É possível empreender na terceira idade?

É possível empreender na terceira idade?

Quando você ouve falar em terceira idade, o que vem à sua cabeça? Se sua resposta for um grupo de velhinhos realizando atividades tranquilas, sugiro que reveja os seus conceitos. Hoje, aqueles que já atingiram a maturidade estão cada vez mais ativos e o número de pessoas com mais de 60 anos que resolvem empreender aumenta a cada dia. No artigo de hoje falarei a respeito do empreendedorismo na terceira idade e as vantagens que a maturidade traz para o mundo dos negócios.
 

O Empreendedorismo Tem Idade?

 
A resposta para este questionamento é não! O empreendedorismo não tem idade e não é indicado apenas para jovens. As pessoas mais maduram que têm o sonho de abrir o próprio negócio podem e devem realizá-lo. Se você está nessa fase da vida, não use a sua idade como desculpa, pois a experiência oferece diversas vantagens sobre os mais jovens.
 
O número de empreendedores na terceira idade tem aumentado porque, após a aposentadoria, muitos sentem falta da rotina de trabalho. No início, é natural querer aproveitar a liberdade para acordar mais tarde, viajar sem preocupações, não ter compromissos, porém, com o passar do tempo, tudo isso começa a fazer falta. Então, abrir uma empresa é uma forma de voltar a ser uma pessoa ativa, mas sem precisar seguir as regras de um emprego convencional.
 

Vantagens da Maturidade no Empreendedorismo

 
A sigla CHA resume as características que um empreendedor precisa ter, que são: Conhecimento, Habilidades e Atitudes, ou seja, ter o saber, saber fazer e querer fazer. Então, considerando essas três características, especialistas apontam que as faixas etárias mais indicadas para começar a empreender são: entre 18 e 25 anos e após os 55/ 60 anos, ou seja, na maturidade.
 
No caso dos jovens, a explicação é que esse é um período em que a maioria está na universidade ou fazendo cursos, por isso estão com o conhecimento fresco na mente e prontos para colocá-lo em prática. Quando se trata dos empreendedores maduros, as vantagens estão na larga experiência de vida e profissional, o que será muito positivo em um novo negócio. Outro fator é que são pessoas que, possivelmente, já alcançaram uma estabilidade em relação às finanças, o que facilita os investimentos.
 
Não é difícil encontrar empresários mais jovens que buscam sócios com mais experiência para que, juntos, possam compartilhar conhecimentos e experiência, agregando ainda mais valor ao negócio. Além disso, o sócio mais experiente pode atuar como uma espécie de mentor, aconselhando e compartilhando o que sabe com o mais jovem.
 

Motivos Que Levam a Terceira Idade a Empreender

 
Se falarmos para uma pessoa mais jovem sobre empreender na terceira idade, certamente ela irá responder que não vê a hora de se aposentar para descansar e não ter mais compromissos profissionais. Porém, quando a idade vai avançando e a aposentadoria chega a realidade pode ser bastante diferente.
 
Os principais motivos que levam uma pessoa madura a querer empreender são: o desejo de voltar a se sentir útil e a necessidade de complementar a renda. Sobre o primeiro caso, eu citei anteriormente, já em relação ao segundo, infelizmente o brasileiro não tem o costume de se preparar financeiramente para o futuro, então muitos precisam buscar outras fontes de renda.
 
Independente de qual for o motivo que fez com que você resolvesse empreender na maturidade, saiba que pode ser uma experiência incrível e que dará um novo sentido para a sua vida. Como empreendedor e empresário posso dizer que não é fácil, pois são muitos desafios a serem vencidos, mas é muito recompensador ver as suas ideias se tornando realidade.
 

Dicas Para Ter Sucesso ao Empreender na Terceira Idade

 
Mesmo com experiência de vida, é importante considerar algumas dicas para que o sonho de abrir um negócio não se transforme em um pesadelo. Confira alguns conselhos que acho importantes levar em consideração antes de começar a agir.
 
Tenha um Planejamento: Assim como aconselho qualquer empreendedor, independente da idade, é importante se planejar, e isso envolve todos os aspectos do negócio, principalmente o financeiro. Isso irá evitar que você comprometa o patrimônio que conquistou ao longo de vida.
 
Busque Aconselhamento: Se você nunca teve uma empresa e não tem conhecimento e experiência na área, é importante buscar aconselhamento. Um mentor pode ser de grande ajuda e oferecer todo o suporte que precisa. Vale dizer que mentores não precisam ter mais idade do que os seus “mentorandos”, basta que tenham mais conhecimentos e experiência em determinada área.
 
Faça o Que Ama: Na terceira idade, o foco deve estar, principalmente, no seu bem-estar. Então, se já é aconselhado para que qualquer empreendedor faça aquilo que realmente ama e acredita, quando se está na maturidade isso deve ser ainda mais forte. Encontre algo que te motive e tenha prazer ao trabalhar, isso certamente irá se refletir na sua vida e no sucesso do negócio.
 
Não use a idade como desculpa para não empreender. Nunca é tarde para realizar os nossos sonhos!