Como fazer uma análise de mercado?

O mundo evolui, se desenvolvendo a cada dia e com o mercado consumidor não é diferente. Para se criar uma nova empresa, ou para melhorias de uma organização já existente, é necessário que o empreendedor esteja atento quanto às novidades, acompanhando o fluxo de novas informações e tecnologias para se adaptar ao mercado, seja no oferecimento de produtos ou de serviços, para isso, ele pode lançar mão da ferramenta de análise de mercado.

O resultado disso é uma maior produtividade e um melhor atendimento às necessidades do consumidor, obtendo lucros e aumentando as suas chances de crescer nos negócios.

Mas o que fazer para estar a par de tudo isso e ter uma boa análise de mercado?

 

A análise de mercado é uma ferramenta fundamental na qual se faz a coleta dos mais diversos dados, abrangendo desde novas tecnologias, preços, público-alvo, até uma pesquisa sobre a possível, ou já existente, concorrência do seu empreendimento.

Existem algumas etapas nesse processo. Escolhi algumas delas, para apresentar para vocês.

Estude seu público-alvo

O pontapé inicial é estudar o seu cliente. Qual o público-alvo que você quer atingir? Quais são as necessidades desse consumidor e quais os seus gostos? Você precisa conhecer bem seu potencial cliente para poder atendê-lo da melhor forma.

Existem empresas especializadas em pesquisas que você pode contratar, ou você mesmo pode elaborar questionários estruturados e aplicar, além de fazer entrevistas. Coloquei abaixo 5 exemplos que podem guiá-lo na criação das perguntas:

  • Qual é seu público-alvo?
  • Quais as necessidades desse público?
  • Quais são os desejos?
  • Com que frequência adquirem o serviço/produto?
  • Onde costumam adquirir e qual o preço pago?

Concorrentes

Após ter estudado sobre seus potenciais clientes, é importante conhecer também um pouco sobre sua concorrência.

É essencial observar e acompanhar a movimentação do seu concorrente, pois dessa forma você terá a capacidade de pontuar as deficiências e as vantagens dele, podendo assim analisar os pontos fracos e fortes do seu negócio, além de aprender com os erros já cometidos pelas empresas que atuam no mesmo ramo que o seu.

Um bom recurso para essa etapa é fazer um quadro avaliativo no qual você comparará o seu negócio com os empreendimentos concorrentes. Depois de elaborar esse quadro é interessante se perguntar, com base nos dados de sua pesquisa, se a sua empresa possui um diferencial e se é possível competir no ramo desejado.

Preços e fornecedores

Agora que você já sabe tudo sobre seu público-alvo e sobre a concorrência, está na hora de você adaptar o seu capital. É indispensável um equilíbrio no orçamento do seu produto ou serviço, mesclando a média de preços pagos no mercado, a condição financeira do consumidor, quanto você precisa gastar e quanto de lucro receberá. Faça um quadro comparativo do que foi citado acima e adapte o seu empreendimento.

Na hora de buscar os fornecedores, no caso de sua empresa seguir o ramo de produtos, lembre sempre de verificar onde se localizam; quais os custos; como funciona o frete e quanto tempo para o produto chegar.

Tenha sempre uma média de três potenciais fornecedores e mantenha um bom relacionamento com todos independentemente de que trabalhe com apenas um. Quando você faz uma pesquisa de preços e/ou fornecedores, facilita muito a arrecadação de informações do que deseja adquirir e cresce significadamente as suas chances de tomar decisões mais acertadas.

Esses três importantes passos do processo de análise de mercado são fundamentais para que a sua empresa esteja sempre em ordem. Alinhe-se sempre à frente da concorrência, faça essa análise de mercado de períodos em períodos para estar sempre atualizado e veja seu empreendimento deslanchar no mercado consumidor.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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