Você não pode ser um empreendedor medíocre!

Você não pode ser um empreendedor medíocre!

Pergunte a qualquer empresário quais são os seus maiores desafios. Posso garantir que suas respostas incluirão finanças, conseguir bons parceiros de negócios, ter funcionários qualificados e produtivos e encontrar seu nicho de mercado. Entretanto, há um desafio que poucos se lembram: a mediocridade.
 
Comparado com os outros desafios mencionados, a mediocridade é, definitivamente, o mais perigoso. Pode parecer exagero, mas a verdade é que ela atingiu níveis preocupantes e muitos empreendedores e sequer percebem.
 
Pense no seu dia a dia. Como é atendido quando vai ao supermercado, contrata um serviço para sua casa, precisa ligar para uma empresa de telefonia para resolver alguma questão relativa ao seu plano, etc.? Obviamente, não podemos negar que existem bons funcionários, pessoas que se dispõem a dar o melhor de si para entregar um bom trabalho. Porém, é assustador o número de vezes que somos mal atendidos ou que compramos um produto sem a qualidade esperada.
 

O Que é Ser Medíocre?

 
Para entender melhor o que é medíocre, basta pensar na formação da palavra. Ela vem do latim, do termo: mediocris, que significa a média. Ou seja, é tudo aquilo que está na média, não é pior e nem melhor do que o restante. Assim muitas pessoas levam suas vidas, cumprindo apenas aquilo que acreditam ser sua obrigação, sem surpreender e se esforçar para ser cada vez melhor.
 
Mediocridade significa estar satisfeito com menos do que o melhor. Ela pode ser facilmente testemunhada nas pessoas que vivem uma vida sem inspiração e sem entusiasmo. Este tipo de indivíduo não tem nenhuma ambição ou paixão, e isso reflete na maneira que age em relação ao seu trabalho.
 
Nos negócios, é vista como o método mais fácil e seguro de comercializar bens e serviços. Afinal, se você está no mesmo patamar de 100 outras empresas, então nunca estará em uma posição de risco ou perigo.
 
Infelizmente, aqueles que são medíocres sentem a necessidade de criticar aqueles que buscam estar além da média. Por isso é que nós encontramos; com facilidade; profissionais fazendo comentários sarcásticos sobre aqueles que querem superar os seus limites. Se você está nesta posição de ódio e inveja, pergunte a si mesmo: Por que estou gastando meu tempo e minha energia sendo um empreendedor comum e mediano? Se você pretende fazer algo, faça bem feito!
 

O Perigo da Mediocridade

 
Em primeiro lugar, ser mediano não irá atrair ninguém. Quando você é medíocre e oferece produtos e serviços sempre na média, não espere ver uma multidão de clientes interessados neles. Caso você consiga clientes, não espere que eles retornem. A mediocridade não inspira lealdade.
 
Tenha em mente que é mais fácil e mais barato manter sua base de clientes do que conquistar novos. Portanto, ser medíocre irá lhe custar tempo, energia e muito dinheiro. Se você quer estar em outro nível, ouse sair da zona da mediocridade para a zona dos resultados acima da média.
 
Quando estamos com muito medo de enfrentar a mediocridade, permitimos que ela tome conta da situação. Se você não a enfrenta, ela se tornará parte da cultura da sua empresa e, consequentemente, vai dificultar o seu sucesso. Então, se o seu fornecedor lhe entrega materiais ruins, não ache que o preço baixo é uma justificativa para isso. Exija materiais melhores e, se ele não puder atender suas exigências, procure por outro.
 
Quando nos tornamos complacentes com resultados medíocres, perdemos a oportunidade de fazer a diferença e sair na frente.
 

Dicas Para Fugir da Mediocridade

 
Se você não quer se uma pessoa medíocre, principalmente no que se refere aos negócios, confira as dicas a seguir.
 

Aumente Seus Padrões

 
Muitas vezes baixamos nossos padrões por acreditar que será impossível encontrar mão de obra qualificada e que trabalhe melhor do que os funcionários que temos. Mas isso não deve ser usado como desculpa.
 
Deixe claro o que você espera dos seus funcionários, e, claro, motive-os dando boas condições de trabalho para que eles tenham vontade de melhorar e entregar resultados sempre com muita qualidade.
 

Surpreenda

 
O primeiro passo para fugir da mediocridade é surpreender o cliente e proporcionar-lhe uma experiência acima da média dos concorrentes. A maior parte do tempo, estamos tentados a entregar exatamente o que somos pagos para fazer. Mas entregar 110% é a chave para o sucesso. É como ir a um hotel e encontrar chocolates ou receber um produto com uma embalagem bonita e um cupom de desconto para uma próxima compra. Quando você faz mais do que o que seu cliente está esperando, você vai ganhar a sua lealdade, indicações, avaliações positivas e se destacar na multidão.
 

Livre-se de Pessoas Tóxicas

 
Pessoas tóxicas têm a capacidade única de espalhar sua negatividade com precisão e eficiência. É por isso que devemos nos afastar de pessoas arrogantes, desmotivadas e sem ambição. Elas agem como ímãs que te prendem à mediocridade.
 

Coloque o Cliente em Primeiro Lugar

 
Grande parte dos empresários acredita que sabe o que o cliente precisa. Isso é arrogância, pois apenas o cliente pode dizer o que ele quer e precisa.
 
Então, deixe seu ego de lado e preste atenção neles, que são aqueles que compram seus produtos e serviços. Ouça suas queixas e acompanhe seus hábitos de compra. Analise tudo isso e depois entregue resultados que satisfaçam suas necessidades. Dessa forma, com o foco nas necessidades dos seus consumidores, você deixará de ser apenas mais uma empresa, para ser aquela pela qual as pessoas irão procurar.
 
E você? O que faz para sair da sua zona de conforto e fugir da mediocridade em sua empresa? Conte-me nos comentários e compartilhe meu artigo em suas redes sociais e ajude mais empreendedores a alcançar o próximo nível.