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Empreendedorismo

Entenda a Matriz Swot

Há uma palavra fundamental para todo e qualquer negócio: Planejamento. E é nisso que se encaixa a Swot, ou Matriz Swot. Esse instrumento auxilia na obtenção de dados para estipular e alcançar metas de crescimento, produção, visibilidade e lucros, promovendo um planejamento estratégico da empresa.

A palavra Swot é uma abreviação das palavras, em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), sendo conhecida por alguns no Brasil como FOFA, que seria a sigla já traduzida para a língua portuguesa.

Esse sistema de análise foi elaborado entre as décadas de 1960 e 1970, pelo norte-americano Albert Humphrey durante o desenvolvimento de uma pesquisa na Universidade de Stanford, na qual foram utilizados dados da Fortune 500, uma revista que compõe o ranking das maiores empresas americanas.

Conhecendo melhor a Matriz Swot

 

A análise Swot é uma ferramenta estrutural da administração utilizada para fazer uma análise ambiental, sendo o pilar da gestão e planejamento de uma empresa ou instituição. Por se tratar de um sistema simples, pode ser aplicado para qualquer cenário seja ele a criação de um blog ou o gerenciamento de uma multinacional.

Podemos então, dividi-la em duas etapas: identificação dos pontos fortes e fracos, que se refere ao ambiente interno e a identificação das ameaças e oportunidades, que está ligado ao ambiente externo. Dentro disso, existem alguns objetivos referentes à Matriz Swot. São eles:

  • Efetuar uma síntese das análises externas e internas.
  • Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
  • Preparar opções estratégicas: riscos e problemas a resolver.
  • É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumento das oportunidades, etc.
  • Realizar previsão de vendas em conformidade com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.
  • Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – Quais as deficiências e/ou qualidades dos seus funcionários ou da gestão, avaliação do produto e/ou serviço oferecido, o que faz sua empresa estar ou não à frente do mercado.
  • Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – Observar as oportunidades que existem no mercado (tendências/novidades), chances de conquistar novos clientes, identificar e conhecer quais ameaças a sua empresa está sujeita.

E quais seriam os benefícios de utilizar a Matriz Swot?

As possibilidades proporcionadas pela Análise Swot da empresa são diversas e essenciais, podendo ser usada por qualquer empresa que tenha o intuito de se manter firme na competição do mercado. Esse estudo permite uma clara visualização interna e externa da organização, viabilizando ao gestor otimizar suas atividades tirando proveito das oportunidades, além de estar  protegido e preparado para as ameaças que possam surgir. Portanto, a Matriz Swot confere dessa maneira, mais confiança e segurança para lidar com as eventualidades e desafios que poderão aparecer.

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