Seu Restaurante pode vender mais - dicas

Seu Restaurante pode vender mais - dicas

Adotando algumas estratégias simples é possível fazer seu restaurante vender mais e fidelizar clientes. Num momento em que a economia dá alguns sinais de recuperação é crucial aproveitar para posicionar a sua marca com mais assertividade conquistando grupos distintos de clientes. A forma como a marca é apresentada para os seus potenciais clientes faz toda a diferença para sua consolidação.

7 Estratégias matadoras para seu restaurante vender mais

A seguir vou apresentar 7 dicas para potencializar a venda do seu estabelecimento com foco no aumento do lucro e de fortalecimento da imagem de marca diante dos consumidores.

1 – O atendimento deve ser uma experiência agradável

Os clientes que chegam para almoçar ou jantar no seu restaurante estão em busca de mais do que simplesmente matar a fome, essas pessoas estão buscando por momentos de relaxamento de suas rotinas estressantes. Treine a sua equipe de garçons para fazer mais do que simplesmente entregar os cardápios, os clientes vão gostar de receber sugestões de acordo com seu perfil. Além disso, é essencial criar um ambiente agradável para que as pessoas se sintam a vontade e queiram permanecer.

2 – Aumente o ticket médio

Ticket médio nada mais é do que o valor médio que cada cliente gasta no seu restaurante então uma forma de vender mais é elevar essa média, correto? Para conseguir que os clientes gastem mais sem mexer nos preços dos pratos recomendo que o proprietário diversifique as bebidas que oferece em seu cardápio.

Quanto mais alternativas, mais chances de que os clientes queiram beber algo para acompanhar o almoço ou jantar. Drinks podem ser muito bem-vindos tanto na hora do almoço em fins de semana como no horário do jantar nos dias de semana.

3 – Refine as opções de sobremesas do seu cardápio

Ainda seguindo a lógica da dica acima de aumentar o ticket médio recomendo que o proprietário se dedique a agregar mais valor para as opções de sobremesas que compõem o seu cardápio. Por exemplo, ao invés de oferecer simplesmente um sorvete de chocolate é interessante apostar numa opção como um milk-shake ou uma banana Split.

Quanto mais diferenciada for a sobremesa mais o cliente estará inclinado a pagar mais por ela. Mas, atenção que é essencial que o produto entregue corresponda as expectativas, pois nada é mais frustrante que pagar caro para levar algo de má qualidade!

4 – Ofereça opções vegetarianas e veganas

O número de consumidores vegetarianos e veganos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e os restaurantes que desejam vender mais precisam oferecer soluções para essas pessoas. Praticamente todo grupo de amigos tem pelo menos um indivíduo que não ingere carnes ou produtos de origem animal.

Ao pensar nessas pessoas o seu restaurante está conquistando todo o grupo, afinal não é legal ir num lugar em que algumas pessoas não podem comer, não é mesmo? Capriche na montagem do cardápio oferecendo opções coerentes e que sejam realmente apetitosas. Alguns estabelecimentos pecam por oferecer pratos vegetarianos ou veganos com visual de improviso.

5 – Ofereça opções feitas na hora

Nem todo mundo tem tempo para aguardar o preparo de um prato em que todos os ingredientes são feitos na hora, no entanto, para aqueles que dispõem desse tempo é interessante ter esse tipo de opção. Pratos com estilo artesanal e com métodos de preparo diferenciados podem se tornar o diferencial do seu estabelecimento e atrair pessoas cujo paladar é mais refinado.

6 – Trabalhe com promoções

Comer fora se tornou um hábito caro para muitas pessoas, que têm apostado em levar suas próprias refeições para o trabalho. Uma forma de atrair esses indivíduos novamente para o restaurante é ter promoções em que eles ganhem algo de brinde reduzindo o impacto financeiro das refeições.

Oferecer uma sobremesa grátis a cada 5 almoços ou mesmo uma refeição pela metade do preço para quem tiver realizado X compras na semana pode ser um meio de ampliar as suas vendas para clientes recorrentes, aqueles que trabalham fora e precisam de um lugar para almoçar. Ao perceber que tem algumas vantagens financeiras esse consumidor acaba optando por dedicar menos tempo para cozinhar.

7 – Automatização do atendimento

Quer fazer com que os clientes tenham vontade de retornar? Então aposte na automatização do atendimento, isso evita as chances de erros nos pedidos e reduz o tempo de espera para receber a refeição e pagar a conta. As pessoas estão cada vez mais impacientes e não tem mais tempo para desperdiçar.

Há softwares de gestão que permitem trabalhar com mais tranquilidade e assertividade, os garçons podem anotar os pedidos em tablets e os mesmos serem enviados diretamente para a cozinha. Quando for pagar a conta basta que o cliente apresente sua comanda sem precisar ficar lembrando o que foi que comprou.

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