Se você dorme tarde deve ficar atento as reações do seu corpo

Se você dorme tarde deve ficar atento as reações do seu corpo

A sensação de que os dias estão mais curtos e de que não estamos fazendo tudo o que podemos para ser produtivos tem nos levado a dormir cada vez mais tarde. Mas, afinal será que dormir tarde faz mal e afeta o desempenho no dia seguinte? Provavelmente você já sabe qual é a resposta para essa questão na prática, quase todo mundo já virou uma noite trabalhando e precisou logo em seguida retornar ao seu posto.

Como dormir tarde faz mal?

Como mencionei acima certamente quem já precisou dormir mais tarde por ter passado do horário no escritório sabe que isso afeta e muito o seu desempenho no dia seguinte, porém, é interessante compreender porque isso acontece conhecendo os processos do cérebro humano. Cientistas que investigam a importância do nosso já concluíram que dormir bem e a quantidade certa de horas (lembrando que cada organismo tem a sua) é fundamental para que o cérebro seja mais saudável.

Indivíduos submetidos a processos de privação do sono seja por precisar virar as noites trabalhando ou mesmo por ter insônia têm chances muito mais altas de desenvolver problemas como déficits de memória, concentração e processamento cognitivo. Basicamente isso quer dizer que essas pessoas estão mais propensas a cometer erros mesmo em atividades corriqueiras do dia a dia. Vale dizer que acidentes dos mais variados estão ligados a dificuldade de funcionamento do cérebro.

A importância do sono de qualidade

Quem acha que basta dormir mais durante o final de semana para compensar noites mal dormidas durante os dias de trabalho está enganado. Pesquisas realizadas com o intuito de investigar a relevância do sono concluíram que as sinapses mais relevantes para o cérebro se dão enquanto se está dormindo. Dormir bem acarreta em ter melhor capacidade de memorização e aprendizado.

Exatamente nesse ponto que entra a forma como dormir tarde faz mal para o seu desempenho no trabalho e na vida pessoal. Passar as madrugadas no escritório ou adiantando um projeto em casa faz com que você durma menos horas e isso prejudica o descanso que seu cérebro necessita para se manter em plena atividade no dia seguinte. Outro fator que não pode ser ignorado é que mesmo quem consegue dormir bastante após virar a madrugada trabalhando tem sua qualidade de sono prejudicada haja vista que está dormindo num horário estranho para o seu cérebro, não adiante esse é um órgão de hábitos.

Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Agora que você já sabe que dormir mal prejudica a sua qualidade de sono e o seu desempenho profissional vai gostar das dicas que listei a seguir para te ajudar a dormir melhor.

– Respeite a quantidade de horas de sono que seu organismo precisa

Algumas pessoas se sentem renovadas dormindo apenas 6 horas por noite enquanto outras precisam de mais de 8. Sei que pode ser complicado alinhar as necessidades do seu organismo com as demandas do dia a dia, porém, é crucial para a sua saúde física e mental dormir o bastante para que seu cérebro se recupere do ritmo exaustivo do dia. Identifique a sua necessidade e respeite-a.

– Estabeleça uma rotina para as saídas noturnas

Se você é tipo de pessoa que começa o final de semana na quarta saindo com os amigos para um barzinho já deve ter identificado que no dia seguinte não está exatamente bem. O ideal é definir uma noite na semana para ficar até mais tarde, a sexta-feira é perfeita para quem não precisa bater ponto no sábado pela manhã. É bom poder ter um sono reparador após consumir bebidas alcóolicas e passar horas jogando conversa fora.

– Faça uma lista de prioridades para o dia seguinte

Para se sentir mais tranquilo em relação às pendências do trabalho adquira o hábito de listar as tarefas prioritárias do dia seguinte e assim poder deitar a sua cabeça no travesseiro sabendo que tudo está devidamente anotado. Muitas pessoas têm uma qualidade do sono ruim devido a ansiedade gerada por não ter um planejamento palpável e que pareça crível de ser realizado no dia seguinte.

– Saiba dizer não

Parte da rotina atribulada que as pessoas desenvolveram se deve ao fato de que elas não sabem dizer não para pedidos que atrasam as suas prioridades. Minha recomendação é que você comece a exercitar a sua possibilidade de recusar pedidos que te impeçam de manter sua lista de tarefas em dia. O mais importante é chegar ao final do dia sabendo que fez tudo o que precisava e mantendo um tempinho para descansar da sua rotina complicada.

– Relaxe

Ter um hobby ou dedicar um tempinho do seu dia para passar nas redes sociais é uma forma de relaxar o seu cérebro para dormir com mais facilidade. A recomendação fica por conta apenas de evitar a luz branca do celular ou outros equipamentos eletrônicos imediatamente antes de dormir.

Você tem o hábito de dormir tarde? Acredita que faz mal para o seu desempenho? Deixe seus comentários abaixo!

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