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Dicas de Como Fazer Parceria Com Lojas e Vender Mais

Empresas que desejam aumentar o seu potencial de alcance de mercado devem saber como fazer parceria com lojas que além de aumentar o volume de vendas também contribuem para tornar a marca mais visível. Nesse quesito fica a dica de que realmente a união faz a força e pode representar bons ganhos para as duas partes. Então que tal deixar algumas portas abertas para uma negociação efetiva?

6 Dicas de como fazer parceria com lojas

Quando negócios de pequeno e médio porte se unem passam a ter mais força para operar num mercado competitivo. No caso de corporações de maior porte é uma excelente estratégia para maximizar os seus recursos bem como reduzir custos. A seguir vou apresentar algumas dicas interessantes para quem deseja estabelecer parcerias com lojas para conseguir potencializar o seu volume de vendas.

1 – Conheça as possibilidades de ganho

Muitos gestores que são resistentes ao estabelecimento de parcerias têm esse comportamento porque não reconhecem todas as oportunidades de ganho que podem nascer desse encontro de interesses. A união de duas ou mais companhias em busca de um objetivo pode tornar mais fácil estabelecer uma negociação mais interessante para todas as partes, pois se passa a contar com mais poder de compra.

Há também o viés de complementariedade que permite alinhar produtos e serviços dos parceiros em busca de um bem comum. A indicação é outro recurso que pode ser usado como um benefício do estabelecimento da parceria em questão. Se as empresas que estão se unindo não se destacam por seu tamanho podem se tornar mais relevantes para a economia local a partir de seu trabalho em conjunto.

2 – Parceria de empresas de serviços com lojas

Um tipo de parceria que vem ganhando cada vez mais ênfase no mercado devido ao fortalecimento do desejo dos consumidores de ter acesso a experiências de compra. As pessoas não querem apenas adquirir um produto, elas querem viver algo especial e particular. Uma forma de concretizar esse desejo é por meio de parcerias entre lojas e companhias prestadoras de serviço, na compra de um produto de determinado valor é possível oferecer um serviço para o cliente.

Para que seja uma parceria efetiva que trabalhe corretamente com os públicos das duas marcas é importante que haja complementariedade entre os produtos e os serviços. As pessoas devem interpretar como duas coisas interligadas o que estão comprando e o que estão recebendo como um brinde. Um exemplo é presentear clientes que adquirirem eletrodomésticos numa loja com um curso de culinária online de um parceiro. Uma loja de produtos de maquiagem pode sortear uma aula de automaquiagem com um parceiro.

3 – Unindo forças com companhias locais

Para aumentar a relevância de companhias de pequeno porte é possível unir forças com outras empresas que estejam estabelecidas na mesma região. Parcerias entre marcas locais podem resultar em bons ganhos para as duas partes. Além de uma empresa poder usufruir da estrutura da outra existe a possibilidade de conseguir facilidades por estarem trabalhando juntas, como conseguir preços mais competitivos junto a fornecedores.

4 – Aumento da base de clientes

Se existe uma vantagem de estabelecer parcerias com lojas que merece ser ressaltada é a de conseguir ampliar o alcance da sua marca. Uma dica é buscar por lojas que estejam em regiões que a sua companhia não consegue atender ainda. Mesmo que não seja praticável ter uma loja da sua marca instalada num determinado local é possível colocar seus produtos a disposição num ponto de venda distinto de maneira a aumentar o potencial de alcance do mercado.

5 – Aposte em parcerias com concorrentes

Num primeiro momento é possível que essa dica pareça absurda, mas saiba que ao analisar as possibilidades de ganhos passa a ser bastante razoável. Para começar as marcas que concorrem com a sua no mercado têm as mesmas necessidades e dificuldades para superar. Observe que provavelmente a sua empresa compra de alguns fornecedores em comum com a sua concorrente de maneira que existe a possibilidade de conseguir descontos pela junção de interesses.

Fique atento ainda ao portfólio de produtos que a concorrente oferece, pois pode ser que na verdade vocês possam trabalhar em complementariedade uma a outra. A concorrência que existe num item X no seu leque de possibilidades pode não ser exatamente tão ferrenha em outros itens. Faça um estudo dessa questão e assim tenha a possibilidade de juntar forças no que realmente interessa.

6 – Saiba negociar

No momento em que estiver dando início à conversação com a loja para fechar a parceria tenha bem claros quais são os objetivos dessa união bem como as vantagens para ambas às partes. Estar preparado para colocar tudo sobre a mesa na hora da conversa faz a diferença para chegar a uma resposta satisfatória. Os argumentos utilizados na negociação devem ser racionais para que a outra parte se sinta realmente propensa a ser convencida.

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