Dicas para conciliar trabalho e familia

Dicas para conciliar trabalho e familia

Um dos maiores anseios de todo ser humano é conseguir conciliar de forma equilibrada a vida profissional com a vida pessoal, sem deixar que nenhuma saia prejudicada no final desta equação. Mas nós sabemos que encontrar este equilíbrio requer certo esforço, e mesmo assim, muitos empreendedores só conseguem conciliar trabalho e família, por exemplo, após alguns anos de intensa dedicação ao negócio.
 
Isso acontece, principalmente nos primeiros anos de vida da empresa, pois o empreendedor vê a necessidade de se dedicar em período integral ao negócio, para fazê-lo crescer de forma saudável e sustentável, até que chegue o momento em que as coisas comecem a caminhar sem que haja tanta necessidade de sua presença constante. Diante de cenários como estes, a melhor saída é encontrar um meio termo, entendendo que a sua família precisa de você e sente a sua falta, tanto quanto à sua organização.
 
Eu sei que falando assim parece bem fácil conciliar estas duas partes que são quase que indivisíveis na vida de um empreendedor, e eu mesmo já senti e sinto na pele, diariamente, todas estas dificuldades. No entanto, é preciso ter jogo de cintura para dar atenção à sua família, sem deixar de atender às necessidades da sua organização.
 
Veja como fazer isso da melhor maneira possível, sem prejudicar nenhuma das partes, inclusive você mesmo. Confira minhas dicas:
 

Organize seu tempo

 
Organização é fundamental para manter as coisas em ordem e tudo em seu devido lugar. Uma agenda ou um aplicativo no computador ou celular podem te ajudar a organizar suas tarefas diárias, tanto no trabalho quanto em casa com a sua família. Fazer isso, logo pela manhã, todos os dias, vai deixar a sua vida ainda mais leve e saudável, pois dessa maneira, você saberá quanto tempo consegue dedicar à sua empresa e aos seus familiares.
 

Evite misturar as coisas

 
Respeitar o tempo que você está se dedicando às suas atividades no trabalho é tão fundamental quanto manter o respeito pelo período em que você está com a sua família. Neste sentido, não misturar cada um desses ambientes vai fazer com que você consiga conciliá-los da melhor maneira possível.
 
Sendo assim, quando estiver em casa esqueça o que precisa fazer no dia seguinte, evite falar, pelo menos em alguns momentos, do trabalho e vice-versa, dedique-se a cada um de corpo e alma. Eu sei que pode ser um pouco difícil no começo, mas assim que se tornar um hábito, tenho certeza que você vai tirar de letra.
 

Tirar férias é fundamental

 
Neste processo de conciliar família e trabalho, é importante que você se lembre de sempre que também precisa de um descanso. Por isso, tirar férias, viajar com seus familiares, divertir-se com eles é uma boa maneira, não só de desacelerar o ritmo intenso da vida de empreendedor que você leva, mas também de estar com as pessoas mais importantes e pelas quais você se esforça tanto em seus negócios.
 
Aproveite que ainda estamos no comecinho do ano, para marcar aquela viagem que tanto quis fazer com a sua família, caso ainda não o tenha feito, e recarregar as energias para voltar à sua empresa investir ainda mais em seu crescimento.
 

O importante é a qualidade

 
Muitas vezes temos a tendência de achar que precisamos virar noites trabalhando para fazer o nosso negócio render, ou que devemos ficar um dia inteiro com nossos filhos, maridos, esposas e demais familiares, para que estes não se sintam “abandonados” por nós. Mas isso nem sempre é uma verdade absoluta. É claro que, em alguns momentos, você realmente vai precisar passar madrugadas em claro trabalhando, e também pode tirar um dia no meio da semana para fazer um passeio diferente com a sua família, porém, no final das contas, o que importa mesmo é qualidade do tempo que você se dedica a cada um deles.
 
O que quero dizer é que, pode ser muito ou pouco tempo, o que você deve fazer é deixar claro, principalmente à sua família, o quão importante eles são para você, ou seja, quando estiver com seus filhos, no simples ato de ir deixá-los na escola, por exemplo, dedique-se inteiramente a este momento, ouvindo-os, conversando com eles, procurando saber como estão suas atividades diárias, evitando atender chamados da empresa, pois assim, você demonstra a importância que eles têm, assim como o seu cônjuge, para que você tenha sucesso pessoal e profissional.
 

Desconecte-se

 
Os “melhores amigos” de empresários e empreendedores são seus tablets, notebooks e smartphones, não é mesmo? Estes aparelhos são praticamente uma extensão do nosso corpo, pois é por meio deles que realizamos nossas atividades em qualquer lugar que estivermos e resolvemos as mais diversas situações que podem surgir durante o dia. Diante disso, é quase que impossível nos imaginar sem eles.
 
No entanto, não só nós, enquanto empreendedores, mas muitos outros profissionais precisam fazer o caminho inverso, ou seja, precisamos nos desconectar um pouco mais para levarmos uma vida mais saudável. Neste cenário, minha dica é fazer um “detox tecnológico”, deixar mesmo estes aparelhos de lado, principalmente quando não estiver trabalhando e buscar fazer outras coisas, como ler um livro, ir ao cinema com a sua família, passear ou fazer uma viagem curta com eles, praticar exercícios e assim por diante.
 
Fazendo isso, tenho certeza que você se sentirá melhor e mais leve para dedicar o tempo que precisa a estes dois âmbitos da sua vida. Por fim, eu sei que fazer tudo isso não é nada fácil, ainda mais com a vida tão atribulada que levamos, mas não utilize isso como muleta, pois se você não buscar conciliar família e trabalho pode acabar se prejudicando no final. E não é nada disso que queremos ou precisamos. Pense nisso, faça sua parte e busque o equilíbrio!
 
Gostou do artigo? Para ter acesso a mais conteúdos como este, continue me acompanhando, tanto aqui, quanto em minhas redes sociais e, se tiver dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário abaixo.