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Estratégias de Negócio

Como Fazer uma Campanha Publicitária?

Quem tem experiência no mercado sabe que a máxima de que a propaganda é a alma do negócio está extremamente correta e, por isso, saber como fazer uma campanha publicitária de sucesso é fundamental para se consolidar no mercado. Quando se trabalha com estratégia e método no desenvolvimento da campanha, se compreende a razão pela qual estarmos falando de investimento e não de gasto. O retorno de uma boa campanha é capaz de se pagar mais de dez vezes.

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Como Fazer uma Campanha Publicitária

Uma campanha de publicidade pode ajudar a reduzir a dificuldade de conquista de um mercado cada vez mais competitivo. Todos os dias, novas companhias abrem as portas e se estabelecer e depois se manter na liderança desses setores é essencial. A seguir vou listar os principais passos para o desenvolvimento de uma campanha publicitária bem-sucedida.

Primeiro passo – Definição do público-alvo

Um dos principais erros que se cometem no desenvolvimento de uma campanha publicitária é não focá-la num público-alvo específico. Mesmo que a sua companhia trabalhe com um produto ou serviço popular, que atenda diferentes públicos, deve ter uma campanha publicitária voltada para uma fatia específica desse grande grupo.

Não há como impactar vários grupos distintos com uma mesma campanha e, na tentativa de fazer isso, a mensagem perde a sua força. Então, antes de partir para as ideias criativas, é essencial realizar um estudo de viabilidade buscando entender qual é o target mais interessante para impactar nesse momento, isto é, qual grupo de clientes ou potenciais clientes poderá oferecer um retorno mais significativo. em termos de crescimento empresarial e de vendas.

Segundo passo – Planejamento da campanha

Uma campanha publicitária é o resultado do trabalho de muitos profissionais de diferentes áreas e, por isso mesmo, a etapa do planejamento é tão essencial. Nessa fase, os gestores do projeto devem alinhar os objetivos e estratégias de negócio, marketing, design, entre outros. Devemos pensar que uma campanha publicitária é como um quebra-cabeça em que cada setor envolvido é uma peça que deverá se encaixar para contextualizar o todo, somente assim será possível impactar e conquistar o público-alvo.

Terceiro passo – Tenha objetivos e metas definidos

Após realizar o planejamento do trabalho da campanha com foco no público-alvo a ser impactado, se torna mais fácil traçar objetivos e metas. Fazer isso contribui para ter uma visão holística do projeto, compreendendo quais são os seus pontos fortes e quais são os possíveis pontos fracos que poderão ser melhorados durante a sua execução. Além disso, durante a execução do projeto, será possível verificar se os objetivos estão sendo alcançados, funciona como um checklist de eficiência.

Quarto passo – Defina a verba da campanha

Um dos segredos de como fazer uma campanha publicitária de sucesso está em saber como gerir o investimento no projeto. Dependendo do público-alvo e do alcance desejado, o investimento precisará ser relativamente alto, de maneira que é importante que o gestor estabeleça um teto máximo de gastos.

Contudo, é necessário que haja ciência de que, em determinadas situações, não será possível alcançar os resultados esperados fazendo um investimento aquém do especulado inicialmente. Tenha cautela para não comprometer a saúde financeira do seu negócio e nem investir pouco esperando um retorno que não virá.

Quinto passo – Contrate profissionais para o desenvolvimento das peças

A única questão a ser considerada em relação ao desenvolvimento das peças diz respeito a ter um setor de design/publicidade dentro da sua companhia ou contratar uma agência terceirizada. Para empresas que estão sempre tendo que desenvolver peças de design, como embalagens para novos produtos, manuais, entre outros, pode ser interessante criar um departamento interno que poderá se responsabilizar pelo desenvolvimento de campanhas publicitárias.

Se, por outro lado, a demanda criativa não é tão grande, compensa mais contratar uma agência. Jamais considere a possibilidade de deixar que amadores produzam as peças, pois quando a publicidade da sua organização tem qualidade visual baixa, faz com que as pessoas se questionem a respeito da qualidade dos seus produtos ou serviços.

Sexto passo – Distribuição da campanha

Tendo uma boa campanha produzida, chega o momento da veiculação para atingir o seu público-alvo. A definição da mídia mais pertinente deve ser feita na etapa de planejamento, pois o formato das peças criadas depende desse conhecimento prévio. Com o aumento da presença das redes sociais e da internet como um todo em nossas vidas, as mídias digitais têm ganhado grande impulso, sendo válida a sua consideração como meio principal.

Porém, as mídias tradicionais podem ser utilizadas com sucesso em alguns casos. Ter um profissional de mídia para auxiliar nessa escolha é interessante, uma vez que, além de conhecer os custos, se deve conhecer as peculiaridades de cada canal.

Sétimo passo – Mensure os resultados

Lembra que foi dito acima que era importante definir objetivos e metas? Então agora chegou o momento de verificar se eles foram alcançados no que diz respeito ao retorno financeiro. A mensuração do aumento das vendas ou do alcance de qualquer outro objetivo do seu negócio é importante para saber se o trabalho foi efetivo.

Com todos os passos listei acima é possível criar uma campanha publicitária impactante e perfeita para o atendimento dos desejos dos seus consumidores.

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