Desafios da Vida profissional - Dicas

Desafios da Vida profissional - Dicas

Enfrentar desafios da vida em seu dia a dia profissional contribui para aumentar o seu arcabouço de conhecimento e preparo para se posicionar diante de diferentes situações. Além disso, ter uma atitude positiva diante de momentos desafiadores contribui para aumentar a sua satisfação consigo mesmo. Há o desenvolvimento de maior autoconfiança e reconhecimento do seu poder interior.

Dicas de como enfrentar os desafios da vida profissional

Quando uma situação potencialmente difícil se apresenta em seu caminho no dia a dia de trabalho você responde de que maneira? Fica retraído e evita se colocar numa situação de embate? Saiba que agir assim não contribui em nada para o seu crescimento pessoal e profissional. A seguir listei 6 dicas de como enfrentar esses desafios com o máximo de assertividade.

1 – Trabalhe a sua autoestima

Responder aos desafios cotidianos demanda certa ousadia e muita confiança em sua própria capacidade. Para se sentir preparado para atender as demandas que eventualmente irão surgir é fundamental ter um olhar mais carinhoso em relação a si mesmo. Isso significa trabalhar a melhora da sua autoestima, ou seja, se ver como alguém com as habilidades necessárias para ser bem-sucedido.

Reconheça seus sucessos e o seu esforço em seu tornar cada vez melhor naquilo que se propõe a fazer. Lembre-se que ninguém chega ao universo profissional sabendo tudo, trata-se de uma construção diária com foco aprender com seus erros e replicar as atitudes de acerto.

2 – Invista em capacitação

Boa parte da sua confiança em ser capaz de realizar com assertividade os desafios depende de uma boa capacitação. Não fique estagnado, continue estudando, fazendo cursos de aperfeiçoamento para ter a oportunidade de ficar atualizado com as exigências do mercado. O conhecimento que você adquire permite criar respostas válidas para os potenciais desafios do seu cotidiano. Quando você sabe responder a pergunta que está sendo feita ou pelo menos tem um início de resposta fica mais tranquilo sobre se expor ao desconhecido.

3 – Aprenda o que é coragem

Muitas pessoas têm um conceito um tanto deturpado do que é coragem, acreditam que se trata de não ter medo de nada em nenhum momento. Na verdade a coragem não é ausência de medo, mas sim saber como vencê-lo. Por exemplo, uma pessoa que tem medo de altura pode vencer essa limitação para aproveitar a linda vista de um mirante. Subir no mirante é uma ação corajosa haja vista que há a presença do medo de altura.

O mesmo vale para a carreira profissional, pode ser que você tenha medo de dar um passo adiante para assumir mais responsabilidades e conquistar uma promoção, mas se não o fizer não será cogitado para ascender dentro da organização. Ainda que haja algum receio é fundamental prosseguir entregando o seu melhor. A frustração de nem ter tentado é algo muito ruim então faça o possível e o impossível para evitá-la.

4 – Esteja focado no presente

É bastante comum que as pessoas colocadas diante de uma meta comecem a projetar o futuro em que irão obter essa conquista deixando de prestar atenção ao presente. A melhor maneira de se manter pronto para qualquer desdobramento de um desafio é ficar atento ao que acontece a sua volta.

Obviamente pensar nos resultados é necessário, mas não é mais importante do que focar nas ações do agora. Uma boa dica é fragmentar o alcance das suas metas em pequenos objetivos que permitirão ter o resultado final. Assim você vai realizando esses objetivos olhando para o presente e sabendo o que lhe espera no futuro.

5 – Mantenha a sua motivação

O desejo de fazer mais e melhor para potencializar os resultados da sua carreira é crucial para impulsionar um número maior de conquistas. Usar o sistema de fragmentação de objetivos que mencionei acima é uma maneira de criar uma motivação constante, pois cada vez que você consegue realizar um item dessa lista de objetivos fica com mais vontade de continuar.

Quando perceber que está esmorecendo procure projetar os resultados que o aguardam no momento da jornada, aquele em se obtém a tão sonhada conquista. Crie fatores de motivação, pode ser feedbacks positivos do líder da equipe ou dos seus colegas, emplacar um projeto ou simplesmente aprender algo novo.

6 – Mensure as suas conquistas

Por fim para se tornar alguém mais preparado para enfrentar os desafios da vida profissional é ideal mensurar as suas conquistas obtidas ao longo do caminho. Estabeleça um período chave que pode ser bimestral, trimestral ou semestral para avaliar de que ponto você saiu e em que ponto chegou. Essa é uma maneira de perceber o quanto seu esforço vem dando certo.

Gostou dessas dicas de como enfrentar os desafios da vida profissional e ter mais chances de crescer na carreira? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários!

 

Copyright:   570593830  – https://www.shutterstock.com/pt/g/hofred