O que fazer quando a família não apoia seu sonho empreendedor?

O que fazer quando a família não apoia seu sonho empreendedor?

Para quem tem ideias empreendedoras, é bastante frustrante ouvir negativas da sua família sobre a construção de um negócio próprio. A decisão de deixar um emprego que oferece estabilidade para se aventurar na abertura de uma empresa é bem complicada e, sem o apoio das pessoas que mais se ama, pode se tornar quase insustentável. Saber a melhor forma de reagir a esse comportamento da família é imprescindível.

Saiba mais sobre empreendedorismo. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

Tenha Força Para Tirar Suas Ideias Empreendedoras do Papel

Quem tem o sonho de se tornar um empreendedor de sucesso, precisa dar o primeiro passo nesse sentido, saindo da sua zona de conforto, mesmo que isso signifique ir de encontro com os desejos da sua família. Contudo, é importante compreender que esse não é um momento para gerar conflitos com os familiares, pois esse desgaste emocional pode fragilizar o indivíduo nos primeiros meses do empreendimento.

Para manter a sua força de realizar as suas ideias empreendedoras, nada melhor do que saber distanciar as opiniões negativas sem, necessariamente, cortar relações com a família. Mesmo que os mais próximos não tenham uma postura positiva quanto ao ímpeto de empreender, é necessário mantê-los por perto.

Entenda a Postura dos Seus Familiares

O primeiro ponto numa situação como essa é entender que seus familiares se mostram contrários ao seu sonho de empreender porque querem o melhor para você. De maneira geral, os entes queridos têm medo de que a empresa não decole e, assim, o empreendedor perca sua estabilidade financeira sem nenhuma rede de segurança. Infelizmente, nem todo mundo que tem boas ideias consegue realmente se estabilizar no mercado.

Outro fator que pode despertar a insegurança dos familiares, é acreditar que o novo empresário pode não ter gás para se manter engajado na causa enquanto a companhia não começa a prosperar. Pense como você se porta nas questões do dia a dia. Quem tem dificuldade para chegar no horário combinado para os compromissos ou que é conhecido por ter começado e parado vários cursos, pode despertar a desconfiança dos demais.

Leve em Consideração a Opinião dos Seus Familiares

A forma mais inteligente de reagir às negativas das pessoas próximas quanto as suas ideias empreendedoras é ouvir com atenção os argumentos e ponderar quais podem estar certos, mudando, assim, alguns traços de comportamento. A preocupação de quem te ama tem fundamento na observação da sua realidade e não tem como objetivo te colocar para baixo. Falar a verdade sobre a possibilidade de seu fracasso como empreendedor não é fácil e demonstra que essas pessoas realmente se importam com você.

Faça uma Análise do Seu Sonho

Pode ser bastante difícil seguir em frente com o sonho de abrir um negócio tendo pessoas contrárias à ideia dentro de casa e, por isso, é importante fazer uma avaliação dos motivos que fizeram desse o seu sonho. Você realmente acredita nessa organização que pretende abrir? Trata-se de um desejo antigo ou de uma solução de emergência para tentar fugir da crise?

Ter essas respostas te ajudará a compreender se está realmente no caminho certo, se esse sonho é sólido e passível de ser realizado. Com essa análise feita, você terá mais certeza de que deve insistir ou, então, considerar um pouco melhor as opiniões dos seus familiares.

Aprenda a Dialogar Com Argumentos

Serão diversas as situações em que os seus familiares estarão prontos para lhe dizer que o caminho de empreendedor de sucesso não é para você. Ao invés de ficar irritado e responder elevando a voz, aprenda a dialogar usando argumentos que demonstrem o quanto está preparado para assumir essa posição. As pessoas a sua volta somente irão respeitar a sua decisão quando perceberem que está mais do que motivado e preparado para realizar as suas metas.

Integre Seus Familiares na Construção do Seu Negócio

O empreendedorismo é um mistério para muitas pessoas e, por isso mesmo, pode soar como um sonho impossível para os seus familiares. Uma estratégia para diminuir essa sensação nas pessoas amadas é buscar integrá-las ao dia a dia da companhia. Conte as novidades como, por exemplo, o fechamento de um contrato novo ou o atingimento de uma meta.

A partir do conhecimento a respeito do empreendimento e de seu potencial sucesso, os seus familiares se tornarão mais sensíveis a ficar ao seu lado nessa empreitada. Porém, desenvolva essa estratégia com parcimônia, isto é, evite bombardear as pessoas com informações sobre o seu negócio logo nas primeiras semanas. Comece lentamente para chegar a uma resposta mais positiva deles quanto aos seus esforços.

Estabeleça Limites Para as Opiniões

Se, mesmo depois de se esforçar para compreender os temores dos seus entes queridos e usar bons argumentos para convencê-los, a postura deles se mantiver irredutível, saiba como estabelecer limites. Não deixe que as pessoas interfiram diretamente na sua vida, pois, para se tornar um empreendedor de sucesso, você deverá ter confiança em si mesmo.

Você está passando ou já passou por essa situação? Comente!

Várias dicas para você que quer ser um empreendedor você confere no meu canal. Inscreva-se agora!