Ferramentas de Gestão Para sua Empresa Crescer
Gerir um negócio não é uma tarefa nada fácil. Planejar, organizar, dirigir e controlar é essencial para a sobrevivência e sucesso de um empreendimento. Por isso, o gestor deve compreender a importância da aplicação de ferramentas gerenciais que dão base e ajudam no mantimento e crescimento da empresa. É justamente para isso que existem as ferramentas de gestão.
Essas ferramentas podem ser um grande diferencial competitivo, podendo resultar em aumento de receita, da rentabilidade e da lucratividade, crescimento da produtividade, melhoria ao atendimento e maior satisfação dos clientes. Ou seja, a empresa só tem a ganhar ao utilizar essas ferramentas da maneira correta. Para ajudá-lo a crescer independentemente do ramo em que atua, seguem algumas ferramentas de gestão, para que você possa colocar em prática no seu negócio.
5 ferramentas de gestão
Plano de Negócios
O Plano de Negócios é um documento aplicado no planejamento de um empreendimento, tendo como finalidade definir e traçar sua estratégia de atuação. É colocar no papel os passos da sua empresa, proporcionando visualizar se suas ideias são viáveis, a fim de esclarecer quais os objetivos do negócio. Esse é um dos primeiros passos para quem busca empreender, manter ou ampliar seu negócio.
Cadeia de Suprimentos
Essa ferramenta é muito importante para organizar os processos e etapas de uma empresa. A gestão dessa cadeia de Suprimentos consiste no gerenciamento de uma rede interligada que envolve todo o procedimento de produto e serviço requerido pelo cliente. É o processo de movimentação de bens, pedido do cliente, englobando a aquisição de matéria prima e produção até a sua distribuição. Ou seja, o conceito compreende os processos de compra, armazenamento, transformação, embalagem, transporte, movimentação interna de distribuição e todo o suporte preciso para que isso aconteça.
Análise ou Matriz Swot
A análise Swot, ou Matriz Swot, auxilia no planejamento de passos do presente e futuro de uma empresa. A palavra Swot é uma sigla na língua inglesa, da qual a tradução é Forças (Strenghs), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Através da tradução, esse exercício também é conhecido como análise/matriz FOFA. Os dados obtidos por meio desse estudo possibilitam um maior conhecimento sobre os pontos fracos e fortes do cenário em que a empresa está inserida, além de auxiliar empresários a estarem atentos ao movimento do mercado, fazendo um diagnóstico estratégico da empresa.
Análise de Desempenho
A avaliação de desempenho de um empreendimento é uma das principais ferramentas no que diz respeito à gestão de pessoas, uma vez que permite o processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento do funcionário ao longo de um período de tempo, concedendo uma visão mais direta do gestor. Evidentemente, essa análise de desempenho da empresa traz benefícios tanto para o funcionário como também para as corporações. Para o colaborador essa análise oferece o feedback do seu desempenho e para as empresas viabiliza desenvolver os potenciais de cada funcionário, permitindo assim um crescimento nos resultados organizacionais.
Análise de Mercado
A análise de mercado é uma ferramenta fundamental na qual se faz a coleta dos mais diversos dados, abrangendo desde novas tecnologias, preços, público-alvo, até uma pesquisa sobre a possível, ou já existente, concorrência do seu empreendimento. O resultado disso é uma maior produtividade e um melhor atendimento às necessidades do consumidor, obtendo lucros e aumentando as suas chances de crescer nos negócios.
Além das 5 ferramentas de gestão que sugeri, existem outras inúmeras. Procure saber mais sobre elas e sobre as outras que estão à disposição do empresário. Essas ferramentas são fundamentais para uma boa gestão do negócio, por isso não pense duas vezes e busque quais podem auxiliar na sua administração e fazer sua empresa crescer.