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Vendas

Dicas Para um Controle de Vendas Eficaz

Manter uma rotina de controle de vendas eficaz na sua companhia é essencial para alcançar o sucesso. No entanto, com um dia a dia tão corrido pode ser complicado se manter atento a todos os procedimentos e registros para ter em mãos os dados necessários para saber tudo a respeito das vendas da sua organização. Com foco, atenção e algumas dicas é possível ter um sistema que funciona perfeitamente bem.

7 Dicas de como manter controle de vendas eficaz

Abaixo listei dicas que ajudarão a tornar o controle de vendas da sua organização mais eficiente. Não tenha dúvidas, tenha respostas a respeito das vendas realizadas pela sua empresa.

1 – Invista num software de gestão de vendas

A tecnologia está aí para ajudar a manter as rotinas e registros da sua companhia devidamente armazenados. O primeiro passo para ter um controle eficiente do que a sua empresa está escoando é ter um sistema informatizado em que entradas e saídas sejam registradas.

Fica a dica de que existem alternativas para todos os tamanhos de orçamento, pequenos e médios negócios também podem ter seu próprio software. Faça um levantamento em que além do preço do software seja verificada a adequação do seu sistema para a rotina da sua companhia.

2 – Adoção do sistema de códigos para os produtos

Os softwares de gestão de venda se baseiam em diferentes metodologias sendo que uma das mais recorrentes é a adoção do uso de códigos para o acompanhamento da trajetória dos produtos dentro do contexto da empresa. Assim todas as etapas pelas quais o item passar são registradas criando um histórico. É válido que nesse registro sejam adicionados dados como preço unitário, forma de pagamento, canal de vendas etc.

3 – Acompanhe o rendimento de cada vendedor

Muitas vezes, o sucesso geral do setor de vendas máscara que alguns vendedores têm mais efetividade do que outros. Estabelecer métodos de registro e mensuração das atividades e conversões de cada profissional permite saber quem são os profissionais com mais vendas. Para criar um clima de motivação entre os colaboradores a sua companhia pode inclusive criar um programa de bonificação para aqueles que atingirem as metas.

4 – Tenha projeções e faça comparativos com a realidade

Para que a sua organização chegue mais longe é crucial que tenha metas e objetivos para cada período de vendas. Essas projeções de metas devem estar dentro da realidade do mercado e serem possíveis de efetivar pelos colaboradores. Nada é mais frustrante do que perseguir metas impossíveis. O ideal é manter uma rotina de acompanhamento contínuo da conquista das metas, ou seja, se há reais de que se realizem até o final do período.

5 – Faça o mapeamento do chances fluxo de vendas

O suporte dado pela tecnologia permite trabalhar com previsões cada vez mais assertivas no que diz respeito ao mercado. Sendo assim se valha dessa possibilidade para potencializar o poder de vendas da sua companhia. Uma dica é elaborar um mapeamento das vendas da sua organização para identificar em quais meses do ano os clientes são mais presentes. Dentre as perguntas que podem ser feitas para chegar a essa resposta estão:

  • Em que datas comemorativas o volume de vendas aumenta?
  • Na semana quais são os dias da semana de maior movimento? Em que dias da semana há mais vendas?
  • Qual período do dia em que as vendas aumentam?
  • Meu negócio tem algum tipo de sazonalidade?
  • Em algum momento do ano precisamos de vendedores extras para atender ao fluxo de clientes?

Com essas respostas, ficará claro em que momento do ano as suas vendas aumentam sendo necessário ter estrutura para atender a todos os interessados com qualidade e em que momentos do ano há queda de vendas de maneira que se mostra essencial fazer campanhas promocionais ou usar outras estratégias.

6 – Crie uma base de dados dos clientes

O armazenamento de dados dos clientes funciona como uma maneira de otimizar o atendimento prestado pelos vendedores da base da sua companhia assim como promover a fidelização desses indivíduos. Os bancos de dados podem ser alimentados de acordo com os pedidos que são feitos e além de tornar mais fácil a mensuração de que perfil de público está consumindo que tipo de produto/serviço ainda contribui para que os vendedores saibam o que oferecer para cada cliente.

7 – Mantenha uma gestão organizada

Para garantir que a sua companhia se mantenha com bons resultados é fundamental trabalhar de maneira organizada e isso não se refere somente ao setor de vendas. Estabeleça uma rotina de preenchimento de relatórios, de prestação de contas por parte dos colaboradores e assim por diante. Mecanismos de controle são importantes para sempre saber tudo a respeito da sua organização.

Gostou dessas dicas de como ter um controle de vendas eficaz? Deixe seus comentários abaixo!

 

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