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Empreendedorismo

Como definir os indicadores de desempenho da sua empresa

O sucesso de um negócio depende de saber se sua empresa está com uma saúde boa ou ruim a tempo de tomar decisões para corrigir eventuais problemas. E para auxiliar nesse gerenciamento, existem os indicadores de desempenho que permitem avaliar o desempenho e, consequentemente, a efetividade das estratégias e dos planos adotados. Mas o que seriam esses indicadores e como posso utilizá-los? Vejamos a seguir.

O que são indicadores de desempenho?

 

Os indicadores de desempenho são ferramentas básicas para o gerenciamento do sistema organizacional. Um indicador é um valor quantitativo que possibilita a empresa mensurar o que está sendo executado, obtendo informações como atributos, características, e resultados de um serviço, produto, sistema ou processo em específico, permitindo assim gerenciar a empresa da melhor maneira a fim de atingir metas organizacionais ou departamentais planejadas.

É comum encontrar também as definições Indicador Chave de Desempenho ou mesmo os termos em inglês Key Performance Indicator (KPI) e Key Success Indicator (KSI). Independente da nomenclatura usada, o que importa é que cada indicador de desempenho é uma ferramenta fundamental para a gestão do desempenho empresarial e deveriam fazer parte da rotina de qualquer empresa.

Existem vários indicadores de desempenho que as empresas podem utilizar para controlar o desempenho do negócio, identificando possíveis problemas e ajustando-os conforme necessário. Porém, é preciso saber quais indicadores de desempenho utilizar. Conheça 4 deles.

Indicadores de lucratividade

Esse é o indicador que mais preocupa os empresários. É baseado em cálculos de faturamento e lucro. Essas mensurações servem para um controle sobre os números da empresa, podendo mostrar a existência de problemas em diversos setores ou estágios de atendimento e venda. São dados básicos, mas valiosos para qualquer negócio.

Indicadores de efetividade

Verifica se os objetivos propostos para determinado período de tempo foram alcançados. Utiliza-se depois de os resultados terem sido produzidos, com algumas perguntas como: o projeto fidelizou clientes? O projeto contribuiu para aumento do faturamento ou reduziu as faltas dos colaboradores?

Indicadores de desempenho de gestão de projetos

Alguns dos mais importantes são o Return On Investment (ROI, ou retorno sobre o investimento) e o Cost Performance Index (CPI, ou Índice de Desempenho de Custo). O ROI mostra se o retorno do investimento foi positivo. Já o CPI mede a eficiência do projeto com relação aos custos. Desse modo, é possível saber se vale a pena investir naquele tipo de projeto e se as entregas foram realizadas dentro do prazo acordado, por exemplo.

Satisfação de clientes

Uma maneira de verificar o nível de satisfação é fazer pesquisas com os consumidores por meio de questionários e formulários. Outro método é analisar os dados de internet e redes sociais, como curtidas, compartilhamentos, índice de engajamento (quantos usuários interagiram com a página em comparação com o número absoluto de visitantes), etc.

Porém o Net Promoter Score (NPS) apresenta o nível de satisfação de forma mais efetiva, mensurando a fidelidade e a satisfação dos consumidores. Esse indicador é obtido pelo cálculo da diferença entre a porcentagem dos clientes promotores (que tiveram uma experiência positiva) da porcentagem dos detratores (que tiveram uma experiência negativa). Dessa forma, se chega à porcentagem NPS e é possível ter uma boa noção do grau de satisfação dos clientes.

Percebemos que os indicadores têm como finalidade apoiar a avaliação do progresso, da tomada de decisão e a revisão-acompanhamento do planejamento estratégico de curto e longo prazo. Os indicadores podem ser gerenciados de diversas maneiras, com base em valores econômicos, de custos ou de qualidade, por exemplo. Pesquise sobre os possíveis indicadores de desempenho e coloque-os em prática para que a sua empresa esteja cada dia mais organizada e preparada para o sucesso.

 

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