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Estratégias de Negócio

Comunicação Corporativa Depende do Tamanho de Sua Empresa

Como empresário eu sempre penso sobre a melhor forma de comunicar o propósito do meu negócio aos clientes e meus objetivos e ideias àqueles que trabalham comigo. Ao conviver com outros empreendedores identifico esse mesmo anseio. É um grande desafio repassar tudo aquilo que planejamos para nossa empresa, mas é extremamente necessário para que ela cresça. Ainda bem que existe a comunicação corporativa para nos dar uma força nisso.
 
A comunicação corporativa é eficiente ferramenta para a vinculação da cultura organizacional ao seu público interno e externo. Para explicar a sua importância, vamos pensar no que diferencia os seres humanos dos outros animais. Você muito provavelmente responderá que nós raciocinamos, mas o fato é que nosso diferencial é a capacidade de organizar os pensamentos e transformá-los em comunicação, ou seja, usarmos nossa consciência. O que isso tem a ver com o mundo corporativo? É que as empresas somente funcionam se todos os seus setores estiverem de acordo com o propósito pelo qual existem e a comunicação é o que faz isso acontecer.
 
Quando empreendemos, começamos um negócio do zero, sabemos muito bem de onde viemos e para onde queremos ir. No entanto, quando a empresa começa a crescer, precisamos contar com outras pessoas. Elas praticamente pegam o bonde andando, acabam desempenhando as suas atividades sem ter muito contato com aquilo que motivou a criação da empresa.
 
O mesmo acontece com os clientes: muitos não procuram saber a história de uma empresa. Se ela não propagar os seus objetivos, não usufruirá de boa visibilidade no mercado. A comunicação corporativa, nesse sentido, é essencial para transmitir essa essência. Ela está, portanto, entre a visão e execução.
 

Um tipo de comunicação corporativa para cada empresa

 
Publicidade nas mais diferentes mídias, marketing digital, assessoria de imprensa, comunicação interna, são muitas as formas de praticar comunicação corporativa. Qual é a melhor para a sua empresa? Se você é micro ou pequeno empresário, é bem provável que esteja pensando que nenhuma dessas ferramentas se enquadra em sua organização. Melhor mudar seus conceitos!
 
A comunicação corporativa é sim muito eficaz para empresas de diferentes portes, inclusive para as MPEs. Mas o que fará a diferença aqui é escolher entre tantas estratégias a mais assertiva para atingir o seu público-alvo. Essa definição evitará gastos desnecessários e contribuirá para obter os resultados esperados.
 
Diante disso, como investir em comunicação corporativa sem erro? Aconselho a analisar o seu negócio como um todo considerando dois pontos principais: 1) O que deseja comunicar? 2) Para quem deseja comunicar? Depois de responder a essas questões, é importante definir o orçamento disponível para esse tipo de investimento. Com isso, você poderá levantar quais são as ferramentas de comunicação que pode utilizar e entre elas, as que melhor atingem o público em foco.
 
Abaixo, selecionei algumas das ferramentas de comunicação corporativa ainda mais efetivas para os donos das pequenas e médias empresas.
 

Assessoria de Imprensa

 
Essa ferramenta da comunicação corporativa é eficaz para conversar principalmente com seu público externo. Ela ajuda a expor sua empresa perante o mercado, e, como consequência, constrói sua imagem e reputação. Como faz isso? Colocando a sua organização na imprensa! O papel do assessor de imprensa é apresentar seu negócio como pautas (assuntos interessantes) para jornalistas do mesmo segmento de atuação. Dessa forma, você pode aparecer-nos mais diversos canais de comunicação e aumentar a sua visibilidade. Além de todas essas vantagens, o investimento é bem menor do que outras opções.
 

Blog corporativo

 
Parte do marketing digital, o blog corporativo é muito eficaz para gerar leads, ou seja, atrair potenciais clientes ao site de sua empresa. Manter essa ferramenta exige baixo custo, por outro lado, demanda muita dedicação para produção de conteúdo relevante que permita as pessoas encontrá-lo com facilidade. Isso, inclusive, poderá contribuir para você se tornar especialista no seu ramo de atuação.
 

Redes sociais

 
E por falar sobre marketing digital, estar presente nas redes sociais é ir de encontro aos seus clientes e atrair outros. De maneira simples e rápida, você consegue divulgar seu trabalho com muito mais dinamismo e se relacionar com seus seguidores. Mas antes de criar a página de sua empresa é importante saber como se comunicar com seu público-alvo e definir uma estratégia que seja efetiva. Além disso, essa ferramenta fica ainda mais eficaz como complemento de um bom site ou outro canal de notícias, como o próprio blog corporativo. Isso ajuda a direcionar as pessoas para seu negócio e ainda oferecer conteúdos relevantes. Para que tudo isso produza resultados positivos, recomendo contar com um profissional especializado nessa atividade.
 

Comunicação interna

 
Como disse anteriormente, comunicar a essência do seu negócio aos seus principais parceiros é fundamental. Estou falando de manter um relacionamento com seus colaboradores. A comunicação interna funciona como ferramenta para engajá-los, de modo que se sintam efetivamente partes da empresa. Ela pode ser feita por meio de informativos, jornais de divulgação interna, intranet e e-mail marketing, entre outras opções. O conteúdo desses materiais precisa estar relacionado aos acontecimentos da organização, com destaque para os funcionários que têm participação importante em cada um deles.
 
Além dessas, ainda existem diversas outras estratégias de comunicação corporativa. Como deu para perceber, muitas delas são acessíveis para as pequenas e médias empresas e eficazes ao mesmo tempo. Analise cada uma delas, verifique qual está dentro de seu orçamento e comece hoje mesmo a divulgar seu negócio.
 
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