Controle de Estoque em Padaria. Dicas de Como Fazer

Quem busca por soluções para o controle de estoque padaria sabe que é essencial considerar questões relativas à conservação dos alimentos bem como a redução de desperdícios que podem levar o seu negócio a fechar alguns meses no vermelho. Planejamento e assertividade é a base para não ter mais dores de cabeça com a gestão de estoque.

7 Dicas de controle de estoque padaria

Quem está à frente de uma padaria sabe que produzir pão saboroso e quentinho está longe de ser a única preocupação. Se o estoque vem tirando o seu sono leia com atenção as 7 dicas que listei a seguir e saiba como manter o controle.

1 – Pense sobre o que pode dar errado

Pensar a respeito do que pode trazer problemas para a sua padaria ajudará a criar mecanismos para impedir essas dificuldades. O primeiro ponto certamente diz respeito ao armazenamento de alimentos, uma questão delicada que se mostra como um grande desafio. Ter apenas um item vencido ou mal acondicionado pode fazer com que se crie um problema maior para os demais insumos e gerar multas e interdição numa eventual visita da Vigilância Sanitária.

O empresário deve ter sempre em mente a grande responsabilidade que possui pelo fato de atuar no segmento de produtos alimentícios. Além disso, é imprescindível também evitar desperdícios que acarretam em prejuízos. O estoque pode ser o início de graves crises na sua padaria então merece uma atenção especial.

2 – Use a organização do estoque a seu favor

O controle do estoque demanda organização, somente um empresário que sabe todos os detalhes sobre os seus produtos pode encontrar a melhor forma de gerenciá-los. Uma maneira efetiva de organizar o estoque é pela data de validade dos produtos. Posicione a frente os produtos que apresentam datas de validade mais próximas do vencimento.

Se os itens com menor prazo de validade ficar muito escondidos no estoque podem acabar não sendo usados a tempo. Separe os produtos por tipos de maneira que seja mais simples identificar o que está em cada lugar, com uma boa organização é bem mais simples perceber se existem problemas como um produto ter estragado, por exemplo.

3 – Atenção ao controle de temperatura do ambiente do estoque

O estoque além de organizado deve ter um controle de temperatura adequado para que os insumos não estraguem devido a um calor intenso ou muito frio. De maneira geral o ideal é manter a temperatura ambiente no estoque para que não fique nem muito quente e nem muito úmido. Cuidado para não tornar seu estoque o local ideal para a proliferação de animais peçonhentos de maneira a reduzir a quantidade dos alimentos em estoque.

4 – Encomendas

O ideal é entregar os produtos encomendados frescos tanto para satisfazer aos clientes como para não criar um problema para o seu armazenamento. Se possível trabalhe em sua padaria apenas com encomendas de prazos pequenos. Dessa forma a sua padaria não terá que armazenar comidas por um longo período.

5 – Atenção a limpeza do estoque

A limpeza do estoque além de evitar problemas com a Vigilância Sanitária também demonstra o respeito do seu empreendimento para com seus clientes. A higiene no ambiente contribui para que os produtos armazenados sejam conservados por mais tempo e assim possam ser usados com mais assertividade. Crie o hábito de fazer fiscalizações semanais para ter certeza de que está tudo como deveria.

6 – Automatize os processos do estoque

O controle de estoque pode se tornar bem mais simples com a automatização de processos. Todos os dias a padaria conta com a movimentação de mercadorias seja os insumos usados para o fabrico de pães e doces ou mesmo os produtos que são revendidos ao cliente final.

Para não perder a capacidade de gerenciamento recomendo o uso de softwares de gestão que registram a entrada e saída dos itens. Essas ferramentas também facilitam o acompanhamento dos produtos estão com a data de vencimento próxima.

7 – Tenha conhecimento dos itens que compõem o estoque

O uso de softwares contribui para que seja possível ter um controle mais efetivo das mercadorias que estão disponíveis no estoque da sua padaria. É essencial que o gestor saiba exatamente quantos produtos de cada categoria possui de maneira a encontrar o melhor uso para cada um deles.

O descontrole do estoque faz com que sejam adquiridas mercadorias replicadas e que sejam feitos investimentos desnecessários. Em médio prazo o maior controle do estoque da padaria contribuirá para a formação de um estoque mais assertivo reduzindo dessa forma eventuais prejuízos. O gerenciamento do estoque é um tópico de grande relevância para o sucesso do seu empreendimento.

Gostou dessas dicas de como ter um maior controle de estoque padaria? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! 

Copyright:   1446930515 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Obs70

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01