Boa parte dos empreendedores de sucesso pensou em desistir de seus sonhos em algum momento, porém, encontraram motivação para seguir adiante. Quando pensar em desistir é interessante se lembrar e seguir exemplos de pessoas e negócios que atualmente são um grande sucesso. Chegar a uma posição de destaque no mercado não é algo simples, mas pode ser conquistado com insistência e determinação.

Quando pensar em desistir se inspire em que não esmoreceu

O exemplo é a melhor maneira de incentivar e motivar, pensando nisso listei dicas para quem está passando pelo dilema de continuar perseguindo seu sonho ou desistir de pessoas e negócios que persistiram até ser um grande sucesso.

– Errar é fundamental para chegar ao melhor resultado

Um exemplo que reforça essa frase é o de Heloisa Helena de Assis, mais conhecida como Zica, que junto com Leila Velez fundou o Instituto Beleza Natural. Zica tinha o desejo de contar com produtos específicos para cabelo cacheado e crespo, não encontrando essa variedade no mercado ela decidiu que criaria a sua própria fórmula. Contudo, Zica não tinha o conhecimento necessário, nessa época ela trabalhava como faxineira e empregada doméstica.

Essa não foi uma barreira intransponível para ela, com algumas pesquisas ela começou a trabalhar no desenvolvimento de uma fórmula para cuidar de cachos. Os primeiros resultados não foram nada perto de um sucesso, o irmão da futura empresária chegou a perder o cabelo nos testes. Porém, com muita persistência ela chegou a um resultado satisfatório. O desafio seguinte foi conseguir transformar essa ideia num empreendimento.

Com a ajuda de Leila Velez que desde cedo demonstrava talento para área comercial deu início a um verdadeiro império do segmento de beleza que inovou especialmente na forma como atendia as clientes. Mesmo quando parece que o mundo está contra a realização do seu sonho pelo fato de você não ter capital ou o conhecimento técnico necessário não desista.

– Ser inovador nem sempre é fácil, mas é necessário

Quando se fala em inovação é difícil não pensar em Steve Jobs, um dos nomes mais revolucionários do mundo da informática e dos negócios que nos ensinou lições valiosas. Desde cedo, Steve, sabia que queria trabalhar na área de tecnologia e enquanto aproveitava as oportunidades que a vida oferecia ia aumentando seu arcabouço de conhecimentos que permitiu que ele fundasse em 1976 a Apple que estava destinada a se tornar uma das mais poderosas companhias do mundo.

Porém, dificuldades de relacionamento fizeram com que Jobs fosse afastado do negócio do qual era co-fundador na década de 1980. Qualquer outra pessoa poderia se abater numa situação como essa, porém, não Steve Jobs que fundou outras duas organizações de impacto no mercado, a NeXT e a Pixar. No ano de 1997, Jobs, retornou ao cargo de CEO da Apple, um momento em que a marca passava por sérios problemas.

O foco em inovação e na eterna busca pela melhoria que se tornaram a marca de Jobs colocam a maçã novamente no topo. Essa história nos mostra que mesmo em situações adversas não devemos renegar as características que nos tornam únicos, persistir em algo que confiamos em algum momento trará frutos positivos.

– Persistência sempre

Quem assiste aos filmes da saga Harry Potter e Animais Fantásticos do universo de J.K. Rowling talvez não saiba que o livro do bruxinho que sobreviveu foi recusado por diversas editoras até ser aceito por uma empresa de pequeno porte. Os editores não conseguiam ver potencial de sucesso naquela história que se baseava num mundo mágico paralelo ao nosso.

Porém, assim que o primeiro livro foi publicado, em 1997, a escritora mostrou que sabia muito bem o que estava fazendo. O tempo decorrido entre a publicação e o enriquecimento de Rowling foi relativamente rápido, porém, antes de conseguir emplacar o seu trabalho ela sofreu para sustentar a sua família com benefícios sociais. Essa é a prova de que persistência faz toda a diferença para o sucesso.

– Há sempre oportunidades de crescimento para quem está disposto a trabalhar duro

Atualmente, a rede de lojas de varejo Magazine Luiza é uma das maiores do país, porém, poucos sabem que esse império foi construído em cima de uma empresa sólida, mas bem menor que foi deixada para Luiza Helena Trajano por sua tia. O Magazine Luiza original era uma loja de variedades que operava numa escala bem menor do que a dos dias de hoje.

Luiza Helena trabalhou na loja de sua tia desde muito jovem atendendo no balcão inicialmente. Em paralelo ela se preparou para assumir o posto de dirigente da companhia e quando chegou sua vez de comandar a organização investiu no seu crescimento e em oferecer diferenciais para os consumidores. Essa rede de lojas foi pioneira em ter uma loja virtual praticamente inaugurando o conceito no Brasil. Quem está disposto a trabalhar duro identifica boas oportunidades.

Quando pensar em desistir não esqueça desses exemplos, pois são inspirações para que você siga em frente!

Créditos da Imagem: Por Zenzen – ID do vetor stock livre de direitos: 577260430