Está cada vez mais comum ouvir falar de histórias de crianças empreendedoras que, antes de completar 18 anos de idade, já têm negócios de faturamento alto. Quem se surpreende com a ascensão de crianças de 3, 8 ou 15 anos no mercado corporativo, deve observar que, nas últimas décadas, o perfil empreendedor foi estimulado pelo aumento da disposição de informações e reconhecimento da importância de ter atitude.
Conheça os Casos de Sucesso de Crianças Empreendedoras
A seguir, listei alguns casos que demonstram que é positivo incentivar o empreendedorismo para crianças não somente pela questão financeira, mas para o desenvolvimento de maturidade.
Empreendedor: Alejandro Tichauer
Idade: 8 anos
O empreendedorismo infantil pode ser de grande ajuda para a sociedade, uma prova disso é o trabalho de Alejandro, um garoto que com apenas 8 anos de idade arrecadou R$ 5 mil para a compra de 25 bengalas e 2 máquinas braile para crianças cegas. A ideia nasceu ao assistir uma palestra em sua escola. O menino, comovido pela dificuldade de crianças que necessitavam desses equipamentos, passou a juntar moedas no seu prédio, entre os colegas de turma e pela internet.
Empreendedora: Asia Newson
Idade: 5 anos
Pequena e cheia de determinação, Asia sonha em se formar em Direito e um dia ser presidente dos Estados Unidos. É bem possível que a menina chegue à Casa Branca se mantiver o espírito empreendedor que a ajudou a criar a Super Business Girl, uma companhia voltada para o fabrico de velas. A garota entrou nesse ramo por observar o trabalho de seu pai, que ganha à vida vendendo o produto. A renda da organização de Asia é usada para dar incentivo a outras crianças empreendedoras que têm planos para o seu futuro.
Empreendedora: Rachel Zietz
Idade: 14 anos
Rachel é uma garota um pouco diferente dos seus colegas de escola, enquanto eles estão se esforçando para entrar no time de Lacrosse, um esporte típico americano, a jovem está vendendo equipamentos para que eles possam praticar a atividade em casa. Fundadora da Gladiator Lacrosse, companhia que comercializa equipamentos para jogar em qualquer lugar, a menina já faturou mais de US$ 200 mil dólares. O empreendedorismo infantil, quando bem direcionado, garante o futuro dos pequenos, acredita-se que a empresa possa faturar milhões num futuro próximo.
Empreendedor: Cory Nieves
Idade: 10 anos
O menino via o cansaço da mãe ao andar de ônibus e decidiu que criaria um negócio que lhe permitisse comprar um carro para ela. A ideia foi investir na produção de cookies orgânicos, deu tão certo que atualmente o garoto é chamado de Mr. Cory e tem seu produto distribuído no mundo todo. O principal ganho que o jovem avalia que teve foi se tornar mais responsável ainda criança.
Empreendedora: Pixie Curtis
Idade: 3 anos
A encantadora garotinha de 3 anos é uma das principais digital influencers infantis do mundo e uma prova de que o empreendedorismo para crianças pode começar realmente cedo. Roxy Jacenko, mãe de Pixie, criou uma conta no Instagram para a filha quando ela nasceu e, em pouco tempo, o estilo da pequenina começou a chamar atenção lhe rendendo mais de 110 mil seguidores.
Atualmente, diversas marcas pagam a partir de US$ 200 dólares para ter fotos em que Pixie esteja usando os seus produtos. Tem, ainda, a loja virtual Pixies Bows, em que são vendidas tiaras e outros acessórios de cabelo inspirados no estilo pessoal da menina.
Empreendedora: Mikaila Ulmer
Idade: 10 anos
A pequena Mikaila é um ótimo exemplo quando se fala em crianças empreendedoras, pois fundou a empresa BeeSweer Lemonade quando tinha apenas 10 anos de idade. O seu amor por sucos nasceu da leitura de um livro de receitas que ela ganhou após ter sido picada duas vezes por abelhas numa única semana. O objetivo era consolar a garotinha, mas acabou se tornando uma companhia lucrativa que recebeu a injeção de US$ 60 mil de Daymond John, que é CEO do FUBU.
Empreendedor: João Pedro Caldas
Idade: 12 anos
Apaixonado por fotografar, o jovem João Pedro vende suas fotos online, demonstrando que o empreendedorismo para crianças pode ser divertido para os pequenos. A fotografia apareceu em sua vida durante uma viagem para a França, em que ele resolveu ficar por trás das lentes já que não falava francês. Suas fotos que surpreendem pelos enquadramentos e luz são vendidas por R$ 15,00 em seu site e enviadas impressas pelo correio para os clientes.
Empreendedor: Evan
Idade: 9 anos
Quando você era criança, provavelmente sonhava em ter muitos brinquedos novos para brincar, não é mesmo? Evan, além de ter esse desejo realizado, já faturou mais de US$ 1 milhão de dólares com os vídeos produzidos por seu pai para o canal EvanTubeHD. Basicamente, o pequeno recebe brinquedos, que são abertos e avaliados para que seus mais de 1 bilhão de seguidores saibam se vale ou não a pena comprar.
O que você achou das histórias de empreendedorismo infantil que apresentei? Deixe o seu comentário!