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Como Vender Pelo Instagram?

Muitas empresas estão se dedicando a aprender como vender pelo Instagram, especialmente depois que a rede social de compartilhamento de imagens passou a contar com um recurso que permite adicionar informações e preço nas fotos com direcionamento para link de venda. Cada vez mais pessoas estão nas redes sociais e, dessa forma, é valioso aprender a utilizar esse recurso.

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Por Que Vender Pelo Instagram?

Criado em 2010, o Instagram é uma rede social que se tornou popular rapidamente e se consolidou como uma das mais utilizadas. A média mundial de usuários é de 800 milhões, sendo que 50 milhões estão no Brasil. Há um mercado gigantesco e com acesso a vários públicos diferentes. Antes mesmo da adição de recursos que facilitavam a venda pelo aplicativo, já era imprescindível que as marcas tivessem seus perfis.

O grande diferencial do Instagram é permitir estabelecer uma relação de vínculo, aproveitando recursos como o Stories e, ao mesmo tempo, deixar os produtos expostos numa vitrine virtual. A novidade que facilita a comercialização de produtos pela rede aparece como um novo trunfo da rede social que desde 2012 faz parte do grupo do Facebook.

Dicas de Como Vender Pelo Instagram

Embora tenha ficado mais fácil vender produtos pelo Instagram, preciso dizer que não se trata de uma loja virtual dentro do aplicativo, como acontece com o Facebook, por exemplo. O novo recurso torna possível que os usuários adicionem informações nas fotos dos produtos como seu preço, por exemplo. A ideia é que seja como uma marcação de perfis, mas de preços.

Ninguém mais vai ficar perdido procurando detalhes na legenda da foto ou nos comentários. No canto superior direito da imagem aparecerá a figura de uma sacolinha de compras em que o usuário clica e, então, pode conferir as informações a respeito do produto ainda dentro da rede social. O recurso ainda permite adicionar um link para redirecionar para a plataforma de vendas, que não tem relação com o Instagram.

Ressalto que o Instagram não tem nenhuma relação ou controle com a loja virtual em que serão realizadas as vendas dos produtos, bem como não recebe pagamento de comissões.

Como Habilitar o Recurso de Informações de Venda no Instagram

Essa é uma das principais dúvidas dos usuários que desejam utilizar a rede social para aumentar as vendas da sua loja virtual, então listei o passo a passo abaixo.

1 – Conta comercial

Para utilizar esse recurso, a sua conta deve do tipo comercial, então se ainda não fez a mudança, não perca tempo. De maneira geral, as contas desse tipo já podem usar o recurso automaticamente. Se não estiver disponível, atualize o aplicativo.

2 – Crie publicações com essa função

Para que ela comece a funcionar, é recomendado que sejam criadas pelo menos 9 publicações utilizando o recurso.

3 – Fotos únicas ou conjuntos

O recurso poderá ser utilizado tanto em fotos únicas como em carrossel de imagens, quando são postadas várias fotos no mesmo post. Você pode utilizar os dois recursos para apresentar os seus produtos e garantir a efetivação da venda.

4 – Verifique todos os detalhes

Nada pior do que ter acesso a um recurso interessante como esse e causar descontentamento nos usuários por erros. Antes de fazer as publicações, confira se todas as informações correspondem efetivamente aos produtos que estão retratados na imagem. Se você colocar um preço errado numa peça, não terá errata que fará os usuários esquecerem.

5 – Crie engajamento na rede social

Para que o Instagram realmente potencialize as vendas dos produtos da sua loja é essencial que o seu perfil gere engajamento, isto é, ações dos seguidores como curtir, comentar e compartilhar com amigos. Além de simplesmente postar fotos dos produtos, você deverá pensar em maneiras de tornar os posts mais dinâmicos, com legendas bem desenvolvidas, uso de hashtags com bom alcance e com o despertar de sentimentos positivos de quem passa pelo perfil da sua marca.

6 – Use e abuse do Stories

Um dos recursos mais interessantes adicionados ao Instagram nos últimos tempos pode ser de grande ajuda na hora de concretizar as vendas dos seus produtos. Essa ferramenta permite criar pequenos vídeos ou adicionar informações às fotos, com o objetivo de mostrar para os seguidores o que o dono do perfil está fazendo ao longo dia. É válido registrar as caixas dos produtos que serão colocadas no correio, a criação de uma nova peça para o portfólio da empresa, a visita de pessoas interessantes do segmento de atuação, entre outros.

O Novo Consumidor Está Conectado

Aprender a como vender pelo Instagram é primordial para as companhias que desejam se manter no mercado a longo prazo, pois a tendência é que os consumidores realizem cada vez compras pela internet. Cuidar bem das redes sociais, atualmente, significa nutrir e estabelecer relacionamentos com os usuários que são também consumidores.

Gostou de aprender como utilizar o recurso de venda pelo Instagram? Deixe seus comentários!

 

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