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Estratégias de Negócio

Dicas Para Fazer Doces Para Vender e Entrar no Mercado Gourmet

Muitas pessoas já optaram por fazer doces para vender quando precisavam uma renda extra seja no período da faculdade ou mesmo como uma atividade paralela a um emprego formal, contudo, essa atividade pode se tornar um excelente negócio. A dica para quem deseja poder basear a sua renda na confecção de doces é passar a trabalhar com doces gourmet, isto é, itens mais refinados e que têm maior valor agregado.

Dicas para fazer doces para vender entrando no mercado gourmet

Uma das principais tendências empreendedoras do momento é a gourmetização de produtos do dia a dia adicionando um toque sofisticado, isso vale também para os doces. A seguir vou dar dicas para quem deseja entrar e prosperar no mercado da doceria refinada.

1 – Entenda o verdadeiro conceito de gourmet

A gourmetização de produtos cotidianos fez com que o conceito de gourmet acabasse sendo deturpado em algumas situações. Uma marca que se autointitula como gourmet precisam oferecer um produto que realmente se destaque em seu segmento, caso contrário receberá uma chuva de críticas. Os consumidores não gostam de se sentir enganados, as marcas precisam entregar o que prometem.

No contexto dos doces considera-se gourmet as opções em que há ingredientes e modo de preparo diferenciados. Além de esses doces terem uma aparência mais bonita precisam ter uma construção de sabor mais aprimorada. Uma boa maneira de começar a trabalhar com esses doces é fazer uma busca de receitas com foco na gourmetização. Faça testes preparando em casa e servindo aos amigos e conhecidos para saber se vai funcionar.

2 – Público-alvo

Embora a gourmetização já seja uma realidade no mercado ainda existe grande resistência ao seu conceito por parte do público, em parte pela falta de entendimento de que há sim mais valor agregado e também porque para alguns não é válido pagar a mais por produtos do cotidiano como um brigadeiro, por exemplo. Sendo assim é essencial que você determine quem é o seu público-alvo, quem são as pessoas para quem você conseguirá apresentar seus produtos sem resistência.

Claro que você não precisa concentrar as suas vendas somente junto ao público que tem disposição a pagar mais por doces. Com um trabalho bem estruturado de comunicação é possível convencer a longo prazo mais pessoas de que seus doces valem cada centavo que está sendo cobrado. Saiba que você precisará ter um pouco de paciência.

3 – Precificação dos doces gourmet

Uma das principais dificuldades para boa parte dos empreendedores do ramo de alimentos é precificar os seus produtos. Na hora de fazer o seu preço é necessário colocar na ponta do lápis mais do que somente os custos com os ingredientes. Deve entrar na sua conta os custos fixos que são aqueles que não mudam de valor independente de você produzir 1 ou 100 doces como o aluguel do espaço de confecção, por exemplo.

Também deve estar na sua conta os custos variáveis que são aqueles que oscilam de acordo com a demanda de trabalho como a quantidade de ingredientes que será diferente para 1 ou para 100 doces. Adicione ainda a sua conta os itens semifixos como o gás, energia elétrica e água. Basicamente você deverá saber quanto gasta para que os produtos possam ser confeccionados e qual é a margem do seu trabalho.

4 – Embalagem

Quando se fala em produtos gourmet é interessante pensar a respeito de uma embalagem que ajude a realçar o status de refinamento do item. Embora represente um custo a mais para o seu negócio pode ser um diferencial não somente pela beleza, mas também por tornar mais fácil para que seus clientes possam levar os doces para casa.

Uma caixinha com divisórias internas para que os doces não fiquem batendo um no outro perdendo sua forma é importante para que o resultado final seja mantido até o exato momento do consumo.

5 – Receitas próprias

Um diferencial competitivo para uma marca de doces gourmet é contar com sabores próprios e exclusivos, quem tem talento para a cozinha poderá passar algumas horas buscando por combinações inusitadas e saborosas. Vale a dica ainda de que apostar num combo de um ingrediente com mais valor agregado e outro mais barato pode aguçar a curiosidade dos seus compradores e fazer com que a fama do doce se espalhe rapidamente.

6 – Divulgação

A propaganda é a alma do negócio, certamente você já ouviu essa máxima, saiba que ela é perfeitamente verdadeira. No caso específico do ramo de doces gourmet a dica é apostar em ter um site e perfis em redes sociais como fanpage e Instagram (as fotos de doces bem produzidas têm grande potencial de sucesso) além é claro de estimular os seus consumidores a divulgarem. Uma estratégia é criar um plano de descontos para quem indicar novos consumidores.

Gostou dessas dicas de como empreender fazendo doces gourmet? Deixe seus comentários abaixo!

 

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