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Vendas

Entenda Como o Ticket Médio Vai Melhorar Suas Vendas

Provavelmente você já ouviu que sai bem mais em conta fidelizar os clientes que já compram da sua empresa do que conquistar novos. Seguindo nessa linha de raciocínio é interessante considerar o ticket médio como uma métrica válida para alavancar as suas vendas. Basicamente esse indicativo se refere ao valor médio de compras de cada consumidor no seu empreendimento.

O que é ticket médio?

Como mencionei acima ticket médio é uma métrica utilizada para descobrir qual a média de valor de consumo dos clientes. Para chegar a esse valor há duas possíveis metodologias, a primeira delas é fazer uma análise de cada cliente por período e a outra é fazer o cálculo médio entre todos os consumidores.

Além de conhecer o valor médio de consumo de cada cliente é possível ter acesso a dados como, por exemplo, a quantidade de clientes que a companhia teve num determinado período e o montante gerado pelas vendas. Esse indicativo pode ser usado para potencializar os resultados do departamento comercial da sua organização.

Qual a relevância do ticket médio?

Quanto mais a sua empresa vender para os clientes que já compram dela maior será o seu faturamento e menos despesas com captação de clientes serão geradas. O ticket médio é uma métrica relevante também porque ajuda o setor comercial da companhia a determinar quais as estratégias que estão sendo mais bem sucedidas assim como quais são os vendedores com melhores resultados.

O empreendimento sempre faz algum tipo de investimento para realizar as vendas, mesmo no caso de clientes fidelizados. Seja por meio do disparo de campanhas online, de mensagens enviadas pelo celular ou até mesmo da oferta de descontos há algum trabalho para que o cliente aumente o seu volume de compras. O ticket médio permite compreender o quanto cada estratégia dessas é impactante e se reflete num aumento significativo dos lucros.

Como calcular o ticket médio?

O cálculo do ticket médio é relativamente simples, primeiro é necessário escolher um período para servir de base para a apuração. Vou exemplificar para ser mais fácil de entender, quero saber qual é o ticket médio do mês de abril, para isso farei o seguinte cálculo:

Ticket médio = Total de vendas do mês de abril / Quantidade de vendas realizadas no mês de abril.

Usando a mesma lógica é possível chegar ao ticket médio por cliente e também por vendedor. Um cálculo bem simples que pode oferecer respostas poderosas.

Como o ticket médio pode melhorar as vendas da sua empresa?

Para quem chegou até esse ponto com essa dúvida vou apresentar algumas formas de utilizar essa métrica para alavancar as vendas da sua companhia.

1 – Faça uma análise dos números

O gestor deve observar qual é a história que esse indicativo conta sobre o seu setor de vendas. Por exemplo, imagine que há um vendedor que apresenta ticket médio 50% superior aos colegas. Vale a pena entender o que esse vendedor está fazendo de diferente dos demais para ser mais bem-sucedido de maneira a tornar o setor de vendas como um todo mais eficiente.

Além disso, é importante prestar atenção aos vendedores que apresentam ticket médio baixo, ou seja, que não estão conseguindo vender tanto quanto os demais. Geralmente isso acontece porque esse vendedor não consegue emplacar a venda de todo o mix de produtos. O que dá certo deve ser replicado enquanto que aquilo que falha deve ser eliminado do método de trabalho do setor de vendas.

2 – Cuidado com as variações bruscas de ticket médio

Outro ponto que deve ser analisado com cuidado pelo gestor diz respeito às amplas variações de ticket médio, isto é, aumentos e quedas bruscos de um mês para outro. Questões como sazonalidade e entrada de novos players no mercado devem ser consideradas como potenciais fatores, contudo, também pode ser resultado de uma falha de estratégia de comunicação.

3 – Acompanhamento rotineiro

A rotina de acompanhamento do valor de ticket médio deve ser mantida com o objetivo de entender como os investimentos estão se refletindo em resultados assim como perceber a tempo que uma estratégia que antes era assertiva agora não dá mais resultados. A maneira como os consumidores pensam muda constantemente, uma variável que deve ser levada em consideração o tempo todo.

4 – Mantenha o foco no sucesso do cliente

Vender mais a qualquer custo pode fazer com que a sua companhia se torne menos bem-quista no mercado. O objetivo é fazer com que o cliente compre mais, porém, observando a sua necessidade real. Não se deve criar estratégias de convencimento para compra de produtos e/ou serviços desnecessários para o indivíduo.

Em algum momento ele perceberá que está sendo ludibriado pela comunicação da sua marca e pode até deixar de consumir. Faça um estudo a respeito do histórico de compras dos seus clientes fidelizados para entender quais outros itens do mix poderão funcionar para melhorar a sua rotina.

Gostou de saber como o ticket médio pode aumentar as vendas do seu empreendimento? Deixe seus comentários abaixo! 

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