Síndrome de Burnout - Saiba mais

Síndrome de Burnout - Saiba mais

Nos últimos tempos se tornou mais comum ouvir falar sobre a síndrome de Burnout, condição de exaustão física e mental conceituada na década de 1970 psicólogo Herbert Freudenberger. O ritmo de vida e especialmente de trabalho atual contribui significativamente para a sensação de incapacidade de realizar todas as tarefas pendentes e ser feliz. Entenda o que é Burnout e como eliminar essa exaustão da sua vida de empreendedor.

O que é síndrome de Burnout?

A palavra Burnout significa algo como “queimar até o fim” em referência a sensação de que não se tem mais energia para realizar nada na vida devido à profunda exaustão. É importante destacar que a síndrome se refere a um estado de cansaço muito mais grave do que a fadiga comum. O indivíduo acometido por Burnout acorda se sentindo extremamente cansado mesmo tendo dormido por longas horas.

Aos poucos essa pessoa começa a acreditar que não tem mais nada a oferecer para o mundo por não conseguir dar conta das suas responsabilidades. Os sinais mais claros desse problema de saúde emocional incluem: isolamento social, dificuldade em viver a própria vida, necessidade de fuga (desenvolve estratégias para sair da situação que o incomoda podendo até usar drogas e álcool), desenvolvimento de outras doenças pela baixa da imunidade e exaustão.

Confira 5 atitudes para eliminar a exaustão e prevenir o Burnout

A síndrome de Burnout costuma se manifestar em pessoas sobrecarregadas pelo trabalho, em geral quem deixa que uma lista gigantesca de tarefas se acumule não tendo mais tempo para sua vida pessoal e atendimento de suas próprias necessidades. Empreendedores podem facilmente se perder na linha tênue que separa a dedicação ao negócio à sobrecarga visando obter sucesso.

Pense que um gestor exausto e com a saúde comprometida não poderá fazer muito então é fundamental ligar o sinal de alerta ao identificar um estresse além da medida. A seguir listei 5 atitudes para tornar sua rotina menos estressante reduzindo assim a sensação de exaustão prevenindo o desenvolvimento de Burnout e outras complicações.

1 – De olho na alimentação

Ter uma dieta balanceada é essencial para fortalecer a sua saúde física e também a emocional. Uma dica para melhorar a sua disposição diante dos desafios cotidianos é adicionar a sua lista de alimentos preferidos opções com ômega-3 como peixes, nozes e óleo de linhaça. Esse nutriente contribui inclusive para potencializar o seu bom humor.

Outra dica importante acerca de alimentação é evitar refeições muito pesadas no almoço em dias com muitos compromissos, se você não tiver tempo para digerir bem vai se sentir mais irritado. E lembre-se o horário das refeições é sagrado, evite manusear o celular e conversar sobre temas relativos ao seu negócio.

2 – Pratique atividade física

Os exercícios físicos contribuem para a saúde do corpo e da mente, esse é um momento em que você pode ficar em contato consigo mesmo refletindo sobre acontecimentos da sua vida pessoal. Também é importante porque atividades físicas alavancam a produção de neuro-hormônios como serotonina e endorfina reconhecidos por contribuir com a sensação de bem-estar e felicidade reduzindo o estresse e o mau humor.

3 – Aprenda a delegar tarefas

Muitos empreendedores – especialmente os de primeira viagem – centralizam demais as atividades profissionais de maneira que acabam sobrecarregados. Para prevenir o estresse extremo e a exaustão é crucial aprender a delegar tarefas e confiar nos seus colaboradores. Nem tudo precisa ser feito ou resolvido por você, ao entender isso fica mais simples terminar as suas atividades dentro de um horário comercial aceitável.

4 – Seja zeloso com o seu sono

O sono é essencial para que o organismo possa se recuperar das atividades extenuantes realizadas ao longo do dia então não economize horas. Cada indivíduo possui necessidades diferentes em relação às horas de sono, identifique as suas e atenda o que seu corpo está pedindo. Uma dica é acostumar seu organismo a dormir e acordar no mesmo horário todos os dias.

Se você está enfrentando dificuldades para dormir é interessante adotar o hábito de uma hora antes de deitar a cabeça no travesseiro não usar mais o celular, não assistir televisão e realizar outras atividades que possam te deixar mais acordado. Faça refeições leves e evite beber café horas antes de dormir.

5 – Dedique-se a sua família

Passar bons momentos com quem você ama ajudará a recarregar as energias para enfrentar a rotina exaustiva de empreendedor. Separe algum tempo para sair com seus familiares e, também, com seus amigos. Apenas se sentar e conversar com as pessoas de quem gosta já ajuda a tornar sua vida mais equilibrada. Viver apenas para o trabalho não é saudável e pode te levar a ter um colapso nervoso.

Gostou de saber mais sobre Burnout e como prevenir esse estado de exaustão extrema? Compartilhe e deixe seus comentários! 

 

Copyright: 1188884551 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Mangostar