Conheça as principais características da Assessoria de Imagem

Conheça as principais características da Assessoria de Imagem

Durante muito tempo o serviço de assessoria de imagem para empresas esteve associado a situações de crise, no entanto, pode ser válido também para o reposicionamento de uma marca no mercado assim como conquistar diferentes nichos por meio de um discurso personalizado. Existem muitas situações que permitem que se faça essa contratação obtendo excelentes resultados.

Quando Contratar uma Assessoria de Imagem

Abaixo vou explicar mais detalhadamente quais são as situações que podem ser melhor resolvidas com o auxílio de um serviço de assessoria de imagem que ajude a tornar a sua marca mais adequada para cada momento.

– Situação de crise

Embora tenha citado acima que a utilidade da assessoria de imagem vai além das situações problemáticas, não poderia deixar de citá-las. Quando uma organização, de qualquer porte, enfrenta alguma situação desvantajosa no mercado precisa de um trabalho de comunicação e administração de crise eficaz. Imagine uma fabricante de brinquedos que se vê envolvida num processo movido por alguns pais insatisfeitos por seus filhos terem se machucado manuseando os produtos que não tinham aviso quanto ao risco.

Obviamente que toda empresa deve trabalhar com responsabilidade para evitar que seus produtos ou serviços causem quaisquer danos aos usuários, porém, acidentes acontecem e há algumas situações que eram simplesmente imprevisíveis até que acontecem. Nesses casos é essencial contar com ajuda especializada para recuperar a imagem que foi arranhada e a confiança dos consumidores e potenciais consumidores. Cabe a assessoria de imagem ajudar a elaborar um plano de ação para que a companhia assuma as suas responsabilidades e comunique que já resolveu os problemas.

– Reposicionamento da marca

Algumas organizações chegam ao mercado para atender um determinado público, porém, descobrem que estão mal posicionadas de maneira que teriam resultados muito melhores se tentassem vender para outro público. Nesse momento é importante ter uma assessoria de imagem para adequar o discurso publicitário, a programação visual e a forma como a marca se apresenta ao mercado. Os consumidores compram primeiramente a imagem então é necessário estar alinhado com o que esse público deseja consumir para ter sucesso na sua empreitada.

– Melhor relacionamento com o público-alvo

Algumas empresas enfrentam dificuldades no mercado porque não conseguem ter um bom relacionamento com o seu público-alvo, algo que pode ser resultante tanto do posicionamento da marca como de falhas de comunicação. A assessoria de imagem nesses casos ajudará a companhia a entender como ela está sendo vista pelas pessoas de interesse. Encontrando os pontos erráticos de posicionamento é necessário desenvolver um plano de ação que construa um relacionamento mais profícuo.

– Plano de ação comunicativo

A assessoria de imagem poderá auxiliar a companhia a desenvolver um tom de resposta para atender as demandas do público-alvo. Sempre haverá alguém fazendo perguntas ou mesmo reclamando, saber como responder satisfatoriamente e sem causar problemas para a imagem do negócio é fundamental.

– Ter um relacionamento melhor com a imprensa

Embora para muitas organizações a imprensa pareça ser um verdadeiro campo minado é importante ressaltar que sabendo ter um bom relacionamento com os veículos de comunicação se terá uma boa fonte de divulgação gratuita. É interessante que companhias de maior porte tenham um departamento de comunicação interno, contudo, mesmo assim o trabalho de assessoria de imagem pode ser necessário. Há algumas questões que precisam ser moldadas na imagem da organização para torná-la relevante para uma eventual divulgação.

A Relevância da Construção de uma Imagem Sólida

Para quem ainda não se convenceu da importância de contratar uma assessoria de imagem para a sua empresa é importante destacar o quanto pesa ter uma imagem sólida construída. Nenhuma organização está livre de passar por alguma situação complicada ao longo da sua história. O que os gestores podem fazer é ter uma preparação para que os impactos deixados por uma crise sejam os menores possíveis.

Se uma marca tem uma imagem forte no seu segmento dificilmente perderá um número significativo de clientes se for envolvida em alguma crise, obviamente observando as proporções da mesma. A imagem de uma empresa nada mais é do que a forma como as pessoas enxergam a mesma, pense em como você reage quando ouve algo ruim sobre uma pessoa que conhece e admira. A primeira reação é averiguar se o que está sendo dito é verdadeiro e se houve algum tipo de má fé por parte do indivíduo.

O mesmo vale para as organizações, ao receberem uma notícia a respeito de algum possível malfeito, os indivíduos que têm uma boa imagem da marca procurarão se informar. Isso é muito importante num momento em que tanto se fala sobre os impactos devastadores de notícias falsas. Esse processo de construção de imagem corporativa é quase uma ciência precisando do auxílio de profissionais com amplo conhecimento.

Gostou de saber em quais situações pode ser necessário contratar uma assessoria de imagem? Deixe seus comentários abaixo!

 

Saiba mais sobre assessoria de imagem e assuntos relacionados. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!