Contratação dos Serviços de Empresas de Telemarketing Para o Seu Negócio – Vantagens e Desvantagens
Embora seja bastante comum a contratação de serviços de empresas de telemarketing por companhias de diferentes setores é importante que haja uma reflexão anterior a respeito das suas vantagens e desvantagens. Esse recurso permanece como um dos mais utilizados por setores de venda, porém, isso não significa que é uma boa alternativa em 100% dos casos em que é utilizado.
Contratar empresas de telemarketing: Afinal quais são as vantagens e desvantagens?
Em algum momento da trajetória dos negócios é natural que os seus gestores identifiquem a necessidade de contratar uma empresa prestadora de serviços de telemarketing. Antes de assinar o contrato, porém, é os tópicos de vantagens e desvantagens que listei a seguir.
Vantagens da contratação de empresas de telemarketing
Abaixo estão as vantagens desse tipo de contratação.
Economia: para que a sua empresa consiga realizar contatos telefônicos em massa é necessário contar com uma estrutura que inclui serviços de telefonia estáveis, orçamento para contratação de pessoal e para o ambiente de trabalho do call center entre outros. Do ponto de vista financeiro sai bem mais em conta terceirizar esse serviço.
Rapidez para o início das atividades: empresas de telemarketing tem a estrutura, os colaboradores e a expertise para iniciar projetos de contato de um dia para o outro. Os gestores que decidem realizar as atividades de call center internamente podem enfrentar como principal dificuldade o tempo para ter a estrutura física e os funcionários para desempenhar essa função. O remanejamento de funcionários de outros setores pode acarretar em baixa de produtividade.
Colaboradores com treinamento específico para telemarketing: falar com as pessoas ao telefone está cada vez mais difícil, se antes já era complicado conseguir 5 minutos de atenção agora parece quase impossível devido ao surgimento de uma verdadeira aversão pela conversa telefônica. Nesse contexto, é bom poder contar com profissionais que são especializados em cativar o interesse da pessoa para quem estão ligando. Manter alguém na linha é quase uma arte e as organizações de call center oferecem treinamentos para isso.
Desvantagens da contratação de empresas de telemarketing
Após conhecer as vantagens chegamos à lista de desvantagens.
Falta de conhecimento dos valores da companhia: os atendentes de telemarketing da empresa contratada dificilmente terão pleno conhecimento dos valores da organização que estão representando. O contato telefônico é um dos mais marcantes para o público-alvo sendo possível que gere um impacto negativo naqueles que estão do outro lado da linha. É possível oferecer um treinamento para deixar claro como se espera que os atendimentos aconteçam, mas não dá para acompanhar ligação a ligação.
Falta de personalização: mais um eventual problema que pode surgir da terceirização do contato com o cliente é a falta de personalização do seu atendimento. Quando é um colaborador da sua companhia quem liga ou atende a ligação tem acesso a um banco de dados que permite saber exatamente quem é aquela pessoa que está do outro lado. Obviamente é possível construir um trabalho nesse sentido com a companhia de telemarketing, mas aí fica o questionamento de quanto de suas informações podem ou não ser compartilhadas.
Busca por quantidade e não qualidade: ao decidir terceirizar o telemarketing da sua companhia, indico que o gestor fique atento para evitar as empresas que priorizam apenas a quantidade de ligações sem ter um controle real da qualidade. Não adianta fazer 5 mil contatos se apenas 30 renderam alguma resposta. Seria mais interessante ter feito apenas 200 ligações com o retorno de 80 delas. Conheça bem a estrutura de trabalho e qual a metodologia empregada para que esses contatos sejam feitos.
Será que devo contratar ou não uma companhia de telemarketing?
Após conferir as vantagens e desvantagens de contar com esse serviço terceirizado já é possível ter uma ideia mais bem delineada, contudo, as dúvidas ainda podem estar povoando a sua mente. O ponto mais relevante de considerar diz respeito ao momento que a sua organização está vivendo, existe a necessidade real de que esses contatos telefônicos sejam feitos? Não há outra maneira mais sutil e menos dispendiosa de alcançar o seu público?
Se ao fazer essas considerações você percebeu que o telemarketing é realmente a melhor alternativa aconselho que coloque na ponta do lápis ter o seu próprio setor de call center e contratar uma empresa para prestar esse serviço. Quando a atividade de contato telefônico será constante pode ser econômico desenvolver seu próprio setor de atendimento. Isso permite inclusive ter profissionais que conhecem a vivenciam os valores da sua marca criando um atendimento mais personalizado. A resposta depende das condições financeiras e das necessidades da sua organização nesse momento e no futuro.
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