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Consultor de Marketing Digital – Por Que Você Necessita de Um?

A hiperconectividade mudou o estilo de vida das pessoas e consequentemente refletiu na forma como os consumidores tomam suas decisões. Contar com o auxílio de um consultor de marketing digital é essencial nesse momento em que vivemos a transição do foco midiático televisivo para o online. O encontro das marcas com seus consumidores acontece de uma forma completamente distinta de como era há poucos anos, quem não se adapta acaba perdendo seu espaço.

O Que Faz o Consultor de Marketing Digital?

Boa parte dos consumidores faz as suas compras através da internet, com escassez de tempo e em busca de mais conforto muitos indivíduos trocam a experiência sensorial da compra em ambiente físico pelos poucos cliques de sites ou aplicativos. A tendência é que o número de vendas online cresça exponencialmente nos próximos anos devido em particular a evolução e consolidação de sistemas de compra e venda em dispositivos móveis.

Nesse contexto o papel do profissional que presta consultoria de marketing digital é orientar empresas de segmentos distintos sobre as melhores estratégias a serem adotadas para o posicionamento dos seus negócios online. Não basta ter uma loja virtual bonita é essencial que a marca saiba estabelecer uma comunicação assertiva com o seu público. É na internet que as pessoas tomam as suas principais decisões de compra e por isso as companhias devem saber como conquistá-las nesse ambiente.

Por Que Contratar um Consultor de Marketing Digital?

A partir do entendimento da relevância do posicionamento correto no ambiente online já se tem a resposta para essa questão, porém, posso ir mais além e citar os principais benefícios de contar com esse tipo de assessoria. Os tópicos a seguir te ajudarão a entender o que pode esperar desse profissional.

– Diagnóstico de problemas

Inicialmente o consultor de marketing digital deve fazer uma análise criteriosa das ferramentas digitais que a companhia já utiliza detectando onde estão seus problemas e principais dificuldades de contato com o público-alvo. O consultor deverá se inteirar dos recursos que a organização possui como site, blog, redes sociais entre outros. Com essa primeira avaliação o profissional já oferece algumas soluções que podem ser facilmente implementadas resolvendo parte das demandas.

Ressalto que além da questão comunicativa é necessário que o consultor se preocupe em conferir como estão as questões técnicas referentes a operacionalidade dos sistemas utilizados pela companhia. Tem muitos casos em que se perde a possibilidade de direcionar corretamente a imagem de uma marca no ambiente virtual simplesmente pelo mau funcionamento das ferramentas.

– Elaboração de um planejamento consistente

Cabe ao consultor de marketing digital a tarefa de elaborar um planejamento consistente que leve em consideração às necessidades e possibilidades da organização. Nesse planejamento é essencial que sejam estabelecidas metas que possam ser alcançadas e que estejam condizentes com o posicionamento buscado pela marca.

Nesse planejamento deverá constar ainda o quanto deverá ser investido de tempo e de recursos para alcançar o resultado esperado. É importante que esse planejamento conceda para a companhia a possibilidade de mensurar se os seus esforços estão sendo frutíferos. Para aumentar o volume de vendas, por exemplo, é essencial saber quantas oportunidades precisarão ser geradas.

– Do planejamento a ação

Após ter feito o trabalho do diagnóstico e da elaboração de um planejamento chegará o momento do consultor de marketing digital pensar em ações que permitam alcançar essas metas. As ações de marketing digital assim como as ações de marketing tradicional devem estar estruturadas na busca de objetivos bem claros. O processo todo que levará aos resultados deve ser visualizado.

– Avaliação dos resultados

Para finalizar o trabalho de consultoria de marketing digital o profissional deverá fazer a avaliação observando os resultados obtidos. A avaliação busca compreender se as metas foram alcançadas e como está o posicionamento da companhia nesse momento no mercado. A consultoria deve se refletir também na criação de hábitos mais consistentes para a sua organização no ambiente digital.

O Que o Consultor de Marketing Digital Não Irá Fazer

A seguir listei o que a sua companhia não deve esperar do consultor de marketing digital, as funções que não estão no seu escopo, basicamente o que não compete a ele fazer.

– Atividades práticas

Geralmente as consultorias de marketing digital se encarregam de traçar o planejamento das ações para que as empresas se estabeleçam no mercado, contudo, não as executam na prática. A tarefa de fazer postagens, criar páginas, alimentar o blog entre outras atividades ficam para a organização. É possível encontrar consultores que assumem esse papel, porém, é bom esclarecer isso logo no início.

– Tempo de consultoria

O serviço de consultoria costuma ser oferecido na forma de pacote de horas de maneira que esse profissional não estará disponível em tempo integral para resolver as demandas da sua empresa. Quando for fechar a contratação pergunte a respeito de como funciona esse esquema de horas de atendimento.

Gostou de saber mais sobre como um consultor de marketing digital pode ajudar a sua companhia? Compartilhe em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por one photo – ID da foto stock livre de direitos: 1181212969

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