Quais as vantagens do BYOD?

Quais as vantagens do BYOD?

Você já ouviu falar a respeito de BYOD (bring your own device / traga seu equipamento próprio para o trabalho)? Tornou-se tendência estimular os funcionários a levar seus próprios dispositivos para realizar as atividades de trabalho. Por se tratar de um conceito relativamente novo ainda gera uma série de dúvidas em gestores e profissionais.

Como surgiu o BYOD?

O conceito de BYOD nasceu em paralelo ao crescimento do avanço digital e difusão do uso de dispositivos móveis de acesso à internet. Anteriormente a era digital era impossível imaginar os funcionários levando equipamentos próprios para o escritório haja vista que eram grandes e pesados.

Atualmente, os profissionais podem utilizar aparelhos menores e mais leves como notebooks, tablets e smartphones para realizar as suas tarefas. A mobilidade facilitou esse processo de aumento do uso de aparelhos próprios dos funcionários bem como permitiu que eles tenham acesso a dados da organização mesmo fora dos limites de suas paredes.

Quais são as vantagens do BYOD?

A seguir elaborei uma lista com os principais benefícios de adotar o sistema de BYOD em sua companhia.

– Economia corporativa

Companhias que usam em seu dia a dia softwares que permitem integração com diferentes dispositivos móveis podem aproveitar o BYOD para aumentar a rede de equipamentos contribuindo para a realização assertiva de tarefas. O investimento em equipamentos passa a ser relativamente menor contribuindo para o aumento da economia corporativa.

– Flexibilização da jornada de trabalho

Uma potencial vantagem tanto para funcionários quanto para as organizações, o acesso remoto a softwares e base de dados permite uma relação mais flexível da jornada de trabalho. Os funcionários não precisam estar presentes fisicamente no ambiente corporativo o tempo todo. Isso representa ganho em qualidade de vida para os trabalhadores e economia para as companhias no tocante a estrutura.

– Aumento de produtividade

Sabe quando você tem aquele estranhamento ao manusear o smartphone de outra pessoa? O mesmo pode acontecer em relação aos aparelhos disponíveis no escritório, para alguns colaboradores pode se tornar um verdadeiro martírio ter que realizar as suas tarefas em equipamentos com os quais não tem intimidade. Ao permitir o uso de equipamentos próprios a sua empresa está incentivando o aumento da produtividade.

– Melhora do clima organizacional

A satisfação e a motivação geradas pela possibilidade de usar aparelhos próprios para realizar as suas atividades contribui para a melhoria do ambiente organizacional. Os funcionários passarão a se relacionar melhor entre si.

BYOD tem desvantagens?

Assim como tudo na vida, BYOD, também pode ter algumas desvantagens, listei a seguir os pontos que merecem atenção ao decidir implementar esse conceito.

– Restrições tecnológicas

Uma dificuldade que pode surgir ao implementar BYOD diz respeito a inadequação de alguns aparelhos a determinados softwares. Dependendo da geração do dispositivo móvel do seu funcionário pode ser que ele não se adeque. Algumas companhias, por exemplo, adotam o uso de sistemas de gerenciamento de ponto por smartphone, mas nem todos os aparelhos são adequados para as exigências do aplicativo.

– Distração

O uso de dispositivos móveis próprios no ambiente de trabalho pode ser econômico e produtivo, mas também pode gerar dificuldade de concentração por parte dos funcionários. Os aparelhos de uso pessoal facilitam acesso a redes sociais e afins. O segredo para vencer essa barreira é determinar um conjunto de regras básicas para não perder produtividade.

– Segurança de dados

Essa é certamente a grande desvantagem de adotar o BYOD, pois ao permitir o uso de dispositivos pessoais dos colaboradores a empresa está fragilizando a segurança dos seus dados. Uma forma de tentar contornar essa questão é solicitar ao setor de Tecnologia da Informação (TI) soluções para aumentar a proteção de informações valiosas tornando-as inacessíveis fora do ambiente corporativo ou realizando uma liberação seletiva. Gerenciamento de acesso registrando os últimos a pesquisarem os dados também é interessante.

Como dar início ao processo de implantação do BYOD?

Ao longo deste artigo ficou evidente que existem pontos positivos e negativos em relação ao BYOD, cabe a cada empresa fazer um balanço dos prós e contras para definir se é uma estratégia interessante. Se optar por seguir esse caminho é fundamental ter uma conversa com os seus colaboradores expondo os tópicos mais relevantes e permitindo que eles opinem a respeito.

O mais estratégico é dar início ao uso de equipamentos próprios mais lentamente, aos poucos os colaboradores vão se habituando. Talvez nos primeiros meses alguns funcionários achem desvantajoso para eles levarem seus próprios equipamentos, somente com o tempo terão a dimensão dos benefícios que podem obter. Ressalto que deve ser mantido o respeito pelos colaboradores que não desejarem aderir ao BYOD, cada pessoa tem suas próprias restrições quanto ao uso de dispositivos como notebooks e smartphones para o trabalho.

Gostou de saber o que é BYOD e como pode ser vantajoso ou desvantajoso para a sua empresa? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright:  145537036 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pixsooz