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Como Montar um Minimercado e Conquistar os Clientes

Se você tem pensado em investir no setor de varejo de alimentos deve ler mais a respeito de como montar um minimercado haja vista que os hábitos de compra dos consumidores têm passado por mudanças significativas nos últimos anos. Cada vez mais os consumidores têm dado preferência para fazer as suas compras do mês em lojas menores que oferecem preços mais em conta.

6 Dicas de como montar um minimercado e fidelizar a clientela

Abaixo listei dicas preciosas para quem deseja investir no segmento de minimercados, embora sejam negócios de menor porte têm condições de concorrer com os gigantes do setor como super e hipermercados.

1 – Entenda suas possibilidades de acordo com a localização

A localização do minimercado deve ser escolhida com atenção, pois o entorno do negócio terá grande influência no mix de produtos e público-alvo atingido. Por exemplo, uma loja situada num bairro de maior poder aquisitivo pode investir em produtos com mais valor agregado para atender as demandas dos moradores do entorno.

Já uma loja que esteja localizada num bairro com menor poder aquisitivo poderá focar sua estratégia em ter dias específicos com ofertas de carne e verduras. O ponto em que o minimercado irá funcionar dirá muito a respeito do que será comercializado no mesmo e qual estratégia de divulgação deverá ser adotada. É válido procurar por uma localização que atenda o seu desejo enquanto empresário.

2 – Bom relacionamento com a comunidade

Os minimercados são mercados que atendem a população do bairro e já que esse é o seu público-alvo nada melhor do que buscar formas de chamar atenção da comunidade de maneira positiva. Uma forma de estabelecer um vínculo com os moradores é contribuir com festas do bairro, seja com dinheiro ou produtos, assim como empregar residentes da região. A partir do momento em que seu minimercado for visto como parte da comunidade terá maior apoio popular e atrairá mais consumidores.

3 – Atendimento mais pessoal

Mesmo que seu minimercado consiga preços mais competitivos para esse ou aquele item dificilmente conseguirá ganhar os gigantes do setor em todos os produtos. Sendo assim, embora o preço seja relevante, é fundamental traçar outras estratégias como ter um atendimento mais pessoal em relação aos clientes.

Nesse tipo de estabelecimento as pessoas costumam ir com mais frequência sendo mais fácil para os atendentes reconhecê-las com o passar do tempo. Treine sua equipe para auxiliar os clientes a encontrar o que desejam e até mesmo lhes prestar consultoria sobre os itens. O atendimento pode ser o grande diferencial do seu negócio, a experiência positiva durante as compras poderá contribuir para que os clientes retornem diversas vezes sendo fidelizados.

4 – Identidade visual

Algumas pessoas confundem negócios de pequeno porte com negócios amadores, o fato de seu empreendimento ser um minimercado não significa que a comunicação visual não é relevante, exatamente ao contrário. A identidade visual composta pelo conjunto de cores, logo e fachada ajudará seus clientes a se lembrar do seu mercado na hora de fazer compras pontuais e até mesmo a compra do mês.

O visual de uma loja de mercado contribui para que os clientes associem ao ambiente limpeza, confiança e desejo de compra. Quanto mais bonito e eficiente for o design da loja e dos materiais produzidos pela mesma (como panfletos, jornais de ofertas e site) mais o cliente irá agregar valor a loja. Sendo assim vale a pena contratar um designer profissional para te ajudar nessa empreitada.

5 – Organização

Hoje em dia as pessoas não têm mais tempo para desperdiçar e quando se veem obrigadas a ir ao mercado querem sair o mais rápido possível de dentro da loja. Para tornar isso possível é fundamental que o dono do negócio tenha foco na organização e na manutenção da operacionalidade.

É essencial que o mercado esteja sempre bem limpo, mas também é crucial que a equipe de limpeza consiga esse resultado sem criar obstáculos para os clientes. Uma forma de tornar o seu minimercado mais atraente para as pessoas que o frequentam é pensar nele como um jogo de videogame em que o mais importante é contornar os obstáculos antes que eles cheguem aos clientes.

6 – Reconheça a importância da tecnologia

A tecnologia se tornou mais acessível nos últimos anos de maneira que até os pequenos empreendimentos podem se valer de alguns recursos para agilizar os seus processos. O uso de etiquetas eletrônicas e equipamentos para verificação de preço dentro das unidades pode fazer com que os clientes se sintam melhor assistidos durante a realização das suas compras.

Também é essencial que os empresários atentem para a importância das redes sociais criando perfis que possam ser usados para fornecer informações para os clientes permitindo que promoções eventuais cheguem ao conhecimento deles com facilidade. Na internet a sua loja pode ter o mesmo alcance dos gigantes do setor, não esqueça disso.

Gostou dessas dicas de como montar um minimercado e conquistar clientes? Deixe seus comentários!

 

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