Como fazer uma análise de desempenho em sua empresa
A análise de desempenho de um empreendimento é uma das principais ferramentas no que diz respeito à gestão de pessoas, uma vez que permite o processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento do colaborador ao longo de um período de tempo, concedendo uma visão mais direta do gestor.
Evidentemente, essa análise de desempenho da empresa traz benefícios tanto para o profissional como também para as corporações. Para o colaborador essa análise oferece o feedback do seu desempenho e para as empresas viabiliza desenvolver os potenciais de cada funcionário, permitindo assim um crescimento nos resultados organizacionais.
Tipos de análise de desempenho
Avaliação da gerência/liderança
O trabalho em equipe reflete direta e indiretamente no líder do grupo. Com o apoio do RH (Recursos Humanos), pertence ao gestor preparar, acompanhar e controlar tudo o que acontece na área de trabalho, sendo responsável por uma frequente avaliação e comunicação dos resultados.
Todavia, essa avaliação de desempenho também deve ser aplicada inversamente, partindo dos colaboradores para o gestor. Desse modo a liderança também é avaliada, fornecendo uma noção de quais pontos precisam ser aprimorados pelo líder em sua performance de gerenciamento.
Avaliação de colaboradores
Primeiramente é interessante realizar uma autoavaliação individual, na qual cada profissional analisa seu próprio desenvolvimento, tendo parâmetros já combinados anteriormente como base.
A soma dos esforços é o que promove a obtenção de metas extraordinárias. Partindo desse pressuposto, após a avaliação individual vem a etapa em que a própria equipe se avalia tanto como um todo, como também cada um de seus membros. Definindo simultaneamente metas e objetivos a alcançar, além de esclarecer quais providências precisam ser tomadas para uma melhor produtividade.
Feedback da Análise de desempenho
Oferecer um feedback aos funcionários é essencial. Esse retorno promove mudanças positivas e significativas, levando a um desenvolvimento incessante da empresa, enquanto consequentemente se constrói uma relação de confiança e apoio mútuo.
Podemos categorizar o feedback como uma ferramenta utilizada para auxiliar no desenvolvimento eficaz de um profissional. Este leva em consideração tanto os pontos positivos quanto os pontos de melhoria.
Mas como funciona essa ferramenta de feedback?
O parecer positivo engloba os aspectos favoráveis do funcionário, seu comportamento, sua eficiência e seus resultados. Ao elogiar o colaborador, você demonstra que está atento ao seu trabalho e reconhece seu rendimento, motivando uma maior potência e produtividade. Já nos pontos de melhoria, é compreendido as questões que necessitam ser aperfeiçoadas, como por exemplo, alguma atitude inadequada que precisa ser revista.
Mesclando essas duas visões temos então o feedback construtivo que é a identificação dos acertos e erros, oferecendo uma solução para os problemas levantados e criando estratégias administrativas.
A análise de desempenho e o feedback de seus resultados contribui para o desenvolvimento de toda e qualquer empresa. Ter um ambiente seguro e que impulsione o crescimento reflete em uma organização produtiva e em constante evolução. É essencial estar atento às questões administrativas juntamente com o universo do funcionário, pois sem bons colaboradores nenhuma empresa vai pra frente.
Procure fazer uma análise em sua empresa, faça uma autoavaliação, avalie seus profissionais, reveja metas e objetivos, que com toda certeza após esse processo o seu negócio estará muito mais preparado para continuar atuando no mercado.