
Comportamento do consumidor: o que influencia a compra
No mundo globalizando onde tudo está conectado e a informação chega em questão de segundos, a sociedade está sujeita a esse fluxo de rapidez, estando também em constante mudança e adaptação. Essas mudanças podem ser de cunho social, econômico, político ou tecnológico. O fato é que, em reflexo disso, o comportamento do consumidor altera frequentemente, pois seus gostos e referenciais estão mudando a todo instante, além das características específicas de cada clientela.
Por conta de todo esse contexto, é superimportante o empreendedor estar atento ao comportamento do cliente, suas preferências e também entender quais fatores influenciam a compra.
Entenda tudo sobre o comportamento do consumidor
Existem diversos tipos de clientes e é importante estar disposto a identificá-los, para assim, melhor atendê-los.
Tipos de clientes
- Cliente decidido: Já pesquisou preços e concorrentes, geralmente já chega pronto pra fechar negócio, pois quer e tem conhecimento do produto/serviço.
- Cliente indeciso: Compara diversas opções e condições oferecidas. Está buscando informações que o façam decidir pela compra.
- Cliente confuso: Pouco decidido no que procura, mostrando dificuldade para escolher dentre as muitas opções.
- Cliente apressado: Consulta muitas vezes o relógio por estar agitado e impaciente.
- Cliente sem pressa: Não compra por impulso, pensando bastante antes de decidir. Geralmente são pessoas metódicas.
- Cliente comunicativo: Geralmente não adquire nenhum produto. Por ser muito comunicativo, busca principalmente estabelecer algum tipo de comunicação.
- Cliente não comunicativo: Está focado na compra e não quer saber muito de conversa.
- Cliente atento: Presta muita atenção em tudo o que o atendente diz e faz muitas perguntas.
- Cliente desatento: Dificilmente tem sua atenção retida por estar pensando em algum problema ou por estar acompanhado de alguma criança, por exemplo.
Fatores externos que influenciam
Pessoal
A vida é feita de diferentes ciclos e em cada ciclo as pessoas possuem gostos e/ou necessidades diferentes. São as opiniões e comportamentos diferentes de cada um que estão presentes em cada estágio de vivência. Ter conhecimento sobre as características do seu consumidor, tais como a idade, estado civil e identificar em qual estágio ele está, é essencial para um melhor atendimento que resulte na compra.
Cultural
Gosto musical, religião, alimentação e tantos outros itens formam a cultura de uma sociedade. A região geográfica e política, além das transformações culturais, podem interferir nas vendas, para mais ou para menos. Por isso é importante o empreendedor estar atento para entender as diversas culturas existentes em uma sociedade para saber a melhor maneira de divulgar seu produto/serviço.
Social
Grupos de família, amigos, colegas/profissionais e outros ambientes são referências para as pessoas. Dessa maneira, as pessoas agem de acordo com o grupo em que estão inseridas para seguir os “padrões”, ou seja, agem como todos para fazer parte da comunidade. Tudo isso mostra que é necessário avaliar o público-alvo, identificando seus gostos e valores, buscando compreender as necessidades do determinado grupo social look these up.
Através do acompanhamento e análise do comportamento dos consumidores, é possível descobrir quais ações não estão tendo resultado e especialmente encontrar caminhos para novas estratégias e campanhas de venda. Observar quais fatores influenciam o consumidor e as suas variáveis, torna a situação palpável de atrair e fidelizar clientes. Agora que você já conhece alguns dos tipos de clientes que pode encontrar e os meios que influenciam, não se esqueça de pesquisar e estudar a sua clientela para que dessa forma você possa criar estratégias para potencializar a sua empresa.