Conheça o Mercado de Clubes de Assinatura e Ideias Para Fazer Parte Dele

Certamente você conhece um ou mais negócios que seguem o modelo de clubes de assinatura e que estão fazendo muito sucesso no mercado atualmente. A fórmula da entrega de caixas ou kits de produtos semanal, mensal ou trimestralmente está sendo aplicada a variados setores que vão desde o de livros até o de cervejas. Além de ser uma opção mais econômica de maneira geral para os consumidores se mostra mais instigante pela potencial surpresa ao receber os itens selecionados.

Mercado de clubes de assinatura: 6 Ideias para fazer parte dele

A mecânica dos clubes de assinatura é bastante simples de entender, os consumidores efetuam o pagamento de valores fixos para cada entrega de produtos. Na caixa que recebem em casa os clientes encontram produtos selecionados que podem ter até algum grau de personalização de acordo com dados pessoais informados ao site de assinatura.

Alguns clubes baseiam a sua atuação na surpresa do que irá dentro da caixinha e outros têm como carro-chefe produtos em versões de teste, novidades do mercado. A seguir listei algumas dicas para quem deseja entrar nesse mercado em ascensão com chances de conquistar o sucesso.

1 – Clube de assinatura de camisetas

Uma ideia de clube de assinatura que ainda não tem no Brasil e que pode ser uma aposta interessante se observamos o volume de vendas de camisetas com frases divertidas e memes. Se não quiser apostar na confecção de camisetas que sigam as tendências da internet você pode criar um clube de assinaturas de camisetas com inspiração no universo musical ou qualquer outro viés. O que importa é fazer com que o público em potencial se interesse em assinar um plano em que receba camisetas novas de tempos em tempos.

2 – Clube de assinatura de produtos para cuidados com a barba

Os homens que ostentam barbas fartas o fazem com grande orgulho, mas sabem o quanto pesa no bolso adquirir os produtos necessários para manter os pelos macios e em dia. Então por que não oferecer uma opção de clube de assinatura em que sejam enviados itens para deixar a barba sempre perfeita e com uma relação custo e benefício que faça a diferença no bolso?

Para o segmento de cosméticos é válido fazer parcerias com algumas marcas para conseguir versões em miniatura. Um bom argumento de negociação é que os clientes podem se convencer a comprar mais itens da marca se gostarem do teste.

3 – Clube de assinatura de livros por temas específicos

Já existem alguns clubes de assinatura de livros no mercado, no entanto, para quem deseja trabalhar com esse produto a dica é apostar em temáticas específicas como a de terror, por exemplo. Já pensou que divertido criar caixinhas com livros clássicos ou atuais de terror para surpreender até os mais ávidos leitores do gênero?

Outro mercado literário que está em franca expansão é o de livros espíritas, há uma grande variedade de autores e interessados no tema. Pensar em brindes para enviar junto com os livros – algo que quase todos os clubes já fazem – é uma boa aposta. A dica é fazer uma pesquisa de mercado para saber quais os formatos de clube que podem dar mais certo na sua região.

4 – Clube de assinatura de chá e/ou café

O paladar pode ser responsável por uma viagem ao redor do mundo, se você se interessa pelo mercado de chás e cafés pode criar um clube de assinatura focado nesses itens. A proposta pode ganhar mais valor agregado se contar com a seleção de produtos de diferentes pontos do planeta. Considere que a embalagem de entrega desses produtos também deve ser diferenciada, a sofisticação é a tônica desse tipo de clube.

5 – Clube de assinatura de produtos religiosos

O Brasil é um país que possui diversas religiões e pode ser interessante criar clubes de assinatura de artigos religiosos. No exterior já existem empresas com essa proposta e que fazem muito sucesso. Para não ter problemas com o seu público recomendo que você baseia sua atuação numa religião específico e que preferencialmente esteja abarcada nas suas crenças. Lembre-se que esse é um setor de atuação que pode ser um pouco complexo, mas também recompensador.

6 – Clube de assinatura de materiais de desenho

Muitas pessoas desenham profissionalmente ou por hobby, já pensou como seria legal ter um clube em que elas pudessem fazer uma assinatura e receber amostras das novidades do mercado de canetas, aquarelas, cadernos, papéis entre outros? Um negócio em que se pode estabelecer diversas parcerias. Para atender a um público mais diversificado seu clube pode ter planos de assinatura básicos com itens mais simples e clubes de assinatura premium com produtos de maior valor agregado.

O que você achou do mercado de clubes de assinatura? Você abriria uma empresa com esse formato? 

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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