Empreendedorismo infantil: saiba como incentivar seu filho

Empreendedorismo infantil: saiba como incentivar seu filho

Para os pais que estão sempre lendo a respeito de crianças empreendedoras com o desejo de influenciar os seus próprios pequenos a seguir esse caminho, é interessante conhecer algumas atitudes que podem ter grande impacto nesse sentido. O adulto é o resultado do conjunto de valores transmitidos a ele quando criança, sendo assim, nada mais importante que os pais que incentivam e oferecem mecanismos para o desenvolvimento do espírito empreendedor.
 

Confira 5 Dicas Para Criar Crianças Empreendedoras

 
O empreendedorismo infantil tem se tornado cada vez mais protagonista no universo empresarial, com histórias de jovens que se tornaram bem-sucedidos antes de completar 15 anos. A seguir, vou dar dicas de como contribuir para que seu filho se torne mais inclinado ao empreendedorismo, lembrando que, em boa parte dos casos, trata-se de ferramentas que serão usadas somente no futuro.
 

Dica 01 – Crianças devem enxergar oportunidades em problemas

 
Todo mundo enfrenta problemas na vida, porém, a forma como cada um reage a situações complicadas é diferente e, em grande parte, reflexo da educação que recebeu quando criança. Ensinar os pequenos a identificar oportunidades de criar soluções criativas para problemas que parecem insolúveis, os tornará mais propensos a identificar oportunidades de negócios no futuro.
 
Se num dia o pequeno esquecer a sua lancheira em casa, não deve pensar que se trata de um algo irremediável, pois sempre poderá negociar com os colegas a divisão de seu próprio lanche no dia seguinte em troca de ajuda no presente. Ter dificuldades para alcançar um determinado brinquedo numa prateleira alta também é uma oportunidade de pensar num meio de alcançar um objetivo.
 

Dica 02 – Ensine seu filho a trabalhar com metas para realizar seus sonhos

 
A principal característica de empreendedores de sucesso é saber estabelecer e administrar a conquista das suas metas. A melhor maneira de transmitir esse conhecimento aos pequenos é por meio da realização de atividades lúdicas. Crie momentos em que você e seu filho sentem-se para listar quais são os desejos dele para o mês ou para o ano.
 
Dentre os desejos, ajude-o a escolher quais são os mais promissores, aqueles que o farão adquirir mais conhecimento no decorrer do processo de conquista. Tendo as metas (desejos) estabelecidas, ensine seu filho a listar as ações necessárias para realizá-las. Estabeleçam juntos um prazo para as conquistam e trabalhem com afinco para que as metas sejam alcançadas.
 

Dica 03 – Ensine o valor do fracasso

 
A palavra fracasso geralmente é vista como algo ruim, no entanto, quando se sabe aproveitar o que ela pode ensinar, pode se tornar um elemento positivo na construção de empreendedores de valor. Quando seu filho fracassar na realização de algum objetivo – o que, inevitavelmente, irá acontecer – não o puna, sente e converse com ele a respeito dos motivos que o levaram a falhar e de que maneira ele pode evitar que isso aconteça no futuro.
 
Errar, além de ser humano, é uma condição para que se tenham acertos na vida, pois somente aquele que erra sabe exatamente o que não fazer numa situação semelhante no futuro. O segredo está em usar o fracasso como uma lição de empreendedorismo infantil e crescimento pessoal, observando que o fortalecimento do caráter também é essencial.
 

Dica 04 – Ensine os pequenos a vender

 
A habilidade de negociação e venda é fundamental em todos os setores da vida, não somente na construção de uma carreira profissional ou de um empreendimento. Por isso, os pais que desejam fomentar o perfil de crianças empreendedoras devem criar oportunidades para que seus filhos desenvolvam essas habilidades.
 
Pode ser por meio do incentivo da venda de biscoitos, de brinquedos antigos, entre outros. Os pequenos projetos desenvolvidos pelas crianças têm grande valia na formação dessas habilidades. Deixe que o seu filho atribua preços aos seus produtos, negocie com os seus clientes e feche os seus negócios.
 

Dica 05 – Desenvolva as habilidades de comunicação dos seus filhos

 
Atualmente, a principal dificuldade das crianças é estabelecer uma comunicação assertiva com as pessoas ao seu redor. Em parte, isso se deve ao crescimento da influência das mídias sociais em suas vidas, pois desde muito pequenas as crianças se comunicam através de textos curtos, não treinando as habilidades verbais.
 
Os pais que desejam incentivar o empreendedorismo infantil devem ficar atentos para o exemplo que estão dando aos seus filhos. Evite se comunicar apenas por aplicativos e redes sociais com os familiares. Fazer ligações e reuniões em casa para que a criança estabeleça uma lógica de diálogo contribui para que ela aprenda algo simples, mas que está cada vez mais em falta, que é conversar.
 
Os casos de crianças empreendedoras têm se difundido pelo mundo, demonstrando que a preparação dos empreendedores de sucesso começa desde muito cedo. Qual a sua opinião a respeito do incentivo do empreendedorismo infantil? Deixe seu comentário!