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Como Utilizar o Marketing Promocional

O marketing promocional é ideal para aproximar as marcas do seu público de uma forma que crie mais valor para a imagem da empresa. Tornar um negócio mais conhecido e seus produtos ou serviços mais bem vistos no mercado é fundamental para se consolidar numa posição de destaque em relação aos concorrentes. Quando se tem conhecimento de uso assertivo desse tipo de estratégia é possível ter excelentes resultados.

O Que é Marketing Promocional?

O objetivo central do marketing promocional é fazer a comunicação da marca de maneira a aproximá-la do seu público-alvo, visando estimular a compra, interação e/ou fidelização. Dentro do escopo de ações dessa categoria de marketing está uma série de ações e estratégias promocionais que permitem a construção de um relacionamento com os integrantes do público-alvo.

Quando o cliente ou potencial cliente conhece melhor a companhia, passa a se sentir mais impelido a realizar compras. Algumas das ações promocionais atuam como lembretes a respeito da existência da companhia, gerando insights de compra ou a memorização da marca. De uma forma geral, as campanhas de marketing promocional têm grande impacto na criação de uma cartela de clientes.

Estratégias de Marketing Promocional – Como Utilizá-lo

Abaixo listei algumas ações estratégicas de marketing promocional para divulgar a sua marca com mais assertividade e presença diante do público-alvo.

1 – Distribuição de brindes

Quando o objetivo da empresa é fidelizar a sua marca em relação ao público-alvo, a distribuição de brindes é uma das ações mais efetivas. O ponto chave é saber escolher opções de brindes que sejam úteis e práticos no dia a dia. Dentre os principais tipos de brindes estão chaveiros, nécessaires, blocos de anotações, porta canetas, ímãs de geladeira, porta copos, entre outros.

Ofereça brindes de qualidade, pois lembre-se que os mesmos serão atrelados à sua marca e preste atenção para o alinhamento do item com os gostos do seu público-alvo. A verdade é que todo mundo gosta de sentir que foi lembrado e receber um presente, por isso essa ação promocional é excelente.

2 – Distribuição de amostras

Uma estratégia muito interessante para aumentar as vendas de um determinado produto. A premissa é simples, permita que o potencial cliente interaja com o item, descobrindo mais sobre suas qualidades e funcionalidades para criar o interesse na compra. Esse tipo de ação é bastante realizado dentro de supermercados, por exemplo, em que um demonstrador oferece degustação ou apresentação de um produto indicando que o mesmo se encontra a venda por um preço bem em conta.

Pode ser uma campanha adotada para promover uma nova linha da sua companhia também, amostras podem ser enviadas para o endereço dos clientes atuais com o objetivo de que eles saibam da disponibilidade desses itens experimentando-os. Basicamente, a ideia é que as pessoas se interessam em comprar produtos a que foram devidamente apresentadas.

3 – Programas de benefícios

Nos últimos anos, empresas de todos os portes investiram na criação de programas de benefícios que também podem ser chamados de programas de fidelidade. A mecânica é simples, as compras geram pontos que podem ser trocados por produtos da própria companhia, vantagens junto a parceiros ou acesso a experiências.

Os prêmios ficam a seu critério, contudo, fique atento para que eles sejam realmente vantajosos. O método de controle pode ser relativamente simples contando com um software de monitoramento de compras que informe os consumidores que atingiram o mínimo de pontos para ter vantagens.

4 – Blitz e abordagens com interação

Ações promocionais com interação costumam gerar memorização da marca a longo prazo, vivenciar experiências faz com que as pessoas recordem com mais facilidade de uma empresa. A sua companhia pode realizar desde uma blitz com distribuição de flyers de apresentação, até brincadeiras em que os participantes recebam brindes. Desenvolver ações em que o escopo esteja ligado ao que a sua marca oferece contribui para que os potenciais consumidores se lembrem dela.

5 – Campanhas de ofertas

Tentando tornar a sua marca mais conhecida e rodar o estoque? Então aposte numa ação de ofertas em que o consumidor recebe um desconto na compra de um segundo item, leva 4 e paga 3 ou receber brindes a partir de x reais. Escolha a mecânica promocional que estiver mais alinhada com o seu negócio e com as possibilidades financeiras. Lembre-se que é essencial não ter prejuízo com esse tipo de ação, normalmente não se tem uma margem ampla de lucros, mas também não se pode perder.

Tenha uma Estratégia e um Objetivo

Acima você pode conferir alguns dos principais exemplos de ações de marketing promocional, contudo, antes de sair realizando-as, identifique qual é a estratégia mais assertiva para o seu negócio. Faça uma análise financeira e coloque todos os custos da ação escolhida na ponta do lápis para ter certeza que ela se encaixa no orçamento disponível. Tenha também um objetivo que pode ser aumentar as vendas, melhorar a imagem do público-alvo em relação a sua marca entre outros.

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