Conheça todos os pontos que compõe a pirâmide de Maslow

Conheça todos os pontos que compõe a pirâmide de Maslow

Todos nós, enquanto seres humanos, temos necessidades que precisam ser atendidas ao longo da vida. Queremos uma casa para morar, comida na mesa, roupas e sapatos que nos deixem confortáveis e façam com que nos sintamos melhor com a gente mesmo e assim por diante. Tudo isso é essencial para que encontremos a felicidade e a autorrealização necessárias para nos tornamos pessoas plenas e satisfeitas.

Pode parecer futilidade, mas essas “pequenas” coisas são fundamentais para que estejamos preparados para alcançarmos coisas ainda maiores ao longo da nossa existência. Nesse contexto, Abraham Maslow, psicólogo americano, criou a Hierarquia das Necessidades de Maslow, em que ele demonstra quais são os principais anseios básicos das pessoas durante a vida. E são estas necessidades que vamos esmiuçar para que você possa elaborar estratégias eficientes em seu negócio, com objetivo de entregar exatamente o que o seu cliente deseja.

A famosa Pirâmide

 
Enquanto empresário ou empreendedor, acredito que você já deve ter ouvido falar, em algum momento, que o ser humano tem necessidades básicas que precisam ser atendidas para que esteja pleno. E é exatamente por meio da Pirâmide das Necessidades que Maslow ilustrou sua teoria. Acredito que possa fazer você entender um pouco mais sobre si mesmo e sobre as pessoas ao seu redor, pois ela fala exatamente das coisas que todo ser humano deseja obter para se sentir mais realizado na vida. Mas, caso você ainda não saiba muito bem do que estou falando, vou explicar melhor.

Para que uma pessoa atinja a autorrelização, ela precisa percorrer um caminho, precisa se satisfazer em algumas áreas na vida, para então partir para as próximas etapas que deseja conquistar. O que Maslow fez foi hierarquizar estas necessidades e explicar como cada uma delas precisa ser atendida, para que nos sintamos motivados a alcançar o próximo nível.

Agora, conheça a Hierarquia de Maslow uma a uma e compreenda como você pode atender os anseios de seus clientes de forma assertiva.

Primeira necessidade – Fisiológica

 
Esta é a base da pirâmide e tem a ver com os elementos necessários para a sobrevivência de um indivíduo, como se alimentar, ter um lugar para morar, dormir, realizar suas necessidades fisiológicas, ter relações sexuais, entre outras.

Quando uma pessoa sente-se plenamente realizada nesta fase de sua vida, ela está pronta para iniciar a próxima etapa.

Segunda necessidade – Segurança

 
Todos nós queremos e precisamos nos sentir seguros, para podermos liberar todo o potencial produtivo que existe em nós, e é disso que a segunda necessidade trata. Ela fala da segurança de poder ir e vir nas ruas, sem nos preocuparmos com os riscos que estamos correndo; da segurança dentro de nossas próprias casas; ou mesmo de um negócio bem-sucedido que proporcione um retorno financeiro que garanta o nosso sustento.

Se, por algum momento em nossas vidas, não tivermos estas seguranças atendidas, não nos sentiremos motivados para dar o próximo passo.

Terceira necessidade – Amor/Relacionamento

 
Neste ponto, vamos falar sobre a necessidade que todo ser humano tem de se relacionar, de se sentir aceito e de pertencer ao meio para se motivar ainda mais em seu dia a dia. Podemos tomar como exemplo o cotidiano em casa ou no trabalho, quando temos problemas de relacionamento ou quando brigamos com alguém, aquilo esgota nossas energias de tal forma, que não conseguimos produzir plenamente ou mesmo tomar decisões importantes para o negócio.

Por isso, para nos sentirmos realizados, precisamos desenvolver um bom ciclo de amizades, bem como um relacionamento amoroso construtivo, pois, dessa maneira, não nos sentiremos isolados do todo que nos cerca.

Quarta necessidade – Estima

 
Reconhecimento. Qual ser humano não deseja ser reconhecido e valorizado pelos feitos que realiza ao longo de sua vida? Absolutamente todos nos sentimos plenamente satisfeitos quando reconhecem nossas habilidades, conhecimentos e capacidades, independentemente do grau de estima que cada um tenha. Isso potencializa a nossa autoestima e autoconfiança, e é o combustível necessário para prosseguirmos rumo à conquista de nossos objetivos e ter a confiança necessária para conduzir nossa empresa.

Quinta necessidade – Realização Pessoal

 
Chegamos ao topo, ao mais alto nível da Pirâmide, ao lugar aonde todos nós queremos e lutamos praticamente a vida inteira para estar e nos mantermos lá. Aqui, estamos falando de autoaceitação, autoconhecimento e autorrealização, necessários para continuarmos nos aprimorando enquanto seres humanos e empreendedores para ajudarmos as pessoas ao nosso redor a crescerem tanto quanto nós já crescemos e amadurecemos quando atingimos este ponto.

E agora, o que fazer?

 
Agora que você foi “bombardeado” com essa quantidade de novas informações, deve estar se perguntando: o que vou fazer com tudo isso? Calma, respira, não precisa se desesperar, porque eu estou aqui para ajudá-lo a entender melhor em que contexto vai aplicar todo esse conhecimento aos seus negócios.

Pode não parecer, mas tudo o que eu disse sobre a Pirâmide de Maslow vai auxiliá-lo na hora de compreender melhor as necessidades de seus clientes e colaboradores, pois ao passo que você entende o que todas as pessoas necessitam para se sentirem plenas e realizadas, você aplica isso ao seu negócio para desenvolver estratégias que esclareçam o que o seu público-alvo espera do produto ou serviço que você oferece.

Caso você queira desenvolver um novo produto, ou ainda nem tenha desenvolvido um, a Pirâmide vai ajudá-lo a fazer uma pesquisa de mercado, a gerar empatia com o seu consumidor, a fim de entender profundamente seus anseios, prioridades e motivações, que são elementos necessários no momento de entregar o que o seu cliente e  potencial cliente desejam.

Lembre-se: tudo isso é válido, não só para avaliar como os seus compradores agem e são motivados, mas também para encontrar mecanismos de motivação para você mesmo enquanto pessoa, empresário e empreendedor, bem como para seus colaboradores, peças fundamentais na conquista do sucesso do seu negócio.

Soluções como estas, vão contribuir, consideravelmente, para o crescimento da sua empresa, pois trazem conceitos fundamentais para que você possa elaborar estratégias eficientes para tornar sua marca bem-sucedida e competitiva no mercado.

Agora me conta: o que você achou destas dicas? Já conhecia este conceito que te apresentei hoje? Deixe o seu comentário com dúvidas e sugestões, que eu terei o prazer de trocar experiências com você.