Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Gratuito Vale a Pena? Saiba

Ao decidir abrir uma empresa o empreendedor precisa tomar uma série de decisões relevantes e uma delas diz respeito à contratação de um emissor de nota fiscal gratuito, algo que pode parecer bastante atraente, mas que deve ser analisado com calma. Analisar até que ponto esse emissor atende a todas as demandas da companhia e oferece segurança é imprescindível para ter certeza de que não se está criando uma dificuldade para o futuro.

Por que preciso de um emissor de nota fiscal eletrônica?

A emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) é uma obrigação para Microempresa (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), optantes pelo Simples Nacional, optantes pelo Lucro Presumido, MEI em algumas situações entre outros.

A função da NF-e é realizar o registro de informações fiscais, operações de compra e venda entre outras de maneira a tornar o trabalho do Fisco mais eficiente. Para que a emissão seja realizada é necessário contar com um emissor de nota fiscal, aí começa o dilema sobre a contratação de um gratuito ou um pago.

Emissor de nota fiscal eletrônica: Comparação entre o gratuito e o pago

A seguir apresento uma comparação entre os emissores de nota fiscal eletrônica gratuitos e pagos. Ressalto que cada companhia vive uma situação diferente de maneira que é crucial que o gestor analise criteriosamente os pontos concernentes a cada tipo de emissor.

– Papel do emissor de nota fiscal eletrônica

O emissor de nota fiscal eletrônica é um software desenvolvido para tornar mais fácil a gestão das informações de compra e venda das companhias. Essas ferramentas apresentam a possibilidade de integração com diferentes sistemas de gestão podendo ser usadas em diferentes contextos.

– Conhecendo o emissor de nota fiscal eletrônica gratuito

Como já é de se imaginar um emissor de nota fiscal eletrônica gratuito possui ferramentas simplificadas para atender as demandas das companhias. As organizações que precisam de uma gestão de dados mais abrangente devem considerar as versões pagas que se mostram mais completas no tocante a geração de informações.

Dentre as principais desvantagens apontadas pelos optantes pelas versões gratuitas estão a instabilidade que o software apresenta e a baixa velocidade para emitir os documentos. Outros tópicos que podem ser difíceis de manejar no cotidiano são as falhas decorrentes da incompatibilidade do sistema quando não há uma atualização constante e a falta de um suporte técnico para emergências.

O empresário deve refletir bastante a respeito da opção por um sistema gratuito haja vista que isso poderá ter diversos impactos. O volume de transações que a sua companhia realiza diariamente deve ser considerado, pois se for grande é bastante incômodo ter falhas recorrentes, não é mesmo?

– Conhecendo o emissor de nota fiscal pago

Muitos gestores optam pelo emissor de nota fiscal pago por compreenderem que é relevante poder contar com suporte técnico numa situação de emergência bem como ter mais opções de registro de informações. No entanto, antes de sair contratando o primeiro emissor que aparecer recomendo que sejam analisadas as funções e a aplicabilidade das mesmas na gestão do seu empreendimento.

Faça uma pesquisa para saber mais detalhes sobre as principais alternativas do mercado não caindo numa armadilha. Não é somente porque um emissor é pago que necessariamente não terá os mesmos problemas que uma versão gratuita. Consultar outros empreendedores para saber de suas experiências com o emissor é válido. O investimento num emissor pago é positivo para ter mais qualidade em seu cotidiano corporativo.

4 Dicas do que avaliar na contratação de um emissor de nota fiscal

Abaixo apresento as principais características que devem ser avaliadas no momento de contratar de um emissor de nota fiscal para evitar inconvenientes.

1 – Estabilidade do sistema

O emissor de NF-e deve ter estabilidade de funcionamento, ou seja, se manter ativo em 100% do tempo. Quando o emissor não funciona como deveria acarreta em atendimento ruim e formação de filas. Seu negócio deve ter agilidade para atender aos consumidores.

2 – Segurança

Os dados da sua organização precisam ser mantidos em segurança, sendo assim procure por um emissor que seja referência em termos de segurança. Esse é um tópico essencial para quem deseja se manter em longo prazo no mercado.

3 – Suporte técnico

Se por acaso o sistema apresentar problemas de funcionamento é bom saber que se tem à disposição uma equipe de suporte. A rapidez de atendimento é um ponto determinante para a qualidade do emissor de nota fiscal.

4 – Armazenamento em nuvem

É interessante que o emissor de nota fiscal ofereça também um software em nuvem, pois o Governo Federal exige que as notas fiscais sejam armazenadas por um período de cinco anos no formato de arquivo digital. Não sobrecarregue o sistema de informática com um grande número de arquivos.

Gostou de saber mais sobre o emissor de nota fiscal eletrônica? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais! 

Copyright: 432386173 – https://www.shutterstock.com/pt/g/somkku9kanokwan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01