Saiba como usar o Adiantamento Salarial com sabedoria

Saiba como usar o Adiantamento Salarial com sabedoria

Para algumas pessoas o adiantamento salarial é essencial para manter a vida financeira em dia com o pagamento de contas que aparecem em momentos inesperados, porém, para alguns trabalhadores pode ser uma oportunidade de investir potencializando os seus rendimentos. Se a empresa em que você trabalha oferece adiantamentos e você não precisa dispor desse valor para pagar contas pode considerar colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor.

O que é adiantamento salarial?

Algumas companhias oferecem os chamados ‘vales’, concessão de parte do salário antes do dia oficial de pagamento para seus colaboradores. Ressalto que o adiantamento não é uma exigência legal, por não estar mencionado no texto da CLT é opcional para as empresas podendo ser estabelecido por acordos e convenções sindicais.

Também não existe uma regra sobre o percentual do salário que deve ser adiantado, geralmente as organizações oferecem vale de 40%. Novamente menciono que pode existir um acordo sindical para a concessão de um percentual mínimo específico, nesse caso é necessário cumprir a regra. Adiantamento também são passíveis de descontos porque constituem uma parte do salário.

Os colaboradores podem decidir por não receber adiantamentos de maneira a ter o salário integral na data oficial de pagamento. A dica para trabalhadores que não precisam dispor de parte do salário antecipadamente é estudar a possibilidade de investir esses valores.

Confira 5 dicas de como investir o adiantamento salarial

Você fica tentado a aceitar o adiantamento salarial, mas não sabe de que maneira utilizar esse dinheiro com sabedoria? Continue lendo e confira as 5 dicas que apresentarei abaixo de bons investimentos.

1 – Quite dívidas parceladas

Antes de partir para investimentos propriamente ditos é interessante analisar a sua vida financeira em médio e longo prazo. Se, por exemplo, você fez uma compra parcelada num cartão de crédito ou crediário observe se tem como pagar mais de uma parcela por mês com o adiantamento. Simplesmente antecipar os pagamentos já é uma boa opção para quem deseja economizar seu suado dinheiro, pois isso ajuda a conquistar descontos.

Verifique junto à empresa com a qual você tem o parcelamento quais são as alternativas para quitar antes o valor total e conseguir abatimento da dívida. Se possível evite fazer compras parceladas, elas acabam comprometendo o seu crédito e ainda acarretam em juros.

2 – Guarde na poupança

Um investimento seguro e ideal até para quem é leigo em economês, tudo o que você precisa fazer é não ceder à tentação de gastar o vale e depositá-lo ou transferi-lo para sua conta poupança. Esse é um segundo passo para quem está organizando as finanças, o primeiro consiste em quitar as suas dívidas, somente sem pendências se torna possível guardar para o futuro.

Ter um objetivo para o dinheiro que está sendo poupado é uma forma de tornar mais profícua sua economia. Se você pensa que está economizando para conquistar uma realização não fica frustrado por deixar de gastar em itens supérfluos. A poupança pode ser tanto para objetivos mais diretos como fazer uma viagem dos sonhos como para objetivos de médio e longo prazo como comprar uma casa.

3 – Previdência privada

Investir o valor do adiantamento salarial numa previdência privada pode ser uma forma prática de assegurar um futuro mais tranquilo no tocante às finanças. É possível consultar seu banco a respeito do seu sistema previdenciário, isso facilita por permitir débito automático em conta.

Basicamente a previdência privada consiste em investir um valor mensal para um fundo a que se terá acesso quando chegar o momento de descansar. Muitos trabalhadores veem a previdência privada com uma garantia de mais conforto e a oportunidade de viver experiências especiais como viajar, por exemplo.

4 – Título de capitalização

Os bancos também oferecem como alternativa de investimento os títulos de capitalização em que o contratante determina um valor mensal a ser pago criando um tipo de poupança com a diferença de ser um pouco mais difícil para sacar. É uma boa opção para quem já tentou economizar na poupança sem sucesso por fazer retiradas.

Esses títulos têm um período de duração, saques antecipados acarretam em perda de parte do que está sendo economizado. Se aguardar até o final do período o investidor recebe o que investiu mais a correção monetária.

5 – Tesouro direto

Para quem ainda não conhece Tesouro Direto é um programa criado para tornar mais fácil a compra e a venda de títulos públicos federais. Investir em tesouro direto é bem mais simples e acessível do que se pode imaginar, o primeiro aporte não precisa ser tão significativo, pode ser inclusive o adiantamento que você pegou no trabalho.

Oferece boa rentabilidade e se caracteriza por ter pouco risco para o investidor sendo uma das modalidades favoritas de quem está começando a investir agora.

Gostou dessas dicas de como investir o seu adiantamento salarial? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Copyright: 1035443560 – https://www.shutterstock.com/pt/g/PedroNevesDesign