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Estratégias de Negócio

Como Fazer Cobrança Por Telefone?

Saber como fazer cobrança por telefone com assertividade é essencial para que as empresas obtenham resultados mais positivos em suas demandas sejam elas referentes a clientes ou fornecedores. A grande verdade é que em boa parte dos casos quem deve não está exatamente preocupado em quitar seu débito e pode se tornar estressante esse relacionamento entre a companhia cobradora e o devedor.

Dicas de Como Fazer Cobrança Por Telefone

Para quem chegou a esse artigo movido por dúvidas a respeito de como realizar uma cobrança assertiva dos seus devedores vou apresentar algumas dicas essenciais a seguir. Siga esses passos e o retorno de pagamentos será bem maior do que o esperado, tenha certeza!

– Preparação é fundamental

Os colaboradores que atuam na linha de frente fazendo as ligações para efetuar as cobranças devem ter o maior número de informações possível a respeito do cliente e das eventuais desculpas que ele pode dar para não quitar seus débitos. Ter respostas para combater as negativas do indivíduo do outro lado da linha é essencial para se aproximar mais do pagamento das dívidas. Quem realiza as cobranças deve ter em mente que quem deve tentará sempre se esquivar.

– Contra fatos não há argumentos

No momento da realização da ligação para a cobrança é importante ter todos os fatos claramente anotados para poder questionar a outra parte. Mantenha ao alcance dos olhos dados como o montante da dívida, condições de pagamento, quando se deu o descumprimento do acordo, vencimentos, faturas que se encontram em aberto, quais foram os produtos ou serviços adquiridos etc. É como sempre dizem, contra fatos não há argumentos, assim o seu cliente ficará mais ciente de que se trata de uma cobrança válida e que sua empresa tem todo o direito de insistir.

– Dialogue

Ligar e fazer questionamentos de respostas simples como ‘sim’ e ‘não’ não promoverá a aproximação com os devedores da sua organização. O mais importante é promover o diálogo aberto com essas pessoas, isto é, fazer perguntas com respostas mais abrangentes que tornem possível conhecer melhor os motivos pelos quais as dívidas não estão sendo pagas check this out ACFA-Cashflow.

A forma como se extrai as informações pode fazer toda a diferença pode ser que o atendente identifique uma brecha para fazer uma proposta irrecusável de quitação dos débitos. Nem todo devedor deixa de pagar suas dívidas porque quer, mas sim porque tem algum problema inesperado. Compreender isso ajudará a ter mais empatia para chegar a uma solução positiva para ambas as partes.

– Mantenha o controle sem deixar de ser simpático

Cobrar não é uma tarefa agradável, no entanto, é possível realizá-la com mais leveza e chances de obter resultados melhores durante a negociação. A postura ideal é aquela em que o cobrador se mantém sereno e com um tom animado para transmitir mais tranquilidade para quem está sendo cobrado. Porém, mesmo com uma postura mais pacífica de cobrança é necessário demonstrar quem está no comando da situação. Não perca o controle, esse é um ponto determinante para conseguir seu intento, o de receber a dívida. Não trate mal as pessoas que devem para a sua companhia.

– Cuidado com o confronto

Quem é incumbido da tarefa de ligar para o devedor da empresa para cobrá-lo deve a todo custo evitar uma situação de confronto. Ao mesmo tempo não se pode deixar manipular pelo devedor, é importante saber diferenciar o que realmente tem relevância e impacto no não-pagamento da dívida e o que está sendo usado somente como desculpa. Evite fazer julgamentos precipitados porque eles podem fazer com que haja um embate desnecessário com os devedores. Brigas não resolvem e ainda podem se voltar contra a sua organização, tenha isso em mente.

– Ofereça alternativas

O objetivo da sua empresa é receber o pagamento da dívida, com esse direcionamento cabe ao gestor oferecer todas as possibilidades necessárias. Por exemplo, se o devedor disser que não consegue quitar seu débito em apenas 10 vezes é possível flexibilizar o pagamento para 12 ou até 18 vezes, o que importa é receber.

Antes de fazer a ligação é importante fazer os cálculos para saber quanto de desconto se pode conceder em diferentes cenários, assim se o devedor não quiser aceitar a primeira proposta haverá uma segunda, terceira etc. No entanto, considere o quanto a companhia irá perder ao fazer essa negociação e o quanto está disposta a sacrificar nesse processo.

Contar com diferentes meios de recebimento também é importante, isso inclui cartões de crédito ou débito, dinheiro, cheque entre outros. Pense a respeito dessas possibilidades de pagamento e estabeleça um plano de ação para receber por meio de cada um deles dead or alive slot Tenha as respostas para eventuais perguntas que o devedor venha a fazer sobre as condições e as consequências de descumprir esse trato.

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