Dicas Para Fazer Webinar Para Apresentar Seu Produto
Webinar (web-based seminar), atualmente, é uma das ferramentas mais interessantes para divulgar conteúdos online como, por exemplo, detalhes a respeito de novos produtos. Para quem não conhece trata-se de um tipo de conferência ou seminário que é realizado ao vivo e transmitido pela web alcançando um número significativo de espectadores. Saber como aproveitar esse poder de alcance é fundamental para bons resultados.
8 Dicas para fazer um Webinar e apresentar seu produto com efetividade
O webinar pode ter diferentes formas sendo realizado como uma entrevista, uma palestra com um especialista discorrendo a respeito de um tema de interesse do público ou até com interação com os espectadores. A seguir listei algumas dicas de como tornar o seu webinar mais relevante enquanto ferramenta de difusão dos produtos da sua companhia.
1 – Determine o público-alvo do webinar
Antes de iniciar o trabalho de desenvolvimento do webinar da sua organização é fundamental atentar para quem é o público-alvo pretendido. A comunicação deverá alcançar novos leads, fidelizar quem já compra da sua marca, apresentar uma inovação para quem já é cliente fiel? Somente com a resposta correta para essas questões será possível determinar o formato mais eficaz para a sua conferência.
2 – Crie um roteiro
Com a definição do público-alvo pretendido fica mais fácil escolher o tema central do webinar. Uma forma de pensar sobre o conteúdo é listar as perguntas que são feitas com mais frequência pelos consumidores ou interessados. A sua empresa pode até mesmo promover uma interação com os seguidores nas redes sociais solicitando perguntas que eles desejam ter respondidas sobre a marca ou produtos.
Ao identificar o que o público deseja saber é mais fácil estabelecer uma lógica para a criação de um roteiro coerente. Ter um script do que será dito ao longo do webinar é importante para não se perder durante a transmissão, não esqueça que é ao vivo.
3 – Dia e horário de transmissão
Para que a sua transmissão seja mais eficaz é importante que boa parte do seu público de interesse tenha disponibilidade para assistir ao webinar. Com um perfil geral do público é relativamente simples saber quais são os dias e horários mais alinhados com a sua rotina.
Pessoas que trabalham durante a semana geralmente têm disponibilidade para assistir a seminários a partir das 20h, por exemplo. Uma possibilidade para quem tem dúvidas é criar enquete nas redes sociais para definir o horário.
4 – Conteúdo relevante
Embora o objetivo principal do seu webinar seja divulgar um produto da sua organização é essencial que a transmissão tenha um conteúdo relevante para os espectadores terem o desejo de acompanhar até o final. Considere um tema de interesse do seu público em que possa ser inseridos detalhes a respeito dos seus produtos.
5 – Parcerias
O webinar precisa ser dinâmico e prender a atenção de quem está assistindo para reter a audiência. Uma forma de fazer isso é convidar parceiros para participar do seu seminário. Procure por pessoas que tenham um conteúdo interessante para o público e carisma diante da câmera. Promover uma conversa a respeito de um tema de relevância ou mesmo ensinar algo é uma estratégia para garantir a retenção prolongada.
6 – Tenha apoio para interações
Mesmo que seja apenas você diante da câmera conversando com o público é importante contar com uma equipe de apoio, isto é, pessoas que estão ao seu lado para resolver questões práticas como separar as melhores perguntas para responder no ar, evitar divulgar mensagens impróprias (sempre tem um engraçadinho) e monitorar as quedas e aumentos de audiência. Saiba que não será nada fácil seguir com o comando do ‘show’ e ainda fazer esse monitoramento.
7 – Escolha da plataforma para a transmissão
Com a difusão do webinar como ferramenta de comunicação com o público surgiram algumas opções de plataformas de transmissão dos seminários online. É fundamental que a sua companhia escolha a melhor opção para as suas demandas. Não tem nada mais frustrante para quem transmite e para quem assiste do que uma plataforma que não se mostra satisfatória.
No momento em que estiver fazendo a escolha recomendo que observe questões como se a interface é intuitiva e se possui ferramentas essenciais como de inserção de comentários e chat com os espectadores. A interação é o ponto chave para que a sua transmissão seja realmente efetiva para a apresentação dos seus produtos.
8 – Landing page
As pessoas que irão assistir ao seu webinar provavelmente têm interesse nos produtos da sua companhia e dessa forma é importante ter uma base com os dados delas, não é mesmo? A dica é ter uma landing page, isto é, uma página criada somente para as inscrições dos participantes do seminário. Quando o produto divulgado estiver disponível para venda ou em promoção é possível entrar em contato com os inscritos.
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