empresa-exponencial
Estratégias de Negócio

Empresas Exponenciais: Conheça Seus Segredos

Nos últimos anos, pudemos observar o surgimento de diversas empresas que tiveram um crescimento bastante rápido se comparado com de outros negócios. Posso citar como exemplos o Facebook, Google e Uber, que, em pouco tempo, se tornaram altamente rentáveis e passaram a ser consideradas empresas exponenciais, que é o tema que trataremos neste artigo.
 

O Que São Empresas Exponenciais?

 
Também chamadas de ExOs, do inglês Exponential Organizations, são aquelas organizações que possuem uma gestão diferente e mais moderna. São consideradas exponenciais, ou seja, se destacam, porque apresentaram um crescimento rápido e com menor custo, se comparadas com outras do mesmo segmento. Ainda citando o exemplo do Facebook, em apenas seis anos a empresa se tornou uma das mais valiosas do mundo, o que é um tempo relativamente curto.
 
A expressão surgiu no livro “Exponential Organizations”, de Salim Ismail e Yuri van Geest, dois empreendedores que resolveram pesquisar sobre o fenômeno dos negócios que crescem tanto em um curto espaço de tempo. Uma característica comum às organizações exponenciais é o fato de que a maioria delas utiliza a tecnologia como forma de promover mudanças na sociedade.
 
Acredito que o aplicativo Whatsapp faça parte da maioria das pessoas que está lendo este artigo, certo? Você consegue imaginar como seria a sua vida sem ele? Seja para conversar com amigos ou tratar de negócios, a ferramenta revolucionou a comunicação. Há alguns anos, nós conseguíamos sobreviver sem ele, mas hoje se tornou impossível. Isso acontece porque a empresa conseguiu o objetivo de promover uma grande mudança na forma como as pessoas se comunicam. Esse feito foi conquistado em apenas dois anos e, portanto, o Whatsapp é um exemplo de empresa exponencial.
 

Características das Empresas Exponenciais

 
A principal e mais marcante característica das empresas exponenciais é o fato de serem inovadoras. Porém, ao compará-las, é possível perceber algumas características que são comuns à maioria. Veja quais são:
 

Pensamento Grande

 
As organizações exponenciais já começam com o objetivo de serem grandes e promover grandes transformações. A maioria delas possui o chamado Propósito Transformador Massivo (PTM), que é a intenção de transformar um grande número de pessoas. No início, ter um propósito tão ousado pode parecer utópico, mas ele é necessário para alavancar o negócio.
 
Para se ter uma ideia, o PTM do Google é “Organizar a informação do mundo” e hoje vemos que a missão foi, e está sendo cumprida com sucesso. Mas será que sempre foi assim? Provavelmente não, já que no início tratava-se apenas de uma ideia, mas que foi fundamental para que a empresa chegasse onde está hoje. Essa “simples” afirmação é o que move toda a empresa e faz com que gestores e funcionários mantenham o foco em torná-la real.
 

Equipes Por Projeto

 
Como a intenção é crescer rápido, as empresas exponenciais precisam de pessoas dispostas a trabalhar por isso. Ao invés de contratar toda a mão de obra que precisam para atender as demandas, os empreendedores contam com equipes externas, que são chamadas para trabalhar por projeto quando a equipe interna está ocupada em outras atividades.
 
A possibilidade de ter equipes flexíveis se torna ainda mais simples por conta da tecnologia, que permite que pessoas de qualquer lugar do mundo trabalhem para a sua empresa. Esta mobilidade abre um leque de possibilidades para que se tenha profissionais realmente engajados e qualificados de acordo com o projeto a ser executado.
 

Formar Comunidade

 
As empresas exponenciais têm um propósito bem definido para atingir o público certo, o que é muito mais barato e mais eficaz. Afinal, tentar atingir a todos os perfis de pessoas de uma vez, além de difícil, pode ser inviável. Claro que existem casos, como Facebook e Whatsapp, por exemplo, que atingem a maioria dos públicos. Porém, é importante começar com um foco e se manter nele, a fim de otimizar recursos e estratégias.
 

Investimentos Modestos

 
No passado, para criar uma empresa altamente lucrativa era necessário realizar um investimento também alto, a fim de comprar equipamentos e manter grandes instalações. Hoje, quando se trata de organizações voltadas para a tecnologia, é possível fazer grandes negócios com investimentos modestos. Além disso, muitas delas permitem que os clientes utilizem um ativo que já têm, que, na maioria dos casos, é o smartphone.
 
O aplicativo de GPS Waze, por exemplo, é um dos mais usados no mundo e seus usuários não precisam adquirir nenhum equipamento, logo a empresa não precisa fabricar nenhum produto físico. Basta ter um smartphone e instalar o aplicativo para usar. Com poucos recursos, a empresa conseguiu desbancar os concorrentes, que eram mais caros e complexos.
 

Experimentação dos Produtos

 
Em empresas tradicionais, os produtos apenas são testados pelos clientes quando estão em suas etapas finais. Já nas organizações exponenciais, a primeira etapa é ouvir o cliente, entender suas necessidades para só depois produzir e vender. Isso é realizado com o objetivo de otimizar os recursos e construir o projeto com base nas necessidades do público-alvo.
 
O chamado Produto Mínimo Viável, ou MVP (do inglês Minimum Viable Product) é uma forma de medir a aceitação e verificar a necessidade de alterações antes de finalizar o projeto. É um conceito que foi criado por Eric Ries em seu livro “Startup Enxuta”, que mostra que é possível ter um negócio altamente lucrativo investindo pouco.
 
Esses são alguns dos principais segredos das empresas exponenciais. Você já conhecia este conceito? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários!

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

follow-up-vendas
Estratégias de Negócio

Follow Up de Vendas: Sua Empresa Realiza?

PR-Marketing-O-Que-E-e-Como-Implementar-efetivamente-na-sua-estrategia-de-negocios
Estratégias de Negócio

PR Marketing: O Que É e Como Implementar efetivamente na sua estratégia de negócios

Investidores
Estratégias de Negócio

Os Stakeholders e Sua Importância para as Empresas

Missao-valores-visao
Estratégias de Negócio

Missão, Visão e Valores de uma empresa – Conheça os conceitos