Definindo o Posicionamento de Mercado de Sua Empresa
Depende da correta definição de posicionamento de mercado o sucesso das estratégias de marketing de empresas de todos os portes. Saber exatamente qual é o papel da companhia no contexto mercadológico impacta diretamente a realização de melhores escolhas, em termos estratégicos e de análise tanto dos concorrentes como dos consumidores. Há um grande número de negócios que encerram suas atividades prematuramente por estarem mal posicionados no mercado.
O Que é Posicionamento de Mercado?
De forma resumida, podemos dizer que posicionamento de mercado é deixar claro para o público-alvo qual é a diferença entre a sua organização e as concorrentes. O posicionamento pode ser corretamente definido a partir da observação de questões como segmentação e diferenciação. O trabalho consiste em analisar qual fatia do mercado essa companhia atende e quais são seus pontos únicos em comparação com os seus concorrentes.
Como Estabelecer o Correto Posicionamento de Mercado de Sua Empresa
A partir do entendimento do conceito de posicionamento, vou explicar em detalhes como realizar essa definição seguindo algumas etapas. Confira cada uma delas abaixo.
Primeira etapa: Selecione o público-alvo da sua companhia
É importante empreender estudos que observem a fundo quem é o público-alvo da sua empresa. Esse estudo deve atentar para as reais necessidades dos indivíduos que irão consumir os produtos ou serviços da sua marca. Entendendo essas demandas, é possível determinar quais são os diferenciais da sua companhia. É interessante destacar que, em muitos casos, novos negócios descobrem que têm vocação para atender nichos mercadológicos diferentes daqueles para os quais estavam se direcionando.
Segunda etapa: Segmente o mercado
Após ter feito pesquisas a respeito das pessoas que potencialmente podem vir a comprar seus produtos ou serviços, o chamado público-alvo, trabalhe segmentando essa massa. Dentro de um público podem estar contidos vários outros públicos menores. O posicionamento de mercado assertivo é aquele que encontra o foco ideal para concentrar os esforços de marketing. Em outras palavras, se trata de entender quais pessoas dentro desse grupo geral são mais suscetíveis a marca e investir em divulgação especificamente para elas.
Terceira etapa: Conhecendo o comportamento do público
Nessa etapa a sua companhia já determinou o público-alvo geral e voltou seu olhar para uma fatia específica do grupo. O passo seguinte é conhecer o comportamento dos potenciais consumidores para saber de que maneira é mais fácil falar com eles, obtendo como resultado o fechamento de uma compra ou até a sua fidelização. Trata-se de saber determinar quem é e onde está esse público.
A tecnologia tem tornado esse trabalho muito mais simples e prático, pois as diferentes ferramentas tornam possível saber quais são os locais que o público frequenta, quais são suas redes sociais favoritas, de que maneira fazem buscas online para resolver suas demandas, entre outros. Saber utilizar todo o potencial da tecnologia é um diferencial para empresas que desejam ter um posicionamento forte no mercado.
Quarta etapa: Encontrar o lugar da sua empresa
Com as informações coletadas nas etapas anteriores é possível finalmente encontrar um lugar claro para a sua companhia no mercado. A questão de um posicionamento assertivo está exatamente em saber qual é a brecha do mercado que será ocupada pela organização. O público deve ter uma ideia bem clara de por que e para que determinada marca existe e quem é atendido por ela.
Um mercado pode ter uma série de segmentações como, por exemplo, o automotivo, que conta com marcas voltadas para o público composto por famílias que necessitam de carros maiores e com mais utensílios, bem como o público de solteiros, que prefere carros menores e mais baratos, além dos esportivos para os apaixonados por design e velocidade, entre outros.
Quinta etapa: Assuma o posicionamento como sua verdade
Tão importante quanto determinar o posicionamento de mercado é assumi-lo como uma verdade da companhia. Uma organização que tem vocação para atender ao público X, mas se posiciona para atender o público Y está fadada a ter problemas de identificação de imagem, bem como podendo não ser reconhecida como alternativa viável por nenhum dos dois públicos.
Posicionamento Num Mercado Múltiplo
Todos os dias, muitas novas empresas surgem no mercado e, para se manter como uma escolha em potencial do público-alvo, é fundamental ter sua identidade corretamente definida. Por isso, ressalto que o trabalho de definição do posicionamento de mercado é fundamental para o sucesso da sua companhia.
Antes de se lançar num mercado competitivo, é essencial que a empresa tenha autoconhecimento e saiba quais são seus pontos fortes e quais seus pontos fracos que precisam ser trabalhados. Uma marca confiável e de sucesso não é construída do dia para a noite, pois demanda muito trabalho. O início dessa jornada rumo ao fortalecimento de uma empresa no mercado está no entendimento de qual é o seu lugar no mundo corporativo.
O que você achou das etapas para a determinação do posicionamento de mercado? Deixe seu comentário abaixo!
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