Você aceita cartão de Crédito?

Você aceita cartão de Crédito?

Quem tem uma empresa de varejo precisa tomar uma decisão importante, que é aceitar ou não pagamentos com cartão de crédito. Se para o cliente é bastante simples pagar usando a maquininha de cartão, para o dono a situação é um pouco mais complicada, pois ele paga taxas sobre toda a venda feita com essa forma de pagamento.
 
Entretanto, mesmo com taxas, aceitar cartão de crédito tem vários pontos positivos. Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre o assunto.
 

Vantagens de Aceitar Cartão de Crédito

 
Atualmente, mais de 60% dos consumidores paga suas contas utilizando o cartão de crédito ou débito. Esse é um dos primeiros motivos que leva os comerciantes a aceitarem esse meio de pagamento. Aceitar apenas dinheiro pode fazer com que você perca uma boa parcela de clientes.
 
Outras vantagens do cartão de crédito incluem:
 

O Fim do Calote

 
Ao aceitar pagamentos com cartão, você não corre mais o risco de levar calote, o que é bastante comum em sistemas de crediário. A inadimplência, além de trazer prejuízo, gera gastos, pois você precisa arcar com os custos de ter um funcionário para fazer cobranças, enviar cartas, enfim, entrar em contato e gerenciar as contas inadimplentes.
 
Então, com o cartão, sua relação com o cliente acaba no ato do pagamento, pois ele efetuará o pagamento no boleto da fatura e você receberá os valores da instituição financeira.
 

Oferecer Pagamento Facilitado

 
Dependendo do ramo de atuação do seu estabelecimento, pode haver a necessidade de os clientes parcelarem suas compras. Com o cartão de crédito você poderá proporcionar essa facilidade sem correr nenhum tipo de risco.
 

Sem Problemas Com Troco

 
Não é sempre que se tem dinheiro trocado no caixa para devolver para os clientes. Se você não quer ter que correr até o comércio ao lado para tentar trocar uma nota mais alta ou ter que deixar um valor em haver com o cliente, comece a aceitar o cartão como forma de pagamento. Assim o valor pago é exatamente o que é devido e não há mais problemas com troco.
 

Maior Segurança no Estabelecimento

 
Muitas pessoas acabam preferindo sair apenas com o cartão na bolsa por uma questão de segurança, pois em caso de roubo basta realizar o cancelamento junto a instituição financeira. Ao aceita-lo, você passa a ter essa segurança também. Como o volume de pagamentos com cartão é maior do que o com dinheiro, seu caixa não ficará cheio e, caso um roubo aconteça, o prejuízo será menor.
 

Fluxo de Caixa Mais Organizado

 
Com o cartão de crédito você sabe exatamente quanto e quando o dinheiro irá entrar, basta acessar o sistema da operadora financeira. Com as datas e os valores em mãos você conseguirá manter o fluxo de caixa da empresa muito mais organizado.
 
Muitas pessoas costumam pagar utilizando o débito, nesse caso a taxa a ser paga é menor e você pode receber o valor em um prazo bem mais curto, de apenas um ou dois dias úteis.
 

Ampliação das Vendas

 
Ao colocar uma placa com a mensagem aceitamos cartão de crédito você tem a possibilidade de aumentar suas vendas significativamente. Como dissemos, as vendas feitas com cartão cresceram muito nos últimos anos e já existem pessoas que sequer andam com dinheiro na carteira. Então essa é uma oportunidade de conquistar esse tipo de consumidor.
 
Em estabelecimentos de serviços, como salões de beleza, por exemplo, ao oferecer essa forma de pagamento você dá espaço para que os clientes façam muito mais tratamentos do que faziam se fossem pagar tudo à vista.
 

Benefícios Oferecidos Pelas Operadoras de Cartões

 
As empresas operadoras de cartões oferecem uma série de benefícios para os estabelecimentos, como programa de pontos que podem ser trocados por prêmios. Além disso, há a possibilidade de oferecer aos clientes o serviço de recarga de cartão utilizando a mesma máquina. Isso pode se tornar mais um chamariz para o seu negócio.
 

As Taxas do Cartão de Crédito Para as Empresas

 
Depois de saber sobre os benefícios, é hora de saber o custo que essas vantagens poderão ter para o seu negócio.
As taxas variam, mas pegando como base uma das empresas mais conhecidas, os custos serão:
 
• Pagamento no Débito: 2%
 
• Crédito à Vista: 2,5%
 
• Crédito Parcelado: 3,25% (de 1 a 3 parcelas) / 3,50% (de 4 a 6 parcelas) / 4,00% (de 7 a 12 parcelas)
O proprietário paga a porcentagem em questão sobre o valor de toda a venda realizada em cada tipo de pagamento.
Além desses valores, há a taxa de assinatura mensal da máquina, que varia se é um aparelho com ou sem fio.
Prazos de Recebimento dos Pagamentos
 
Ainda tendo como base a mesma empresa financeira, os prazos para recebimento dos pagamentos são:
 
• Pagamento no Débito: 1 dia útil
 
• Crédito à Vista: Em até 31 dias
 
• Crédito Parcelado: A primeira parcela em 31 dias e o restante a cada 30 dias
 

A Hora de Comparar as Vantagens Com as Taxas

 
Agora que você já conhece quais são os bônus e o ônus de aceitar cartão de crédito como forma de pagamento, é hora de comparar os dois e ver qual trará mais benefícios para o seu estabelecimento.
 
De uma forma geral, aceitar cartão de crédito é uma ótima opção e, mesmo com as taxas, é bastante viável.
 
Entretanto, tudo depende do seu tipo de negócio e da necessidade que você tem sentido dos seus clientes atuais.