Dicas de Marketing Para Açougue Gourmet
O açougue gourmet é um dos tipos de negócios que mais tem se destacado no segmento de mercado alimentício. O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de carne vermelha do mundo, sendo dessa forma um ambiente bastante fértil para empreendimentos baseados nesse alimento. Como se trata de um modelo que acompanha as mudanças do consumidor é fundamental que esteja preparado para se consolidar no mercado atendendo as suas demandas.
Açougue gourmet: 6 dicas de marketing para esse negócio
Nos últimos anos o consumidor brasileiro de carne vermelha tem se tornado mais exigente procurando por fornecedores mais adequados e que tenham a capacidade de atender as suas demandas. É nesse contexto que os açougues gourmet ou boutiques de carne têm ampliado sua participação no mercado. Confira, a seguir as dicas de marketing que listei para que seu negócio tenha mais chances de prosperar.
1 – Ensine ao consumidor o que é um açougue gourmet
Faz algum tempo que diversos serviços bem passando por uma espécie de gourmetização, porém, é sempre bom trabalhar com a premissa de que nem todo mundo sabe o que isso significa. Sendo assim a primeira ação de marketing relevante para a sua marca é transmitir ao potencial consumidor o conceito do açougue gourmet, ele deve compreender que vai mais além da simples sofisticação dos açougues convencionais.
Os potenciais interessados devem compreender que nesse tipo de açougue mais do que carnes é vendido qualidade e um atendimento diferenciado. O alimento pode ter uma função de comunhão e união da família, isso se torna mais próximo da realidade quando o fornecedor está preocupado com a procedência da carne, por exemplo.
2 – Degustações
Da mesma forma que o seu público em potencial pode não conhecer o conceito de açougue gourmet talvez não conheça alguns dos cortes especiais que estão a venda. Degustações e palestras com dicas de como preparar esses cortes podem contribuir para alavancar as vendas da sua boutique de carnes.
Realize eventos na sua loja em que conte com a presença de grandes nomes do mercado como mestres churrasqueiros, por exemplo. As degustações permitem que seu público conheça o que está disponível e tenha o conhecimento de como usar esses itens no seu dia a dia.
3 – Invista no treinamento da sua equipe
Se um dos valores diferenciais do açougue gourmet é o atendimento se mostra essencial investir no treinamento da sua equipe. Os funcionários das suas lojas devem saber como responder as principais dúvidas dos consumidores – e tenha certeza que eles terão várias pelo fato da gourmetização dos açougues ser relativamente recente – e principalmente lembrar-se constantemente de que devem oferecer um atendimento especial.
Contar em sua equipe com especialistas em cortes de carne e em churrasco pode atrair mais consumidores para o seu açougue. Os consumidores, atualmente, estão em busca de mais do que simplesmente uma loja em que possam realizar suas compras, eles querem ter informação e atenção.
4 – Mantenha e divulgue um trabalho pautado pela ética
Estamos num momento em que os consumidores estão buscando por empresas que representem seus valores pessoais com destaque para a ética. Especialmente o segmento de carne vermelha passa por um momento delicado em que muito tem se questionado a respeito da qualidade do produto e da adoção de métodos de pecuária sustentável.
Ter ações e campanhas de marketing que permitam um relacionamento mais transparente com os consumidores é uma maneira de se aproximar deles. As pessoas que compram no seu açougue gourmet desejam saber que a carne que estão levando para a mesa da sua família tem procedência conhecida e que o empresário tem uma base de fornecedores que respeita os animais e a sustentabilidade.
5 – Tenha redes sociais interativas
Se movimentar a sua loja com eventos de degustação é essencial para o crescimento do negócio saiba que ter redes sociais interativas também. Uma fanpage em que sejam divulgadas matérias a respeito do segmento de carne vermelha além de dicas de receitas para tornar os cortes ainda mais apetitosos a mesa contribui para que mais pessoas conheçam a sua marca e se interessem em fazer compras.
Outras redes sociais como Twitter e Instagram podem funcionar, mas tenha um cuidado especial nessa última pelo fato de se basear em fotos e você trabalhar com carne. O perfil deve ser pensado para ser visualmente agradável ao internauta, use a sua criatividade para ter uma página instigante e lembre-se que as pessoas não seguem perfis para acompanhar somente divulgação de ofertas e fotos de produtos.
6 – Use indicadores
A melhor forma de medir o quanto seu empreendimento está sendo bem-sucedido e tem atingido as metas previamente estabelecidas é utilizar indicadores numéricos. Com essas métricas se torna possível averiguar o que está sendo feito corretamente e o que ainda pode ser melhorado para atingir resultados ainda mais positivos. Acompanhe a evolução do seu açougue gourmet através de uma gestão de marketing focada em resultados.
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