Como-fazer-um-atendimento-ao-cliente-de-forma-eficiente
Empreendedorismo

Como fazer um atendimento ao cliente de forma eficiente

No mundo globalizado e capitalista, marcado pelo livre mercado e forte concorrência, o nível de qualidade no atendimento ao cliente pode ser decisivo para o desenvolvimento ou estagnação de uma empresa.

Um bom atendimento vai além de ser bem educado. Da mesma maneira como ser honesto, tratar bem o consumidor não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer um que queira ter sucesso em sua empresa. Afinal, o atendimento é o principal viés de comunicação entre uma organização e seu cliente.

Além de que o cliente, também é gente e nas circunstâncias atuais em que as pessoas estão tão calculistas e frias, é importante resgatar valores de cuidado e empatia com o próximo.

Nesse texto abordarei os principais erros em relação ao atendimento e darei dicas de como deixar o consumidor satisfeito.

Principais erros no atendimento ao cliente

 

Um dos principais e talvez mais cometido erro seja o fato de não ouvir o consumidor. Aparentemente uma questão básica, entretanto muitos profissionais não passam para o cliente a segurança de que estão sendo ouvidos e compreendidos no momento do atendimento e interrompem diversas vezes.

Atente-se para esta dica: O cliente precisa ser ouvido! É necessário compreender que o atendimento ao cliente é uma relação como outra qualquer do dia a dia, além de que a percepção de que está sendo ouvido proporciona uma maior simpatia do cliente para com a empresa.

Um ponto importantíssimo é ajudar o cliente. O profissional, na maioria das vezes acaba “tirando o corpo fora e deixando o freguês à mercê”. Mesmo que você não seja a pessoa indicada para auxiliar no problema, procure ter uma conversa diplomática com o cliente, mostrando a ele que você se importa com seu bem estar. Em seguida, procure ajuda. Vá até seu superior explique a situação e procure caminhos para auxiliar o consumidor a chegar a uma resolução.

Outro fator é garantir a fidelidade de seus clientes. Para que isso ocorra, é necessário que os 2 primeiros pontos sejam colocados em prática e assim, você criará certa empatia com os mesmos, fazendo com que eles gostem de você, de sua empresa e de tudo que pode oferecer a ele.

É óbvio que nada surge do zero, então é preciso estudo, trabalho, prática e convicção de que dará certo. Sugiro que para isso você estude algumas empresas que são referência nessa área de bons atendimentos.

Empresas que se destacam no atendimento ao cliente

 

Talvez o maior exemplo seja a Zappos, empresa virtual, americana ligada à Amazon que vende calçados e uma infinidade de outros produtos. Essa organização presa pelo bem-estar de seus colaboradores e assim sendo, esses trabalham de maneira saudável, alcançando os consumidores de maneira mais eficaz.

Outras empresas que você pode buscar como exemplos, para estudar a área de bom atendimento e relacionamento com o cliente, são: Netflix, Disney, Apple, Coca Cola, Google e Go Pro. Elas te ajudarão ainda mais na maneira de lidar com seus consumidores. E seu negócio irá decolar, com certeza.

Conscientize-se de que o cliente gosta de ser bem tratado, com atenção e respeito. Estar disposto a atender suas necessidades e encontrar a melhor solução demonstra excelência e eficiência e é o reflexo de uma empresa preparada e que se importa com seus clientes.

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

Como-evitar-o-alto-custo-de-um-plano-de-sucessao-ruim
Empreendedorismo

Como evitar o alto custo de um plano de sucessão ruim

Hustler-voce-conhece-este-tipo-de-empreendedor
Empreendedorismo

Hustler: você conhece este tipo de empreendedor?

Humanizacao-empresarial-o-caminho-para-o-sucesso
Empreendedorismo

Humanização empresarial: o caminho para o sucesso

Planejamento-empresarial-dicas-para-o-sucesso-do-seu-negocio
Empreendedorismo

Planejamento empresarial: dicas para o sucesso do seu negócio