Como Manter a Calma no Trabalho?

Saber como manter a calma no trabalho é essencial para quem deseja crescer na carreira e conquistar um lugar de destaque dentro da empresa. A inteligência emocional é a base para ter um bom rendimento e relacionamento com os colegas, duas coisas que estão intimamente ligadas. Ser mais equilibrado emocionalmente não é algo tão complicado, com algumas mudanças de hábito é possível encontrar o ritmo adequado.

Dicas de como manter a calma no trabalho

Todos os dias estamos propensos a nos estressar com o ambiente que nos cerca no trabalho e é importante saber como desviar dessas situações com inteligência. A seguir listei algumas dicas de como se tornar uma pessoa mais equilibrada e livre do estresse que pode te impedir de entregar os resultados esperados.

– Não leve questões de trabalho para o lado pessoal

Provavelmente você já reclamou para alguém ou ouviu um amigo relatando o quanto os colegas de trabalho agem com deslealdade. Contudo, em boa parte dos casos as ações que motivaram o estresse não são desleais e são coisas corriqueiras de trabalho. É natural se sentir ofendido por questões que quando são reavaliadas nem têm tanta importância.

É aí que entra minha primeira dica, não leve os eventuais problemas com colegas para o lado pessoal. Saiba separar, com o máximo de racionalidade, o que faz parte do contexto corporativo e o que pode realmente ser uma implicância pessoal. Com esse reconhecimento você deverá partir para a segunda dica.

– Deixe no escritório os problemas de trabalho

Questões como um projeto que não está dando resultados ainda, discussões com colegas, salário abaixo do esperado ente outras devem ser mantidas dentro das paredes da companhia. Ao bater o seu cartão para ir embora deixe a sensação de peso e estresse no escritório.

No entanto, não deixe de buscar soluções para os problemas que o afligem, você pode conversar com as pessoas com quem não está se entendendo e investigar quais são as possibilidades de receber um aumento, por exemplo.

– Pergunte se vale mesmo a pena se estressar

Você está o tempo todo estressado por algum motivo diferente? Ao se dar conta de que está se aborrecendo por algo que não tem controle pergunte a si mesmo se vale a pena perder a tranquilidade e tempo com o problema.

Percebendo que a questão não tem tanta importância quanto parecia dirija sua energia para aquilo que pode resolver. Lembre-se que tem várias coisas que não podemos resolver imediatamente, mas que com paciência acabam se solucionando sozinhas.

– Tenha organização

Ser uma pessoa organizada contribui para se manter calmo no trabalho, afinal tem algo mais estressante do que precisar realizar uma longa lista de tarefas e não ter ideia de por onde começar por que todos os seus objetos estão desorganizados?

Quando falo sobre organização me refiro ao ambiente de trabalho, mas também a sua rotina de atividades. Tenha uma lista com as prioridades e com as questões secundárias permitindo organizar seu tempo. Mantendo um bom ritmo de produtividade dificilmente você se sentirá estressado.

– Respire fundo e tenha positividade

Se o trabalho já está um caos do que adianta ficar com pensamentos repletos de negatividade? Ter esses pensamentos não ajuda em nada a resolver, ao contrário só atrapalha porque te coloca numa situação de forte estresse.

A dica de ouro é respirar fundo e ser o mais positivo quanto possível. Um ‘truque’ para vencer esses momentos mais pesados é ter boas lembranças, aquele happy hour ou um tempo que você dedicou a si mesmo. Relaxe mesmo em situações que sejam adversas.

– Tenha empatia

Passamos parte do nosso tempo estressados com os outros porque não temos o hábito de observar as situações sob outros pontos de vista. Uma das palavras-chave para ter uma boa convivência e resultados positivos no trabalho é empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro compreendendo a sua forma de agir.

Pode ser que você não concorde com a maneira como um colega reagiu a uma determinada situação, mas se pensar na forma como ele se sente talvez compreenda os seus motivos. Antes de julgar e se irritar com as pessoas a sua volta reflita sobre como elas estão sendo afetadas.

– Tenha uma válvula de escape

Praticar atividades físicas como caminhadas, ler nos intervalos, manter um blog pessoal entre várias outras opções pode contribuir para que você se sinta mais leve e menos estressado no seu dia a dia. Escolha algo que ajude a te manter tranquilo e dedique algum tempo a isso, quando fazemos coisas para nós mesmos não estamos perdendo tempo e sim investindo em qualidade de vida.

Você tem dificuldades para manter a calma no trabalho? Aplique essas dicas na sua rotina e estabeleça um ritmo mais tranquilo. Ajude seus colegas compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por UfaBizPhoto – ID da foto stock livre de direitos: 717062845

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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