticas por companhias de diferentes portes e pode ter resultados bastante impactantes.

Inteligência artificial: Conheça 6 estratégias para potencializar o setor de vendas

A presença da tecnologia de inteligência artificial tem contribuído para que companhias de diferentes segmentos aumentem as suas vendas significativamente. Para se ter uma ideia boa parte das empresas que investiu nesse tipo de recurso detectou aumento de atração e retenção dos consumidores.

Com o desenvolvimento gradual de novos recursos – devido à interação dos sistemas de IA com os seres humanos – se obteve ferramentas muito mais preparadas para entender os padrões dos usuários. A seguir listei algumas estratégias interessantes para aumentar o alcance do setor de vendas com esse recurso.

1 – Uso de Inteligência Artificial para previsão de demanda

Uma das estratégias mais interessantes de adotar com o auxílio da IA é poder fazer a previsão de demanda, isto é, o quanto de produtos será procurado pelos consumidores num determinado período. O papel da ferramenta é observar e aprender com o padrão de comportamento do consumidor.

A partir dessa detecção de compras é possível fazer um planejamento mais assertivo de reposição de itens. As fábricas conseguem reduzir o prejuízo produzindo de acordo com a procura e os pontos de venda também saem ganhando. A cadeia logística se torna mais fácil de esquematizar.

2 – Segurança para o pagamento online

Se tem algo que gera grande preocupação dos consumidores atualmente é o risco a que estão expostos ao realizar o pagamento das suas compras online. Ter a certeza de que não terão seus dados roubados por hackers faz com que mais pessoas tenham o desejo de comprar da sua loja virtual. Já existem ferramentas de Inteligência Artificial que fazem a detecção de novos tipos de vírus que surgem na web diariamente para ter como combatê-los. As vendas da companhia podem crescer exponencialmente com esse recurso.

3 – Remarketing

Uma das estratégias de vendas que pode ter um impacto significativo para o crescimento da demanda da sua organização é o que se chama de remarketing que consiste em apresentar produtos que os consumidores pesquisaram novamente. Basicamente um indivíduo que pesquisou um produto X sem tê-lo comprado o verá em anúncios dentro da interface do seu e-mail ou em sites em que navegue.

A ideia é fazer um reforço a respeito da existência do item para que o consumidor então tome a decisão de compra. Boa parte das pessoas que já cogitaram comprar da sua companhia pode ser ‘convencidas’ através do trabalho desse recurso tecnológico que atua como o ‘empurrãozinho’ que estava faltando.

4 – Estratégia de recomendação

Uma das premissas da Inteligência Artificial é aprender com o comportamento dos indivíduos que são monitorados por ela. Nesse contexto se cria a possibilidade de usar o recurso de recomendação, ou seja, traçar um perfil do consumidor e identificar qual será a sua próxima aquisição ou por quais outros itens poderá se interessar. Apresentar essa possibilidade para os consumidores pode ajudar na sua decisão de compra que poderia não ser tomada sem esse incentivo.

5 – Facilidade para o atendimento do cliente

Os algoritmos da Natural Language Processing (NLP) tornam mais fácil o atendimento dos consumidores que procuram a companhia. A ideia é simples, são criadas rotas rápidas para que as pessoas que precisam fazer o contato realizem o seu intento sem precisar passar por infindáveis menus. Consumidores que são bem atendidos tendem a voltar com mais frequência para comprar, os clientes querem facilidade para que possam contatar as marcas de que compram.

6 – Chatbot

Por falar em comunicação entre as empresas e os consumidores não posso deixar de citar a vantagem de contar com um chatbot, um sistema que interage com os indivíduos que acessam o site ou as redes sociais das marcas. A comunicação rápida e eficaz pode tornar mais fácil que os negócios se concretizem, antes dessa tecnologia muitos potenciais compradores desistiam da aquisição por achar muito difícil tirar eventuais dúvidas.

Uma resposta simples que pode ser dada pela Inteligência Artificial pode representar mais vendas. O mais interessante é que a ferramenta vai aprendendo com as interações com o público de maneira que vai adquirindo mais capacidade de responder questões complexas. A dica é usar o recurso com moderação para que a sua companhia não seja conhecida pelas respostas prontas. Em determinadas situações, ainda é necessário conversar com um funcionário.

Gostou dessas dicas de estratégias do uso de Inteligência Artificial para impulsionar o setor de vendas? Então compartilhe em suas redes sociais! 

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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