Como lidar com a desorganização no dia a dia

Como lidar com a desorganização no dia a dia

Ter uma vida organizada é o primeiro passo para quem deseja conquistar mais sucesso e lucros com as suas atividades. Muitas pessoas perdem um tempo precioso diariamente simplesmente porque não contam com uma rotina predeterminada. A palavra rotina é estigmatizada como algo negativo, porém, ter uma sequência lógica de atividades a serem realizadas é o segredo para conseguir fazer tudo o que precisa.

Dicas de como ter uma vida organizada

A seguir listei dicas para quem deseja tornar a sua vida mais organizada e conseguir incluir em seu cotidiano um número maior de tarefas concluídas. Pode ser mais simples do que você imagina!

– Organize seu espaço de trabalho

Quando o espaço físico de trabalho está desorganizado é natural que tenhamos mais dificuldade para alinhar os pensamentos na direção correta do que precisa ser feito. A dica é determinar um dia da semana para dedicar meia hora a organização da sua mesa e ambiente, descarte os papéis que já não têm utilidade e cuide para que o mais importante esteja ao alcance das suas mãos.

– Guarde os objetos em lugares pré definidos

Tem algo que faça as pessoas perderem mais tempo do que ficar procurando objetos relevantes que não se tem ideia de onde foram guardados? A dica é ter um local predefinido para tudo que é essencial em sua rotina de trabalho. Você pode determinar que uma gaveta será apenas para os documentos, outra será para os itens de escritório mais utilizados cotidianamente etc.

Essa dica deve se estender para a área de trabalho do seu computador, tenha o hábito de fazer limpezas frequentes para não ficar com muitos arquivos acumulados assim como organize os conteúdos em pastas com nomes práticos.

– Liste suas tarefas do dia seguinte

À noite após ter concluído sua rotina de trabalho e com a sua casa faça uma lista do que precisará ser realizado no dia seguinte. Coloque nas primeiras posições dessa lista as tarefas prioritárias e depois as atividades que se não forem concluídas não prejudicarão o seu rendimento. Com essa lista será mais simples iniciar o dia, pois você saberá exatamente onde concentrar a sua energia.

– Encontre seu ritmo

Tão importante quanto fazer uma lista de tarefas para o dia seguinte é saber como funciona seu ritmo de trabalho, isto é, qual é o período do dia em que se rende mais. Algumas pessoas têm mais facilidade em trabalhar pela manhã enquanto outras somente engatam o ritmo desejado no final da tarde.

Ao detectar qual é o momento em que você consegue fazer mais coisas é possível concentrar as atividades mais trabalhosas nesse período. As tarefas mais simples podem ficar para os momentos em que o rendimento apresenta queda.

– Preze pela pontualidade

Tenha um compromisso consigo mesmo de realizar as atividades que estão na sua lista dentro de períodos de tempo predeterminados. Para que você não acabe se perdendo na desorganização que uma rotina atribulada pode criar recomendo que adote esquemas com adesivos ou alarmes que te mantenham alerta para as tarefas que ainda não foram realizadas. Ser pontual consigo mesmo é uma maneira de conquistar um estilo de vida mais regrado.

– Não deixe para depois o que pode ser feito agora

O cérebro tem algumas estratégias para fugir daquilo que ele acredita ser muito desgastante ou complicado. Quando você tem a impressão de que um projeto será complexo tende a procrastinar mais, recomendo que pare de encarar o trabalho como algo impossível de ser concluído. Não deixe para fazer depois o que pode fazer agora mesmo.

– Vença a ansiedade

Para conquistar uma vida organizada em que se tenha mais sucesso e lucros é fundamental vencer a ansiedade. Esse já é considerado um dos males do novo século, a possibilidade de fazer mais coisas ao mesmo tempo tem se refletido de maneira negativa em muitas pessoas. Quantas vezes você já ficou paralisado por ter um número significativo de tarefas para realizar e não conseguir fazer nenhuma? Com organização é possível melhorar esse ritmo e ter um rendimento mais positivo.

– Ofereça recompensas a si mesmo

Muitas vezes não conseguimos manter o ritmo de organização porque temos em nosso cotidiano uma série de distrações como as redes sociais ou interações com os colegas de escritório. Pode ser muito tentador fazer pausas para assistir a vídeos divertidos ou tomar um cafezinho fora de hora.

Para reduzir essas tentações sugiro que pense em recompensas, ou seja, prêmios que você oferecerá a si mesmo ao ter concluído todas as tarefas importantes. Se você conseguir concluir tudo o que estava em sua lista antes do esperado poderá assistir uma série ou então relaxar ouvindo uma música.

Ter uma vida mais organizada não precisa ser tão difícil quanto parece, você só precisa aprender a externar a organização para o ambiente físico e para as suas atitudes. Gostou dessas dicas? Compartilhe em suas redes sociais com os seus amigos!

Créditos da Imagem: Por thodonal88 – ID da foto stock livre de direitos: 697159354