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Estratégias de Negócio

Estratégia x Tática: O Que Significam Essas Palavras? Como Aplicar em Sua Organização

Embora muitos confundam, estratégia e tática são duas coisas bem diferentes. Por isso, você empreendedor deve entender claramente estas diferenças para que, ao formular um planejamento estratégico de negócios, você saiba escolher as táticas que te ajudarão a atingir seus objetivos.
 
Estratégia refere-se ao caminho para alcançar uma meta. As táticas são as ações realizadas para alcançar essa estratégia. A maioria das empresas lida com cinco tipos de estratégia e táticas usadas para atingir metas específicas, que têm relação com: produtos, preços, marketing, estratégias operacionais e financeiras.
 

Estratégia do Produto

 
A concorrência do mercado exige que sua empresa apresente constantemente novos e melhores produtos e serviços para acompanhar as mudanças na demanda dos consumidores. A Microsoft e a Apple, ambas criadoras de sistemas operacionais de computadores, vêm travando uma batalha tática pela preferências dos consumidores desde que ambas foram criadas.
 
A tática da Microsoft era ser um fabricante de softwares e disponibilizar seu sistema operacional para os fabricantes de computadores para uso em seus produtos. Por sua vez, a tática da Apple era manter seu próprio sistema operacional e fabricar sua própria marca de computadores. Ambas as empresas atingiram seus objetivos estratégicos de crescer para se tornarem líderes na indústria de computação, mas há diferenças significativas entre suas estratégias e táticas.
 

Estratégia de Preços

 
Uma estratégia com preços nem sempre significa empregar táticas de preço baixo para se destacar no mercado, mesmo que essa seja a mais comum. Algumas empresas mantêm os preços altos como uma tática, a fim de reforçar a ideia que muitos consumidores têm de que preços elevados são sinônimos de maior qualidade.
 
Outras empresas usam táticas de preço baixo, oferecendo grandes descontos e oportunidades especiais, que podem incluir o parcelamento da compra em várias prestações e com um prazo maior para começar a pagar. Esse tipo de tática é bastante comum em lojas mais populares, voltadas para as classes B e C.
 

Estratégia de Marketing

 
A estratégia de marketing visa atingir consumidores específicos com mensagens que provavelmente chamarão a atenção de segmentos em particular. Trata-se do uso de táticas de publicidade criadas para dominar determinados setores do mercado.
 
Microsoft e Apple são, mais uma vez, exemplos de estratégias e táticas de marketing. A Microsoft dominou o mercado de softwares para criação de textos, planilhas, banco de dados e e-mail, tornando-se indispensável para suprir as necessidades das empresas. Enquanto isso, a Apple dominou o mercado do design tecnológico, o que também deu aos produtos da marca uma excelente reputação entre as pessoas que trabalham nessa área. Assim, ambas empresas conquistaram fatias diferentes do mercado.
 

Estratégia Operacional

 
A estratégia operacional de reduzir os custos para obter maior lucro inclui a redução dos custos para o funcionamento da empresa. Nesse caso é necessário criar um planejamento tático identificando todos os custos, a fim de reduzi-los.
 
Alguns exemplos: buscar um ponto comercial com aluguel mais barato, fazer uso de soluções, como os tetos solares, para redução de custos de energia, investir em aparelhos mais modernos e que consomem menos energia, terceirizar a mão de obra, etc.
 

Estratégia Financeira

 
Para que uma empresa cresça, é importante investir nela e isso pode exigir um capital que você não tem naquele momento. É nesse momento que a estratégia financeira entra em cena. Você precisará lançar mão de táticas para alcançar a quantia suficiente para colocar seu plano em prática, isso pode incluir empréstimos, busca por investidores ou mesmo sócios.
 

Exemplos de Tática e Estratégia

 
Para deixar ainda mais claras as definições de tática e estratégia, confira os exemplos a seguir e saiba diferenciá-las:
 
1 – A estratégia é mais concreta e de longo prazo, enquanto as táticas podem mudar com base no sucesso. Se a sua estratégia de marketing é melhorar a influência e desempenho da empresa nas mídias sociais, então suas táticas podem determinar qual é a mídia ideal para o seu negócio e quais tipos de postagens são mais bem aceitas pelo seu público.
 
2 – Estratégia e táticas trabalham juntas como dois meios para se chegar a um determinado objetivo. Se sua estratégia é escalar uma montanha, uma parte importante é decidir por qual lado da montanha você deve subir. Suas táticas seriam os acessórios de escalada que você compraria; quem você levaria; seu plano de viagem; quanto tempo gastaria para chegar lá e assim por diante.
 
3 – Estratégia e tática devem estar sempre alinhadas. Você pode estar realmente empolgado com um projeto específico (ou seja, uma tática), mas deve analisar se é algo que vale a pena e se ele está de acordo com sua estratégia em longo prazo.
Como se pode ver, as táticas fazem parte das etapas do planejamento estratégico e são fundamentais para que os objetivos de uma empresa sejam alcançados. Além disso, embora estejam próximas, são duas coisas diferentes e não devem ser confundidas.
 
Seja apenas para um departamento ou para toda a empresa, para um negócio de grande ou pequeno porte, definir estratégias e táticas é essencial. É fundamental que você defina em qual patamar quer chegar (estratégia) para, então, encontrar os caminhos que precisa percorrer (táticas).
 
Desenvolva uma estratégia para alcançar seus objetivos e esteja pronto para mudá-la quando o mercado ou as circunstâncias exigirem. Desenvolva táticas flexíveis que irão te ajudar a colocar suas ações em prática.
 
Agora que você sabe mais sobre estratégia e tática, aproveite e deixe seu comentário abaixo sobre o tema e, se não for pedir muito, compartilhe o artigo em suas redes sociais!

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