Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Se você quer começar a empreender e não sabe por onde começar, o SEBRAE pode ser de grande ajuda. Para quem não conhece, trata-se de um serviço do governo que tem como função incentivar o empreendedorismo no Brasil, oferecendo todo o suporte necessário para que qualquer pessoa consiga abrir sua empresa. Continue acompanhando e saiba como a instituição pode te ajudar a empreender.

SEBRAE: O Que é?

 
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas tem um nome autoexplicativo. Ele faz parte do chamado Sistema S, que consiste em um conjunto de nove instituições relacionadas a categorias profissionais específicas. São elas: SENAR, SENAC, SESC, SESCOOP, SENAI, SESI, SEST, SENAT e, claro, o SEBRAE. Todas elas têm como função promover a capacitação e aperfeiçoamento profissional, cada uma em sua área.
 
O SEBRAE, em especial, conta com suporte para as micro e pequenas empresas. Oferece cursos, orientação sobre aspectos legais, suporte para abertura de empresas, administração financeira, recursos humanos, enfim, tudo o que for necessário para estimular o crescimento do empreendedorismo no país.

Empreendedorismo no Brasil: O Papel do SEBRAE

 
O SEBRAE oferece todo o suporte que você precisa para iniciar a sua jornada empreendedora. Basicamente, o serviço conta com dois tipos de suporte, que são para:
 
Abrir uma Empresa: Para uma pessoa completamente inexperiente, abrir uma empresa sem apoio é uma tarefa praticamente impossível. A instituição oferece suporte em relação a:

  • Entender os aspectos legais que envolvem a abertura de uma empresa.
  • Conhecer e definir o público alvo e entender as suas necessidades.
  • Saber como realizar uma gestão financeira eficiente.
  • Aprender a fazer um plano de negócios.
  • Indicação de cursos online e presenciais que trarão maior conhecimento voltado para o negócio.

Reformular uma Empresa: Quem já tem uma empresa pode utilizar os serviços do SEBRAE para melhorá-la por meio de soluções, como:

  • Análise minuciosa do negócio para identificar pontos que podem ser aperfeiçoados.
  • Uma nova visão sobre a sua empresa.
  • Novas opções para o crescimento do negócio.
  • Direcionamento para buscar soluções necessárias para a empresa.

 

O Site do SEBRAE

 
O site do SEBRAE conta com um grande acervo de informações que podem ajudar em sua jornada empreendedora. Ao acessar a página, aparecem diversos temas de gestão para que você selecione sobre qual deseja se informar. Os temas são:

  • Empreendedorismo: Dicas para abrir, melhorar e expandir a sua empresa.
  • Planejamento: Informações sobre como fazer o planejamento do negócio.
  • Finanças: Como controlar as finanças da empresa.
  • Mercado e Vendas: Dicas para a sua empresa se destacar em meio a concorrência.
  • Inovação: Dicas de como inovar para se destacar no mercado.
  • Cooperação: Como firmar boas parcerias que sejam benéficas para a empresa.
  • Pessoas: Como gerenciar a equipe de colaboradores.
  • Organização: Formas para tornar os processos mais eficientes.
  • Leis e normas: Como gerenciar a empresa seguindo todos os aspectos legais.

Ao acessar cada uma das opções, você terá acesso a artigos, vídeos e cursos sobre o tema em questão. Informações extremamente valiosas que terão muito a acrescentar no seu negócio. Há, ainda, um cronograma de eventos que irão acontecer nas sedes do SEBRAE espalhadas pelo país. É interessante ficar de olho para saber quando irá acontecer um desses eventos na sua cidade ou região.
 
Além disso, o site mostra outras soluções que a instituição tem a oferecer, como os cursos no SEBRAE, que podem ser presenciais ou à distância, passo-a-passo para se tornar um MEI (microempreendedor individual), biblioteca virtual com diversos artigos do interesse de micro e pequenos empresários, diagnóstico de gestão e muito mais.
 

Os Cursos do SEBRAE Para Micro e Pequenos Empresários

 
O SEBRAE oferece diversos cursos gratuitos na modalidade EaD (ensino à distância), que podem ser realizados sem sair de casa. Para ver os cursos que estão disponíveis basta acessar o site, então, lá você poderá buscar de acordo com as áreas de interesses. Ao acessar uma opção, aparecem informações relacionadas ao objetivo, público-alvo, carga horária e um resumo do conteúdo abordado.
 
Para fazer a matrícula é necessário criar um login e uma senha. Então, você terá acesso a uma página personalizada, na qual poderá cadastrar a sua empresa e gerenciar os cursos que estiver fazendo. Antes de se inscrever para um dos cursos é importante que se programe para assistir às aulas, pois o conteúdo ficará disponível apenas por um período determinado, que pode ser de 15 a 30 dias, dependendo da carga horária.
 
Apesar de ser online, você irá contar com a orientação de um tutor, que é um profissional experiente e com amplo conhecimento no tema abordado nas aulas. Ele irá tirar as suas dúvidas e estimulá-lo a buscar cada vez mais conhecimento. Ao concluir o curso você receberá um certificado digital que prova a sua participação.
 
É interessante, também, que procure a sede do SEBRAE da sua cidade para se informar em relação aos cursos presenciais, que são outra forma de se capacitar ainda mais para empreender com sucesso, além de eventos e oficinas. No próprio site é possível encontrar o endereço das sedes da instituição em todo o país.
 
Você já fez algum curso do SEBRAE? Já conhecia todas as opções de cursos e capacitação que o serviço oferece? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.